Discoteca Básica; 'The Shadows', The Shadows (1961)



 Discoteca Básica; 'The Shadows', The Shadows (1961)

Em julho de 79, o jornalista inglês Peter Frame escreveu que o selo EMI deveria erigir uma estátua para Hank Marvin, "o mais influente de todos os guitarristas". E o mote dele ainda continua valendo.

Marvin, tal como Jet Harris (baixo), Bruce Welch (segunda guitarra) e Tony Meeham (bateria) tocaram - separados em grupos que foram parte da história do rock mais seminal feito na Inglaterra (Five Chesternuts, The Vipers...), antes de se juntarem como The Shadows, a banda de apoio do cantor Cliff Richard.

Ao iniciar sua carreira, independente de Richard, com números instrumentais, o quarteto acertou em cheio, criando um estilo inteiramente original. A formação musical deles, bem como o lado visual, seguiam um padrão próprio. E logo no segundo single - "Apache", editado em julho de 60 - , chegaram ao topo e nunca mais ficaram fora das paradas. Somados seus hits àqueles em que acompanharam Richard, os Shadows detém um recorde impressionante de assiduidade nas charts inglesas, deixando para trás campeões como Elvis Presley e os Beatles.

The Shadows, seu primeiro álbum, foi lançado em setembro de 61, quando o grupo ainda comemorava um segundo compacto a chegar no topo das paradas. "Kon Tik" também foi o quinto top five deles no intervalo de apenas um ano! Já o álbum tinha canções ("Shadooguie", "Blue Star", "Gonzales") que vieram a se tomar de rigueur no repertório daqueles inúmeros grupos que os imitavam.

E isso virou uma febre mundial. Em todos os cantos, os Shadows geraram uma quantidade incrível de imitadores. Os guitarristas não só copiavam o toque sutil de Marvin na Fender Stratocaster como - não raro - também botavam aqueles óculos de aros grossos, para se assemelhar ainda mais ao seu ídolo.

Este álbum de estréia, com liner notes de Cliff Richard, destaca o produtor e maestro-arranjador Norrie Paramor, que sempre gostava de acrescentar cordas aos temas dos Shadows.

Na época do lançamento do disco, Tony Meeham e Jet Harris deixaram o grupo. Harris, o bad boy do rock inglês, seguiu em uma carreira solo acidentada, traumática, com uma série de comebacks abortados e um romance de folhetim com Billie Davis.

Mas o legado de Hank Marvin e seus asseclas ainda permanece intocável. O universo musical britânico continua a ter uma dívida impagável para com o grupo The Shadows, os insuperáveis reis do rock´n´roll instrumental. 

René Ferri (Revista Bizz, edição 116, Março de 1995)

Tracklist;

1. Shadoogie: 00:00
2. Blue Star: 02:24
3. Nivram: 05:08
4. Baby my heart: 08:27
5. See you in my drums: 10:41
6. All my sorrows: 13:28
7. Stand up and say that: 16:27
8. Gonzalez: 18:38
9. Find me a golden street: 20:53
10. Theme from a filleted place: 23:38
11. That's my desire: 26:00
12. My resistence is low: 28:27
13. Sleepwalk: 30:21
14. Big Boy: 33:06



Mais informações;

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)