Discoteca Básica; 'The Harder They Come', Vários artistas (1972)



Discoteca Básica; 'The Harder They Come', Vários artistas (1972)

A Jamaica dos anos 40 é a Jamaica da A favelização: meninos e meninas deixando o campo, despejando-se numa capital sem infra-estrutura para coisa nenhuma, onde apenas aparentemente gravitavam todas as esperanças do mundo. Eles ajudaram a ampliar os domínios de Trenchtown, Shantytown e outros colossos de madeira e zinco. Sem emprego, pisando nos fios de esgoto. dividindo corredore 

Foi nesse cenário trash que a vida real inventou Rhygin´, o mais temido e famoso bandoleiro da Jamaica. Vincent Martin nasceu no distrito de St. Catherine, em 1924. Escondia-se como um bicho, manejava armas e - claro -safava-se sempre das emboscadas da polícia e dos inimigos do gueto. A saga de Vincent terminou em Lime Cay, uma ilhota desabitada distante 12 quilômetros da costa. A força policial chegou de repente e destroçou o corpo dele à bala.

Foi em cima dessa história que o diretor Perry Henzel fez o épico The Harder They Come, uma das vitrines do jeito jamaicano de levar a vida. Jimmy Cliff encarnou o rude boy, cooperando para que o filme se tomasse um cult. No disco. Cliff aparece com quatro músicas ("You Can Get It If You Really Want", a balada "Many Rivers To Cross" - gravada por Eric Burdon e também por Joe Cocker -, "Sitting In Limbo" e a faixa-título - devidamente versada para o português by Titãs em "Querem Meu Sangue"). Scotty aparece em "Draw Your Brakes", cuja abertura em legítimo patois jamaicano virou vinheta de nove entre dez programas de reggae no rádio. A folclórica "Rivers Of Babylon". hino niahbinghi adaptado do Salmo 137, tocado nos tambores desde os primórdios da cultura rasta, surge em sua versão definitiva nesse álbum com os Melodians. É a "Melô Do Banzo" por excêlência: "Pelos rios da Babilônia, para onde fomos trazidos/E onde choramos muito, quando lembrávamos do Sião/ Porque os vilões nos trouxeram aprisionados/ Pedindo de nós uma canção/ Mas como podemos cantar uma canção nossa numa terra estranha?"

Toots & The Maytals, caras pesados na era do ska, do rock steady e do reggae (atribuem a eles o uso pioneiro do termo "reggay", em 1968) contribuem com "Sweet And Dandy" e "Pressure Drop". elos perdidos da transição rock steady/reggae, entre 1969 e 70. "Johnny Too Bad", com os Slickers, canta as desventuras dos rudeboys, que tiveram exemplo máximo e violento em Rhygin´. Outra dignade festa é "Shanty Town", com Desmond Dekker. Rolam apelos à coragem do detetive 007 e à camaradagem cantada por Sinatra, Sammy Davis Jr. e Dean Martin em "Rat Pack" (Ocean 11).

Para quem se iniciou no reggae ouvindo Pato Banton, Shabba Ranks, Maxi Priest e Big Mountain. este disco pode parecer estranho. Mas ninguém que queira de fato entender qual é a do reggae pode se dar ao luxo de evitá-lo. Básico é pouco. 



Otávio Rodrigues (Revista Bizz, Edição 139, Fevereiro de 1997) 

Tracklist;

1 –Jimmy Cliff You Can Get It If You Really Want
2 –Scotty (2) Draw Your Brakes
Producer – Derrick Harriot*
3 –Melodians, The Rivers Of Babylon
4 –Jimmy Cliff Many Rivers To Cross
5 –Maytals, The Sweet And Dandy
6 –Jimmy Cliff The Harder They Come
7 –Slickers, The Johnny Too Bad
8 –Desmond Dekker 007 (Shanty Town)
9 –Maytals, The Pressure Drop
10 –Jimmy Cliff Sitting In Limbo
11 –Jimmy Cliff You Can Get It If You Really Want
12 –Jimmy Cliff The Harder They Come
13 –Desmond Dekker & The Aces Israelites
14 –The Uniques My Conversation
15 –Maytals, The Do The Reggay
16 –Jimmy Cliff Viet Nam
17 –Johnny Nash I Can See Clearly Now
18 –The Ethiopians Reggae Hit The Town
19 –Dave & Ansel Collins Double Barrel
20 –Desmond Dekker & The Aces It Mek
21 –Melodians, The Sweet Sensation
22 –Jimmy Cliff Let Your Yeah Be Yeah
23 –Eric Donaldson Cherry Oh Baby
24 –Dave & Ansel Collins Monkey Spanner
25 –Maytals, The 54-46 (That's My Number)
26 –Melodians, The It's My Delight
27 –Jimmy Cliff Wonderful World, Beautiful People
28 –Maytals, The Pomp & Pride
29 –Johnny Nash Guava Jelly
30 –Jimmy Cliff The Bigger They Come, The Harder They Fall



This entry was posted on 11 de jul de 2016 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply