Favoritos da Casa; Echo & The Bunnymen (Liverpool, Inglaterra)


Favoritos da Casa; Echo & The Bunnymen (Liverpool, Inglaterra)
'Eco e os Homens-Coelho'

Sem explicação.

'Estúpido como alguns outros sugeridos por um amigo nosso' como atestou o guitarrista Will Sargent.

O Echo & The Bunnymen (o 'clássico', á saber, foi; além de Sargent é; Ian McCulloch nos vocais, Pete de Freitas, na bateria e Les Pattison no baixo )é uma das mais importantes bandas surgidas nos 80. Sob a influência de David Bowie, Velvet Underground e The Doors, filtravam o Blues rock e o psicodelismo através do Punk Inglês.


Ian McCulloch, vocalista, letrista e 'polemizador' da banda, era uma espécie de precursor dos irmãos Gallagher nos bons tempos do Oasis; Ganhou o apelido de 'Mac The Mouth' ('Mac a Boca') pelas polêmicas declarações, seguindos os passos publicitários de John Lennon.

Se auto-proclamavam a maior banda do mundo. Tsc, bobagem. O Echo era, e ainda é, e muito dignamente, uma puta banda de rock and roll, talhados na melhor estirpe.

Uma pena que não tão pouco reconhecidos hoje, mesmo que bandas como Coldplay e Arcade Fire os citam (e nem precisava...) como grande influência.

Hoje, ficou 'The Killing Moon', uma das mais belas músicas já escritas. 


Porém, ouça a crueza de 'Crocodiles' (1980) e 'Heaven Up Here' (1981). Ou os clássicos 'Porcupine' (1983) e 'Ocean Rain' (1984). Ou ainda o último dos anos oitenta, o auto-intiluado álbum de 1987 que é uma chuva de hits.

Ok, esqueça 'Reverberation', disco sem McCulloch de 1990. Se sentir a falta deles nesse 'buraco', vá ao Electrafixion, projeto paralelo que é metade dos Bunnymen. E depois, veja-os dando aula de Brit Pop em 'Evergreen' (1997) e 'What Are You Going To Do With Your Life?' (1999), primeiros álbuns sem o falecido baterista Pete De Freitas, morto em um acidente automobilistico. 'Flowers' (2001), 'Siberia' (2005) e 'The Fountain' (2009), já também sem o baixista Les Pattison, que resolveu se aposentar, são a prova de que pode-se fazer boa música fora do foco.

No meio disso tudo, compilações, álbuns ao vivo e alguns trabalhos solo de Ian McCulloch que são tão bons quanto o material original da banda.

Se tudo o que eu disse não te convencer a mergulhar na discografia da banda, ouça essa nossa playlist. Você não vai mais largar os Homens-Coelho.


Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST MP3 Download)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)