Músicas para Salvar a sua Vida; 'Shine on, You Crazy Diamond', Pink Floyd (1975)



Músicas para Salvar a sua Vida; 'Shine on, You Crazy Diamond', Pink Floyd (1975)

(Faixa 1 do álbum 'Wish You Were Here', de 1975)

Em 06 de janeiro de 1975, o Pink Floyd estava montada na onda de sucesso de 'The Dark Side of the Moon', um sofisticado álbum conceitual sobre as coisas na vida que quebram o espírito das pessoas. Eles voltaram para estúdios Abbey Road para começar a trabalhar em seu álbum seguinte, 'Wish You Were Here', Outro álbum conceitual que tocou em temas como a ausência, a corrupção dentro do negócio da música  e o colapso mental, induzida por drogas de seu fundador e líder original, Roger Keith Barrett, mais conhecido para o mundo em geral como "Syd". E a épica canção de nove partes  começa e termina o álbum. "Shine On, You Crazy Diamond", foi, sem dúvida, escrita especificamente como um tributo a Syd. 

Próximo do término das sessões do álbum, quando os vocais para "Shine On" estavam para ser concluídos, a banda percebeu um homem corpulento com a cabeça raspada andando pelo estúdio, seu estado mental mais tarde descrito pelo baterista Nick Mason como "incoerente e não inteiramente sensato.". "Roger [Waters, baixista] estava lá, e ele estava sentado à mesa, e eu vim e eu vi esse cara sentando-se atrás dele, enorme, calvo e gordo ", lembrou o tecladista Richard Wright em uma entrevista de 1984. "Eu pensei: 'Ele parece um pouco. . . estranho. . . "De qualquer forma, então eu sentei com Roger na mesa e que trabalhou por cerca de 10 minutos, e esse cara continuou a levantar-se e escovar os dentes e depois sentando-fazer as coisas realmente estranhas, mas manter o silêncio. E eu disse para Roger, 'Quem é ele? ", E Roger disse:' Eu não sei ', e eu disse:' Bem, eu pensei que ele era um amigo de vocês ', e ele disse:' Não, eu não sei quem ele é. "de qualquer forma, ele me levou um longo tempo, e então de repente eu percebi que era Syd, depois de talvez 45 minutos." Quando os outros perceberam que o homem estranho era de fato o seu líder de outrora, agora uma sombra de sua antiga personalidade, ficaram horrorizados. Waters foi mesmo reduzida a lágrimas. Syd voluntariamente disse a banda que ele estava feliz em emprestar seus serviços a eles, mas era claro para todos os presentes que ele não estava em condições de estar em uma banda com ninguém. Ele tinha, na verdade, abandonado a música no ano anterior, quando havia tentado ravar mais um álbum solo.

Após a sessão, nenhum dos membros do Pink Floyd Syd veria de novo, como ele acabaria por se retirar permanentemente a sua cidade natal, Cambridge, Inglaterra, onde morreu em 2006 de complicações de diabetes aos 60 anos.




A Letra;

Remember when you were young?
You shone like the sun
Shine on you crazy diamond
Now there's a look in your eyes
Like black holes in the sky
Shine on you crazy diamond
You were caught on the crossfire
Of childhood and stardom
Blown on, the steel breeze
Come on, you target for faraway laughter
Come on, you stranger, you legend
You martyr, and shine!

You reached for the secret too soon
You cried for the moon
Shine on you crazy diamond
Threatened by shadows at night
And exposed to the light
Shine on you crazy diamond
Well you wore out your welcome
With random precision
Rode on the steel breeze
Come on, you raver, you seer of visions
Come on, you painter, you piper
You prisoner, and shine!

Nobody knows where you are
How near or how far
Shine on you crazy diamond
Pile on many more layers and
I'll be joining you there
Shine on you crazy diamond
And we'll bask in the shadow
Of yesterday's triumph
And sail on the steel breeze
Come on, you boy child
You winner and loser
Come on, you miner for truth and delusion
And shine!

Para ler a tradução, clique aqui.

Mais informações;

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Black Francis (Pixies)