Discoteca Básica; 'Phil Spector's Christmas' Album', Phil Spector and Others (1972)


Discoteca Básica; 'Phil Spector's Christmas' Album', Phil Spector and Others (1972)

É curioso constatar que, num país tão religioso como o Brasil, não haja tradição para a composição de canções de Natal. Fora honrosas exceções, como a famosa "Boas Festas", de Assis Valente, cantada por Carlos Galhardo nos anos 30 e perpetuada como marchinha de Carnaval, todas as músicas que se referem à festa e povoam os monitores de tevê neste período do ano são composições tradicionais importadas da Europa e dos estados Unidos.

Uma tradição intimamente ligada à música popular americana do século, a partir dos cantos gospel de autores semi-anônimos, das composições de Irving Berlin e tantos outros, interpretadas por Judy Garland, Bing Crosby, Aretha Franklin, Ray Charles, Elvis Presley... Quase todos os grandes cantores prestaram um dia homenagem ao velhote de manto púrpura e barba branca.

Mas a obra-prima do gênero é, sem dúvida, o "Christmas Album", de Phil Spector, um compositor e produtor que nasceu justamente no dia 25 de dezembro de 1940, no Bronx em Nova York. Este clássico entre os clássicos é percorrido pôr treze faixas luminosas, com interpretações impecáveis de cantores soul, como Bobby B. Soxx & the Blue Jeans e Darlene Love, e ainda dos girl-groups The Ronettes e The Crystals, principais estrelas da gravadora Philles, dirigida por Spector.


Este álbum apresenta várias curiosidades. Embora reuna dezenas de músicos, intérpretes e compositores diferentes, é acima de tudo a obra de seu produtor, que levanta aqui o edifício mais acabado do seu estilo, o "wal of sound". É uma das primeiras vezes na história que o processo de gravação de um disco é abordado como forma de criação artística absoluta. Spector Passou meses no estúdio, onde se dedicou à busca da perfeição para cada música. Megalomaníaco dos sons, ele se definiu assim: "Minha abordagem do rock'n'roll é wagneriana. Faço pequenas sinfonias para a garotada". Para tanto, ele levou a técnica dos overdubs - a sobreposição de cinco ou seis guitarras, três ou quatro pianos, inúmeras percussões com baterias, castanholas, tamborins, sinos e tímpanos - até suas últimas conseqüências, para criar uma massa sonora de proporções até então inéditas. Os músicos que participaram dessas gravações - entre eles os guitarristas Glen Campbell, Sonny Bono e Barney Kessel, o Pianista Leon Russell e o baterista Hal Blaine - contam que Spector resolver gravar algumas partes do álbum no banheiro do estúdio (o Gold Star, em Los Angeles), porque somente ali conseguia a acústica e a reverberação de que estava precisando.

O álbum foi lançado sob o título "A Christmas Gift for You", às vésperas do assassinato do presidente John Kennedy. Os americanos não tiveram humor para apreciar suas músicas alegres e embaladas. Mesmo assim, o disco freqüentou os charts a cada ano, na época do Natal, principalmente na Inglaterra, onde foi reeditado pela Apple Records, selo dos Beatles, e rebatizado "Phil Spector's Chrismas Album", a partir do nome dado pelo público. É extraordinária e muito mais importante do que se pensa a influência de Phil Spector sobre a música pop dos últimos trinta anos. 
Numa entrevista recente, Brian Wilson, líder dos Beach Boys, reconheceu que criou confiança e buscou inspiração nos discos de Phil Spector, no início de sua carreira. Quanto aos Beatles, ele fez a remixagem do LP "Let It Be", co-produziu "Imagine", de Lennon, e voltou ao seu estilo "wall of sound" no LP triplo "All Things Must Pass", de George Harrison, em 1970. Mais recentemente, Spector produziu os Lps "Death of a Ladies Man", de Leonard Cohen, e "End of the Century", dos Ramones.

Mas nada melhor que este disco, que iluminou até hoje muitos Natais de seus felizes possuidores. 

Jean-Yves de Neufville (Revista Bizz, edição 42,Janeiro de 1989)

Tracklist

01.  ‘White Christmas’, Darlene Love

02.  ‘Frosty the Snowman’, The Ronettes

03.  ‘The Bells of St. Mary’s’, Bob B. Soxx & the Blue Jeans

04.  ‘Santa Claus is Coming to Town’, The Crystals

05.  ‘Sleigh Ride’, The Ronettes

06.  ‘Marshmallow World’, Darlene Love

07.  ‘I Saw Mommy Kissing Santa Claus’, The Ronettes

08.  ‘Rudolph the Red-Nosed Reindeer’, The Crystals

09.  ‘Winter Wonderland’, Darlene Love

10.  ‘Parade of the Wooden Soldiers’, The Crystals

11.  ‘Christmas (Baby Please Come Home)’, Darlene Love

12.  ‘Here Comes Santa Claus’, Bob B. Soxx & the Blue Jeans

13.  ‘Silent Night’, Phil Spector Artists





Mais informações;

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST MP3 Download)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)