O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Definately, Maybe', Oasis (1994)




O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Definately, Maybe', Oasis (1994)

Uma das capas mais emblemáticos de todos os tempos, o álbum de estréia do Oasis acaba por sintetizar, de cara e sem filtro, o mundo em que viviam.

'Definitely Maybe' tornou-se o álbum de estréia mais rapidamente vendido no Reino Unido até então, com 86.000 unidades  na primeira semana (mais tarde quebrado três vezes)  15 milhões de discos no mundo todo.

A ideia inicial para a capa veio da contracapa de uma compilação dos Beatles, que era uma fotografia do grupo em volta de uma pequena mesa em um quarto de hotel japonês. Havia um consenso de algo semelhante, mas na sala do guitarrista Bonehead. 

Segundo uma entrevista publicada em 2010, o fotógrafo Michael Spencer Jones fala a respeito do processo;

'A banda tinha decidido que gostaria de fazer a fotografia como quem olha para o quarto com a janela  como uma fonte de iluminação - em outras palavras, na direção oposta à forma como eles acabaram aparecendo na capa. Para mim, a janela de sacada foi a característica mais interessante da sala e então eu decidi dar o passo incomum de fotografar de encontro para a luz da janela.. fiz uma iluminação para evitar que parece como silhuetas. O quarto foi feito para parecer maior, utilizando uma lente grande angular, mas isso criou um problema com o chão. O piso despojado (que eu acredito que Bonehead tinha instalado sozinho) tinha sido transformada em esta enorme extensão desértica que oprimida a foto. O espaço vazio e o que fazer com ele tornou-se um problema real. ".
Uma semana antes das filmagens eu tinha visitado a seção de egiptologia do Museu de Ciência e, como resultado, toda a noção de que encontra-se em estado preservado e a forma como os egípcios honrado e representar os seus reis passado foi muito fresco em minha mente. A ideia, em seguida, ocorreu-me de ter Liam deitado estendido e imóvel no chão, com a cabeça para a câmera e com os olhos fechados: um ícone do rock 'deitado em um estado' ou mesmo algum outro estado transcendental, mas não é deste mundo Isso resolveria o meu problema sobre o espaço vazio e o piso descascado.  

Aqui vão algumas referências da capa;

A grande imagem de Burt Bacharach no canto inferior esquerdo é, antes de tudo, uma homenagem direta a um dos heróis musicais de Noel, mas o posicionamento da imagem também é significativo. É uma reminiscência de onde Pink Floyd e a trilha sonora do filme, Gigi, na capa de seu álbum de 1969, a Ummagumma. Presume-se esta foi aceno de Noel para os roqueiros prog, ao invés do filme musical Vincente Minnelli.

- Há uma pequena fotografia de George Best, lenda do Manchester United, na janela. Um Pequeno lembrete de quem nem todos da banda torciam para o outro de Manchester, o City. Mas especificamente, o guitarrista Bonehead.

- 'The Good, The Bad & The Ugly' está passando na TV. Um dos filmes favoritos de Noel

- Há também uma foto de Rodney Marsh, recordista de gols pelo Manchester Cityassinatura recorde do clube, que marcou 35 gols em 116 jogos.

- Nada muito críptica, há  uma referência agradável 'Cigarrettes & Alcohol', outro single do disco.

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)