Músicas para salvar a sua vida; 'The Needle and the Damage Done', Neil Young (1972)



Músicas para salvar a sua vida; 'The Needle and the Damage Done', Neil Young (1972)

Faixa nove do álbum 'Harvest', de 1972.

Escrita por Neil Young e produzida por Neil Young, Elliot Mazer, Henry Lewy e Jack Nietzche.

A triste canção 'The Needle and the Damage Done relaciona claramente o conto trágico do amigo de Neil Young e colega de sua banda de apoio Crazy Horse, Daniel Ray Whitten, que estava no auge do seu vício em heroína na época. Gravado ao vivo em uma  apresnetação no Royce Hall da UCLA em 1971 e incluído no álbum 'Harvest', de 1972,  esta faixa é caracteristicamente pessoal, em especial, na linha "Eu cheguei a cidade e perdi minha banda.", referência clara ao fato de Young ter tido que demitir Whitten durante as sessões para o álbum 'After the Gold Rush', de 1970,  por causa do abuso de drogas que estava atrapalhando as gravações. 


Infelizmente, ele nunca foi capaz de escapar de seus demônios. Mesmo com uma segunda chance dada por Young para a turnê do álbum de 1972, ele não conseguia largar o vício em heróina e era totalmente incapaz de conviver com o resto da banda. E em 18 de novembro, daquele ano, ele acabou por ser novamente demitido, enquanto um eputecido Young deu-lhe 50 dólares e uma passagem de avião de volta para Los Angeles. Mais tarde naquela noite, Whitten morreu de overdose devido  uma mistura fatal de Valium e álcool, que ele vinha usando para combater os sintomas deixados pela heroína.

O então jovem Neil sentiu uma grande dose de responsabilidade pessoal por anos. No encarte da compilação 'Decade', lançada mais tarde, ele comentou "Eu não sou um pregador, mas as drogas mataram um monte de grandes homens."



A letra;
I caught you knockin' at my cellar doorI love you, baby, can I have some more?Ooh, ooh, the damage doneI hit the city and I lost my bandI watched the needle take another manGone, gone, the damage doneI sing the song because I love the manI know that some of you don't understandMilk-blood to keep from running outI've seen the needle and the damage doneA little part of it in everyoneBut every junkie's like a settin' sun









Curiosidade; Eddie Vedder, sabidamente, é um dos maiores admiradores de Neil Young, a quem costuma chamar de 'Tio'. Ele e o Pearl Jam costumam tocar inúmeras versões durante as turnês da banda, e uma das mais celebradas versões de Young que fizeram foi para essa faixa. Confira o vídeo.



Mais informações;


E no blog...;

This entry was posted on 8 de abr de 2015 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply