Músicas Para Salvar a Sua Vida; 'Kinky Afro', The Happy Mondays (1990)


Músicas Para Salvar a Sua Vida; 'Kinky Afro', The Happy Mondays (1990)

Faixa 1 do álbum 'Pills 'N' Thrills and Bellyaches', 1990

" 'Kinky Afro' foi nosso maior hit em os EUA, mas as pessoas ainda enlouquecem onde quer que a tocamos. Tudo começou com a gente apenas tocando. Tinhamos nos mudado para este espaço enorme ensaio, e Shaun (Ryder, vocalista) apareceu com um grande cooler cheio de cerveja. Eu estava ouvindo os maiores sucessos Hot Chocolate (banda de Funk americana dos anos setenta), e por isso a linha de baixo tem uma pegada parecida. Gaz (Whelan, baterista) veio com uma batida. Tivemos um título inicial - 'Groovy Afro' - mas mudou após a banda Farm lançar 'Groovy Train'. Até ai, ela era apenas mais uma das várias idéias inacabadas que levamos para Los Angeles, onde trabalharíamos com os produtores Paul Oakenfold e Steve Osborne para o nosso terceiro álbum, 'Pills 'n' Thrills e Bellyaches'.

Em Los Angele, nós vivemos em apartamentos, e todos fomos um pouco loucos. Paul Davis (teclados) e Gaz nunca tinha vivido longe de casa: depois de quatro dias, a cozinha estava infestada com formigas de tanto lixo jogado e restos de comida. Era como um desenho animado, com formigas levando embora a carcaça de frango.

Por outro lado, o estúdio era um santuário de calma. Nós trabalhamos turnos de 10 horas recebendo a música pronta para Shaun adicionar as letras. No terceiro dia, ele chegou com um saco de ópio. Descobrimos que ele já tinha partilhado com alguns da banda, que tinha presumido ser maconha. De repente, ele disse: "Você tem que fuma ópio por duas semanas!" Nosso material inicial foi gravado na base de Speed, mas ópio nos tornou mais descontraídos.


Estávamos com a gravadora Capitol, nos estúdios onde os Beach Boys e Frank Sinatra tinham gravado. Deixaram até Shaun usar o microfone do Frank. Eu não sei se isso o inspirou. Tony Wilson (empresário da banda) o comparava a WB Yeats! Algo meio surreal de se imaginar.

Acho linha de abertura de Kinky Afro - "Filho, eu sou 30, eu só fui com a sua mãe porque ela é suja" - é sobre mim, porque eu tinha um jovem garoto. Porque eu sou o irmão mais novo de Shaun, ele estava sempre me observando de perto. Quando ele canta, "Eu tive que crucificar algum irmão hoje", ele aponta diretamente para mim. E a linha de "Pai, você é um gasto, você correr ao redor e groove como um folgado" tem que ser sobre o nosso pai. Ele estava em turnê com a gente o tempo todo, solta a partir de Manchester, e se divertindo em todo o mundo. "Eu não tenho um osso decente em mim" pode ser Shaun cantando sobre si mesmo. Por um tempo, ele foi chamado Mal tio X. Ele foi até um monte de coisas ruins nesse ponto. "Eu nunca ajudar ou dar aos necessitados" é outra linha assim.

Olhando para trás, estávamos disfuncionais demais, mas naquele momento não percebíamos o quão grande nós estávamos ficando. As pessoas ainda dizem que nossa aparência no mesmo Top of the Pops como os Stone Roses mudou suas vidas. Eu gostaria de ter sido em casa assistindo isso". 

(Paul Ryder, baixo e co-escritor da faixa).

(Texto retirado da coluna 'How We Made', do site da BBC - Clique aqui para o original em Inglês)

O Vídeo;



A Letra;
Son, I'm 30
I only went with your mother 'cause she's dirty
And I don't have a decent bone in me
What you get is just what you see yeah
I see it so I take it freely
And all the bad piss ugly things i feed me
I never help or give to the needy
Come on and see me

Yippee-ippee-ey-ey-ay-yey-yey
I had to crucify some brother today
And I don't dig what you gotta say
So come on and say it
Come on and tell me twice

I said dad you're shabby
You run around and groove like a baggy
You're only here just out of habit
All that's mine you might as well have it
You take ten feet back and then stab it
Spray it on and 'tag it
So sack on me
I can't stand the needy
Get around here if you're asking you're feeling

Yippee-ippee-ey-ey-ay-yey-yey
I had to crucify somebody today
And I don't dig what you gotta say
So come on and say it
Come on and tell me twice

So sack all the needy
I can't stand to leave it
You come around here and you put both your feet in

Yippee-ippee-ey-ey-ay-yey-yey
I had to crucify somebody today
And I don't dig what you gotta say
So go on and say it

Yippee-ippee-ey-ey-ay-yey-yey
I had to crucify some brother today
And I don't hear what you gotta say
So come on and say it
Come on and tell me twice


Mais informações;

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

Disco da Semana: 'Achtung Baby : 20th Anniversary Super Deluxe Edition' (2011)