Discoteca Básica; 'Greatest Hits', Al Green (1975)


Discoteca Básica; 'Greatest Hits', Al Green (1975)


A cidade de Memphis, no Tennessee, é um ponto crucial na história do blues, rock'n'roll e, posteriormente, do soul. Desde a chegada de bluesmen como B.B.King e Howlin Wolf no final dos anos 40, passando pela lendária gravadora Sun - fundada em 52 pelo DJ Sam Phillips, na qual se revelaram Elvis Presley, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis - até o conglomerado Stax/Volt, panteão sagrado do soul nos anos 60 (Booker T. And The MG's, Otis Redding, Sam And Dave, Wilson Pickett etc.), a cena local sempre foi de uma riqueza impressionante.
Esta tradição continuaria durante a década de 70 com a gravadora Hi, criada em 56 pelo empresário Joe Cuoghi, no rastro do sucesso da Sun. De início dedicada apenas a números instrumentais a companhia firmou-se realmente na primeira metade dos anos 60, com os primeiros hits. Mas a ascensão definitiva da Hi viria com a integração do trompetista Willie Mitchell ao seu cast.
Figura-chave no álbum musical de Memphis, Mitchell cultivava excelente reputação no circuito de blues e jazz, tanto por seu talento de instrumentista e band leader, como enquanto compositor, arranjador e produtor. Em pouco tempo, ele se firmou como o segundo homem da Hi, influindo diretamente na mudança das diretrizes musicais da gravadora - que passou a trabalhar também com vocalistas como O.V.Wright, Bobby Bland e Ann Peebles. Porém, Mitchell ainda não tinha encontrado "sua voz".


Ela surgiu casualmente em fins de 68, quando sua banda se apresentava em Midland, Texas. O show de abertura cabia a um tal de Albert Greene, cantor semi-obscuro de formação gospel - como a de seu ídolo, Sam Cooke - que tinha conseguido apenas um modesto hit ("Back Up Train"). Fascinado pelo timbre vocal do rapaz, Mitchell imediatamente convidou-o para ir a Memphis, prometendo "transformá-lo num astro em dezoito meses". 

Um ano e meio depois, provou-se que Mitchell tinha razão. O cantor - já como Al Green - emplacava seu primeiro hit: uma releitura de "I Can't Get Next To You", dos Temptations. Seu lançamento, em julho de 70, coincidiu com a morte de Cuoghi, que fez com que Mitchell assumisse plenamente a Hi.
Era o início de uma nova era do soul: sob seu comando, ele reuniu uma poderosa seção rítmica, mesclada com arranjos de metais e cordas que ora apareciam em delicadas intervenções, ora conduziam os riffs "forrando" a melodia. Ë frente desta perfeita cama musical, a voz de Green deslizava entre o sussurro e a suavidade extrema, até os falsetes mais rasgados. Com esta combinação, a dupla Green/Mitchell - com eventuais colaborações do baterista Al Jackson (ex-MG's) - lapidou jóias do quilate da ultraclássica "Let's Stay Together", "I'm Still In Love With You", "Call Me (Come Back Home)" e outras presentes nesta compilação do período áureo de sua carreira (70/75).
Nos anos seguintes, uma série de dramas pessoais e crises de consciência - que inclusive puseram fim à parceria com Mitchell - fizeram com que Green se afastasse gradualmente do star system e se reconciliasse com suas convicções religiosas, tornando-se pastor em 76 e adentrando os anos 80 gravando hinos de fé.
Como derradeiro legado de sua "fase profana", ficou apenas mais um LP absolutamente brilhante - "The Belle Album", de 77 - e a certeza de que sua voz imprimiu marcas inauditas na música pop, celebrando a sacralização do amor via apelo sexual. God bless you, Al... 


Celso Pucci (Revista Bizz, Edição 69, Abril de 1991) 

Tracklist;

01. Tired of Being Alone
02. Call Me (Come Back Home)
03. I'm Still in Love With You
04. Here I Am (Come and Take Me)
05. Love and Happiness
06. Let's Stay Together
07. I Can't Get Next to You
08. You Ought to Be With Me
09. Look What You Done for Me
10. Let's Get Married
11. Livin' for You
12. Sha La La (Make Me Happy)
13. L-O-V-E (Love)
14. Full of Fire
15. Belle



Mais informações;

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)