Discoteca Básica; 'Younger Than Yesterday', The Byrds (1967)


Discoteca Básica; 'Younger Than Yesterday', The Byrds (1967)

Tentar apontar o melhor grupo do rock ianque dos anos 60 poderia nos levar a uma infindável discussão. Mas, se em vez disto tivéssemos de eleger o mais influente, The Byrds certamente seria um nome de consenso, graças a seu relevante papel na moldagem de boa parte das grandes bandas surgidas nos anos seguintes.

A eclosão dos Beatles e a repercussão do rock inglês nos EUA acabaram dando ao rhyhm'n'blues - então em franca decadência - um novo alento, levando dezenas de jovens músicos a abandonarem a majoritária cena folk. Foi o que ocorreu também com os futuros membros dos Byrds, na ocasião dispersos em vários grupo acústicos: Jim (aliás, Roger) McGuinn nos Limelighters, Gene Clark nos News Christy Minstrels, Chris Hillman nos Hilmen e David Crosby nos Lex Baxter Balladeers. 

Assim, McGuinn, Clark e Crosby formaram o Jet Set em Los Angeles, que, com a entrada de Hillman no baixo e Michael Clarke (um velho amigo de Crosby) na bateria, originou os Beefeater. McGuinn descreveu o som deste embrião como uma síntese de Dylan e Beatles, algo que se comprova pelos tapes mais tarde reunidos no LP Preflyte. Já como The Byrds, um remake de Dylan - "Mr. Tambourine Man" - os levou ao topo das paradas dos dois lados do Atlântico. Ao misturar dois itens, até então tão imiscíveis quanto óleo, esta gravação foi a irrefutável gênese do folk-rock. 

The Byrds foi considerado um grupo de singles até 1966, quando tornou-se precursor do som ácido californiano. Esta nova fase pautou-se perlo abandono da primazia folk (Gene Clark, autor principal nos álbuns "Mr. Tambourine Man" e "Turn! Turn!", os deixou aí) em favor de trucagens eletrônicas e outras inovações como a introdução da cítara no rock e o primeiro light-show de que se tem notícia (no Village Gate, em Nova York).

Apesar da aparente bizarria, tal momento catalisou três Lps que capturaram os Byrds no auge da criatividade: "Fifth Dimension" (1966), "Younger Than Yesterday" (1967) e "Notorious Byrd Brothers" (1968). Destes, o segundo foi o mais bem-sucedido, não só pela maturação de Crosby e Hillman como compositores, mas também por elevar as harmonias vocais, o padrão "Rickernbacker Doze Cordas" (especialmente através de McGuinn) e o requinte instrumental do grupo como um todo, em nível jamais igualado. Ofuscado pelo lançamento de "Sgt. Pepper's..." e com os Byrds passando por um período de baixa popularidade e rusgas internas, "Younger Than Yesterday" acabou se tornando um dos mais subestimados discos da história do rock. 

A amargura com este estado de coisas surge logo na faixa "So You Want to Be rock'n'roll Star" que, com frases como "venda sua alma para a companhia", tornou-se uma cáustica exceção em meio às "boas vibrações" da nascente "hippilândia". Levando ao máximo o uso da eletrônica apenas insinuado no LP "Fifth Dimension", a faixa "CTA 102", por sua vez. era uma curiosa homenagem de McGuinn aos quasars. Também a fixação com os Beatles se resolveria aí, num par de baladas de Hillman, "Have You Evewr Seen Her Face?" e "Time Between", enquanto Crosby criaria épicos barrocos em "Renaissance Fair" e "Everybody's Been Burned", além da surpreendente tecnologia de "Mind Gardens". Num clássico destes, Dylan não poderia faltar e "My Back Pages" foi uma das mais sensíveis releituras feitas pelo grupo. 

Os Byrds nunca soaram tão coesos como em "Yonger Than Yesterday" e, ainda que suas produções seguintes tivessem sido apenas medianas, seu legado já estava consolidado de forma seminal no rock das duas décadas seguintes.


Arthur G. Couto Duarte (Revista Bizz
Edição 51, Outubro de 1989) 

Tracklist;

01 So You Want to Be a Rock 'n' Roll Star
02 Have You Seen Her Face
03 C.T.A.-102
04 Renaissance Fair
05 Time Between
06 Everybody's Been Burned
07 Thoughts and Words
08 Mind Gardens
09 My Back Pages
10 The Girl with No Name
11 Why



Mais informações;

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)