Discoteca Básica; 'The 25th Anniversary Album', Eddie Cochran (1985)



Discoteca Básica; 'The 25th Anniversary Album', Eddie Cochran (1985)

Um acidente de automóvel fixou a idade com que Eddie Cochran seria lembrado: 21 anos. Sempre jovem, com topete de brilhantina e guitarra em punho - o rocker clássico! Sua rebeldia começou aos 16 anos, quando abandonou a escola e caiu na estrada do rock'n'roll (com Hank Cochran, que não era seu parente, apesar do duo se chamar The Cochran Brothers). Aos 17 anos descobriu Elvis Presley (então em começo de carreira) e o rockabilly. Atropelou-se rumo a Memphis, tentou gravar na legendária Sun Records... Mas só conseguiu sua primeira sessão solo um ano depois (setembro de 1956) no pequeno selo Crest. O resto da lenda está registrada em vinil...

Como a maioria dos desbravadores, a carreira de Eddie Cochran é melhor abastecida de compactos do que de LPs originais. Não faltam, contudo, compilações. O presente álbum (duplo), além de trazer as faixas fundamentais, inclui takes alternativos, versões inéditas e duas raras gravações em estéreo. Foi lançado 25 anos após sua morte. É colocá-lo na eletrola e descabelar o topete! Seus hits se encarregam de afastar as cadeiras da sala. Especialmente "CÕmon Everybody", "Somethin' Else" (regravada pelos Sex Pistols) e o smash "Summertime Blues", hino atemporal às frustrações adolescentes, reinterpretado através das décadas por ex-mods como Who e novos rockers como Brian Setzer - o próprio Cochran no filme La Bamba. Apesar disso, costumavam causar mais furor na Inglaterra - onde eram cult - do que nos Estados Unidos. 


Sua velha guitarra carmim é sagrada - vide o instrumental "Eddie's Blues" e o incendiário billy "Teenage Cutie". Mas, além de exímio músico, rápido o suficiente para transformar três acordes em um milhão, Eddie dominava as técnicas de estúdio como ninguém em seu tempo. Gostava de experimentar com a voz e reverberação. E foi um dos pioneiros na utilização de overdubs na gravação de guitarras. Como seu amigo Buddy Holly, Eddie cultivava uma carreira múltipla de artista, compositor, produtor e arranjador.
Neste álbum ainda é possível acompanhar seu gosto por música negra, através de covers dos rhythm'n'blues "Little Lou" de Eddie Daniels e "Long Tall Sally" de Little Richards, sem esquecer o híbrido de Sleepy Joe Estes e Kokomo Arnold (também gravado por Elvis) "Milk Cow Blues" e o spiritual de Ray Charles "Hallelujah, I Lover Her So". Eddie, por sinal, tinha verdadeira paixão por doo-wop (vide "Cherished Memories"). Sua primeira gravação para a Crest, notadamente, foi um suporte vocal doo-wop para o cantor Jack Lewis.

Ele também interpretava baladas (como "I Remember" e "Love Again") no estilo dos Everly Brothers e Buddy Holly. Mais do que isso, não lhe faltava sequer a dose cinematográfica de romance na veia criativa. No melhor estilo boy meets girl, sua parceira de composições favorita, Sharon Sheeley - com quem escreveu "Somethin' Else" e "Think of Me", entre outras -, era também sua namorada!

Nenhuma de suas facetas, entretanto, sobreviveu melhor ao acidente fatal de junho de 1960, na Inglaterra, do que a do rocker ensandecido, imagem celebrizada no filme "The Girl Can't Help It" (sua primeira e mais marcante passagem cinematográfica), interpretando "Twenty Flight Rock".

Eduard Ray Cochrane nunca conheceu a fama devastadora que transformou seus companheiros em astros da noite para o dia. Mas, acima deles, foi quem se transformou em ícone, em estilo para muitas gerações. Nada expressa isso com mais propriedade do que sua própria música: "Se alguém lhes perguntar quem cantava esta canção, digam que era um batedor de guitarra de Oklahoma City metido num par de jeans" - a letra de "Boll Weevil Song"... 


Marcel Plasse (Revista Bizz, Edição 29,Dezembro de 1987) 

Tracklist;

Side 1: 

01 Summertime Blues 
02 Teresa 
03 Weekend 
04 Teenage Cutie 
05 Never 
06 Completely Sweet 
07 Sitting In The Balcony 
08 Think Of Me 


Side 2: 

01 Hallelujah, I Love Her So 
02 Am I Blue 
03 My Love To Remember 
04 Three Steps To Heaven 
05 Eddies Blues 
06 Little Lou 
07 Cut Across Shorty 
08 Long Tall Sally 


Side 3: 

01 Cmon Everybody 
02 Mean When Im Mad 
03 Pretty Girl 
04 Rock n Roll Blues 
05 Milk Cow Blues 
06 Boll Weevil Song 
07 Something Else 
08 Teenage Heaven 


Side 4: 

01 Twenty Flight Rock 
02 Love Again 
03 Jeannie, Jeannie, Jeannie 
04 Cherished Memories 
05 Little Angel 
06 Sweetie Pie 
07 My Way 
08 I Remember 




Mais informações;

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST MP3 Download)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)