Discoteca Básica; 'Eric Clapton', Eric Clapton (1970)


Discoteca Básica; 'Eric Clapton', Eric Clapton (1970) 

O guitarrista Eric Clapton fechou o ano de 1969 cercado de amigos que o convenciam a gravar seu próprio disco. Entre eles estava Delaney Bramlett, líder - ao lado da esposa Bonnie - do grupo mambembe descoberto por Clapton meses antes, quando Delaney & Bonnie abriram os shows da única turnê realizada pelo Blind Faith - grupo que Clapton formara com Steve Winwood (teclados) e Ginger Baker (bateria), após o fim do lendário Cream.

Delaney & Bonnie tinham sido levados por Eric à Europa para uma turnê promocional. Foi naquele instante que Eric Clapton decidiu gravar seu primeiro álbum solo, ao lados do últimos companheiros e produzido por Delaney. A banda de Delaney & Bonnie - integrada por, entre outros, Bobby Keys (saxofone, Rolling Stones) e a cantora Rita Coolidge - ainda ganhou os adornos de Stephen Stills, Leon Russell e dois ex-Crickets (banda de Buddy Holly) na gravação das bases do disco.

Eric Clapton, o álbum, abre com uma jam instrumental oriunda das primeiras sessões cai em seguida em "Bad Boy" e "Lonesome And A Long Way From Home", ambas de Delaney- a primeira com Clapton, a segunda com Leon Russell -, antes de chegar a "After Midnight", composta por um desconhecido de Tulsa - o hoje reconhecido J.J. Cale. "Easy Now" levanta a bola para "Blues Power", o segundo grande sucesso do disco. É uma música que, segundo o guitarrista, tem tudo a ver com sua real idade naquela época. "Bottle Of Red Wine", feita na pressão quando Clapton e seu produtor notaram que o repertório estava curto, é apenas uma balada, enquanto "Lovin´ You Lovin´ Me" tem história: fora feita para que o Blind Faith a gravasse em seu segundo disco, que não acabou rolando.

Bramlett revelou-se como compositor de referência. Ele trouxe para o repertório algumas parcerias. "Don´t Know Why", uma das primeiras músicas compostas por Clapton e Delaney para o álbum, mesmo assim acabou não passando de uma balada preparatória para o grand finale do disco: "Let It Rain", uma quase-sobra originalmente conhecida como "She Rides" que, ao ganhar nova letra, tornou-se um dos clássicos do guitarrista.

Muita gente ficou enfurecida quando Clapton escolheu Delaney Bramlett como parceiro. Mas o tempo mostrou que ali havia algo especial. Da banda de apoio, nasceu o projeto seguinte de Clapton - Derek & The Dominós - e também um bom número de músicos que se revelariam em discos lançados por gente como Leon Russell e Joe Cocker, no início dos anos 70.

Marcelo Fróes (Revista Bizz, edição 137, Dezembro de 1996)

Tracklist;

01. Slunky - 00:00
02. Bad Boy - 03:33
03. Lonesome and a Long Way from Home - 07:07
04. After Midnight - 10:36
05. Easy Now - 13:44
06. Blues Power - 16:42
07. Bottle of Red Wine - 19:50
08. Lovin' You Lovin' Me - 22:55
09. I've Told You For the Last Time - 26:17
10. Don't Know Why - 28:49
11. Let It Rain - 32:01



Mais informações;

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Black Francis (Pixies)