O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'The Free Wheelin’ Bob Dylan', Bob Dylan (1963)



O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'The Free Wheelin’ Bob Dylan', Bob Dylan (1963)

Foto e design de Huntstein

"Conhecê-la foi como entrar em contos de 1001 noites árabes. Ela tinha um sorriso que poderia iluminar uma rua cheia de gente". Assim Bob Dylan descreveu Suze Rotolo, então sua namorada, na auto-biografia 'Crônicas'. Ela que está na foto com ele na capa. A foto foi tirada por Don Hunstein sem nenhuma intenção de ser usada comercialmente. Ela foi tirada em fevereiro de 1963, algumas semanas após dela ter retornado da Itália, na esquina da Jones Street e West 4th Street,  no West Village em Nova Iorque, perto do apartamento onde moravam. 



Em uma entrevista de2008, Rotolo descreveu as circunstâncias que cercam a famosa foto ao jornal The New York Times; 'Ele usava um casaco muito fino, porque a imagem era tudo. Nosso apartamento estava sempre frio, então eu tinha um suéter. Porém, como pertencia a ele, era muito grande e volumosa. Me sentia como uma salsicha italiana! Cada vez que olho para essa foto, eu me sinto gorda'

Em seu livro de memórias, Rotolo fala um pouco mais da época em que tudo aconteceu e do significado de tudo aquilo; 'Ele é um desses marcadores culturais que influenciaram o olhar sobre as capas de álbuns, muito por causa da sua  espontaneidade despretensiosa e da sua sensibilidade ocasional. A maioria das capas de álbuns foram cuidadosamente encenadas e controladas'.

A critica musica Janet Maslin resumiu o impacto icônico da capa como 'uma fotografia que inspirou inúmeros jovens em curvar os ombros, manter o olhar distante e deixar que a garota se encarregue do resto'.


Curiosidade; No filme 'Vanilla Sky', dirigido por Cameron Crowe e estrelado por Tom Cruise em 1999, a capa é citada como parte da reconstrução das memórias do personagem, que entra em animação suspensa voluntária depois de ter seu rosto desfigurado. Vivendo todos seus momentos felizes em uma espécie de implante de memória, Cruise romantiza os momentos ao lado da personagem de Penélope Cruz atráves de imagens icônicas da cultura pop. Vale notar também que se trata de uma refilmagem literal de 'Abra Los Ojos', dirigido por Alejandro Amenábar. Saiba mais sobre os dois filmes aqui e aqui.


Mais informações;

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

Disco da Semana: 'Achtung Baby : 20th Anniversary Super Deluxe Edition' (2011)