Música + Cinema; 'Whiplash - Em busca da perfeição' (2014), de Damian Chazelle (Torrent Download + OST)



Música + Cinema; 'Whiplash - Em busca da perfeição' (2014), de Damian Chazelle (Torrent Download + OST)

À primeira vista, esta produção norte-americana independente, que chamou atenção de plateias, ganhou prêmios e logo depois foi distribuída mundialmente, aparenta ser a biografia de um renomado músico de jazz, quando na verdade tem apenas tais influências. Originalmente idealizado como longa-metragem, concebido pelo jovem diretor e roteirista Damien Chazelle, “Whiplash – Em Busca da Perfeição” acabou se tornando um curta promocional, que tinha basicamente o intuito de levantar a invenção principal. Não demorou muito para acontecer, com um modesto orçamento, grande empenho e cerca de vinte dias de filmagens, meses depois a película já estreava em festivais.
O bom ator Miles Teller dá vida ao solitário Andrew, um garoto reprimido de olhar triste que pouco se expressa, mas também é fã de Buddy Rich, toca bateria numa banda de jazz em sua cidade e sonha se tornar um grande astro da música. Tal objetivo parece mais próximo quando o renomado e implacável maestro Terence Fletcher (J. K. Simmons) ver nele potencial e chama-o para fazer parte da orquestra principal do conservatório mais cultuado dos Estados Unidos. No entanto, pelo impiedoso e abusivo jeito de ensino do regente, o rapaz transforma sua paixão em obsessão e começa a desenvolver graves problemas neurológicos, afetando completamente sua saúde mental e até física.
Este plot poderia facilmente ser ligado a algum trabalho de Darren Aronofsky, pela personalidade obsessiva que busca constantemente a perfeição, porém o filme não se concentra somente nesse quesito – apesar de explorá-lo muito bem, obrigado. Apaixonado pelo estilo, quando em seu primeiro filme, “Guy and Madeline on a Park Bench” (2009), já falava sobre a mídia, Damien Chazelle demonstra atenção no tema e nunca deixa a música como plano de fundo. Aliás, muitos diálogos falados são substituídos por expressões e gestos extraídos dos músicos quando estão tocando. A trilha sonora assinada por Justin Hurwitz é o esqueleto de toda narrativa, pois não só embala e empolga com canções fenomenais, como também dá o tom a vários momentos do conto. Detêm de um excepcional desenho de som.

Contudo, no que se refere às ferramentas fílmicas mais técnicas, a direção de Chazelle foi o tópico que mais me chamou atenção. O cineasta consegue a façanha de emitir através de imagens a elegância necessária do jazz e possuir trucagens frenéticas que deixa o espectador sem fôlego. É hábil por filmar de maneira atípica a orquestra em execução, sempre calcado em inúmeros planos detalhes, e sabe utilizar
closes para mostrar momentos mais tensos. A cena final chega a ser claustrofóbica de tão pulsante. A montagem de Tom Cross também é fundamental por tornar essa energia orgânica e criar raccordsinspiradores. Sharone Meir dá o retoque final e com suas paletas de cores intensas confere tonalidades estéticas mais clássicas.
Outro ponto importantíssimo em “Whiplash – Em Busca da Perfeição” é o casting, o longa é recheado de grandes atuações. O veterano J. K. Simmons, que havia participado do curta original, entrega aqui, provavelmente, o grande papel da sua carreira, interpretando um homem duro que respira a arte, mas pouco abre espaço para sentimentalismos, expressa-os somente quando quer algo dos alunos. E ao primeiro esboço de um deslize, sua reação muda instantaneamente e um monstro surge. O ator se entrega por inteiro e deve faturar inúmeros prêmios. Miles Teller não fica atrás e aparece como a figura mais humana da trama. Seu personagem que mal articula reações, com o tempo explode e transmite uma veracidade impressionante. Sua relação com a garota Nicole, interpretada pela linda Melissa Benoist, é deveras destruidora.
Surpreendendo por estar entre os principais candidatos ao Oscar – não por sua inquestionável qualidade, mas pela pegada incomum -, este petardo de Damien Chazelle aparece como o primeiro diamante do ano e abre com maestria o circuito cinematográfico brasileiro. É um filme poderoso, chocante e sufocante, de direção primorosa e trilha sonora matadora, que deixa o público ligado do início ao fim, possuindo ainda momentos tocantes. Uma obra simplesmente imperdível.
O Trailer;

Download;

Áudio: Inglês

Legenda: Português
Qualidade: BDrip
Tamanho: 368MB / 5.68GB
Formato: RMVB/MKV

RMVB Legendado; Rockfile – Uploaded - Uploadable – Torrent

HD 720P + Legenda; Torrent – Legenda



A Trilha;

Tracklist;

01. 00:00 - Snare Liftoff

02. 00:43 - Overture
03. 04:02 - Too Hip To Retire
04. 07:07 - Whiplash
05. 09:02 - Fletcher's Song In Club
06. 10:30 - Caravan
07. 19:45 - What_s Your Name
08. 21:15 - Practicing
09. 22:59 - Invited
10. 23:53 - Call From Dad
11. 24:34 - Accident
12. 29:55 - Hug From Dad
13. 31:10 - Drum & Drone
14. 32:44 - Carnegie
15. 33:21 - Ryan Breakup
16. 33:52 - Drum Battle
17. 36:02 - Dismissed
18. 38:48 - Good Job
19. 40:17 - Intoit
20. 43:37 - No Two Words
21. 45:18 - When I Wake
22. 49:09 - Casey's Song
23. 51:06 - Upswingin'
24. 53:18 - First Nassau Band Rehearsal




Mais informações;

This entry was posted on 25 de fev de 2015 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply