Discoteca Básica; 'Machine Head', Deep Purple (1972)


Discoteca Básica; 'Machine Head', Deep Purple (1972)

O heavy metal nasceu no início dos anos 70 a partir de três bandas fundamentais: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Enquanto o Zep sempre teve mais prestígio e o Sabbath, mais fãs, o Deep Purple levou algum tempo para construir sua reputação. Um dos motivos, seguramente, foi a falta de definição quanto aos rumos musicais que o grupo deveria tomar.

Depois de dois anos sob a batuta intelectual de Jon Lord (teclados), gastos na realização de experimentos com jazz e música clássica (que culminaram no famigerado Concert For Group And Orchestra, de 70), o Purple mudou totalmente de direção.

Com a entrada de Ian Gillan (vocais) e Roger Glover (baixo), aliados a Ritchie Blackmore (guitarras) e Ian Paice (bateria), a banda passou a fazer um som monolítico, pesado e agressivo, que renderia Machine Head, o ápice da carreira do Deep Purple, um disco perfeito. Poucas vezes na história do rock egos tão monstruosos conseguiram conviver de forma tão explosiva e harmônica.

São apenas sete faixas, uma melhor que a outra. Já na abertura o Purple despeja potência com o clássico "Highway Star".

Em seguida vem "Maybe I´m A Leo". A estrutura jazzística da canção permite que cada elemento do grupo mostre seu talento, inclusive com um solo cristalino de Jon Lord.

"Pictures Of Home", a faixa seguinte, é uma música pouco lembrada pelos fãs do Purple. Mas seu andamento marcial, comandado pela marcação precisa da bateria, serviu de modelo para inúmeras bandas do thrash metal atual. "Never Before" é um rock de acento latino cuja maior virtude é quebrar a seriedade do disco.

O, riff magistral de "Smoke On The Water" anuncia o lado B. Apesar do trabalho de criação estupendo de Blackmore, merece destaque a disposição dos instrumentos no arranjo escrito por Lord. As pinceladas nos pratos, a marcação na caixa, os toques paquidénrmicos do baixo e os acordes notedado vão sendo induzidos um a um, forjando intenso clima de expectativa. Ian Gillan, para realçar a qualidade da composição, teve de se conter ao máximo. Acabou obtendo uma interpretação excepcional.

"Lazy" é quase um retomo às origens do Purple. A introdução clássica do órgão de Lord poderia, sem susto, ser tocada em uma igreja medieval. Mas logo a seguir, Blackmore e Paice entram em cena incorporando um balanço insuspeitado à música. Daí para a frente, o show fica por conta do virtuosismo de cada músico, numa jam nunca menos que deliciosa.

O disco fecha com "Space Truckin", um hard futurista cheio de ginga. Em termos experimentais talvez seja a canção mais instigante deste álbum seminal que ajudou a lançar as bases do som pesado que viria a ser feito nas décadas seguintes. Para dizer o mínimo, uma obra-prima. 

Ivan Miziara (Revista Bizz, edição 131,Junho de 1996)

Tracklist; 

01. Highway Star
02. Maybe I'm a Leo
03. Pictures of Home
04. Never Before
05. Smoke on the Water
06. Lazy
07. Space Truckin'
08. When a Blind Man Cries



Mais informações;

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST MP3 Download)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)