Disco da Semana; 'The Hope Six Demolition Project', PJ Harvey (2016)



Disco da Semana; 'The Hope Six Demolition Project', PJ Harvey (2016)

Em seus primeiros álbuns, Polly Jean Harvey queria nos passar uma sensação autobiográfica, o som de uma jovem mulher derrubando portas portas para assumir o patriarcado, demarcando sua visão pessoal sobre o feminismo, e expressando uma desaprovação furiosa das expectativas quanto a como uma mulher tem  que agir, pensar e sentir.

Ultimamente, seus álbuns têm se expandido para fora, para contar histórias. Ou 'a' história. Visões e estudos sobre violência, guerra e pobreza. Seu álbum anterior, "Let England Shake", explorou a carnificina psíquica que a primeira guerra mundial proporcionou a sua Inglaterra natal. Já o novo álbum, 'The Hope Six Demolition Project', é praticamente um documentário poético jornalístico sobre relatos  e experiências sobre três lugares específicos;  Kosovo, Afeganistão e Washington, DC. E o que ela conseguiu foi um dos melhores discos de protesto dos últimos anos.

Gravado em sessões abertas a visitação pública em um museu londrino e acompanhado de um livro de fotos e poesias, o projeto é um documento sobre a forma e a visão da vida sendo testemunhada entre o sofrimento, burocracia e esperança. Imagens apocalípticas abundam. "Esta é a forma como o mundo vai acabar", ela canta, em meio a um deserto de vidro quebrado, seringas e mensagens de grafites desesperados em "The Minister of Social Affairs'.

"The Community of Hope" emprega uma progressão de acordes quase alegres para representar o som de políticos recusando os problemas  uma comunidade sitiada e crivada pelo tráfico e drogas na capital americana.



A construção de um novo clássico acontece ali, bem na nossa cara. A poderosa 'The Wheel', inspirada em um passeio de roda-gigante na castigada Kosovo. Um arranjo amargurado sobre um lugar que seguiu adiante na última grande guerra européia.

Todas as faixas são observatórias e depoentes. Polly cita literalmente frases dos entrevistados (entre eles, o jornalista americano Paul Schwartzman, que aparece inclusive no video do single de 'Community of Hope'. Porém, na última, 'Dollar Dollar', ela é o epicentro de sua própria amargura, quando fala da história de uma menina lhe pede esmolas na capital americana. 

Polly ainda é rock. E acima de tudo, Polly ainda é Blues. Sexy e espiritual. E descobriu mais um jeito de ser genial.

Márcio Guariba

Tracklist;

01. 'The Community of Hope'
02. 'The Ministry of Defence'
03. 'A Line In The Sand'
04. 'Chain of Keys'
05. 'River Anacostia'
06. 'Near To Memorials to Vietnan & Lincoln'
07. 'The Orange Monkey'
08. 'Medicinals'
09. 'The Ministry of Social Affairs'
10. 'The Wheel'
11. 'Dollar, Dollar'

Ouça grátis no Spotify (Clique aqui)



Mais informações;

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)