Discoteca Básica; 'The Harder They Come', Vários artistas (1972)



Discoteca Básica; 'The Harder They Come', Vários artistas (1972)

A Jamaica dos anos 40 é a Jamaica da A favelização: meninos e meninas deixando o campo, despejando-se numa capital sem infra-estrutura para coisa nenhuma, onde apenas aparentemente gravitavam todas as esperanças do mundo. Eles ajudaram a ampliar os domínios de Trenchtown, Shantytown e outros colossos de madeira e zinco. Sem emprego, pisando nos fios de esgoto. dividindo corredore 

Foi nesse cenário trash que a vida real inventou Rhygin´, o mais temido e famoso bandoleiro da Jamaica. Vincent Martin nasceu no distrito de St. Catherine, em 1924. Escondia-se como um bicho, manejava armas e - claro -safava-se sempre das emboscadas da polícia e dos inimigos do gueto. A saga de Vincent terminou em Lime Cay, uma ilhota desabitada distante 12 quilômetros da costa. A força policial chegou de repente e destroçou o corpo dele à bala.

Foi em cima dessa história que o diretor Perry Henzel fez o épico The Harder They Come, uma das vitrines do jeito jamaicano de levar a vida. Jimmy Cliff encarnou o rude boy, cooperando para que o filme se tomasse um cult. No disco. Cliff aparece com quatro músicas ("You Can Get It If You Really Want", a balada "Many Rivers To Cross" - gravada por Eric Burdon e também por Joe Cocker -, "Sitting In Limbo" e a faixa-título - devidamente versada para o português by Titãs em "Querem Meu Sangue"). Scotty aparece em "Draw Your Brakes", cuja abertura em legítimo patois jamaicano virou vinheta de nove entre dez programas de reggae no rádio. A folclórica "Rivers Of Babylon". hino niahbinghi adaptado do Salmo 137, tocado nos tambores desde os primórdios da cultura rasta, surge em sua versão definitiva nesse álbum com os Melodians. É a "Melô Do Banzo" por excêlência: "Pelos rios da Babilônia, para onde fomos trazidos/E onde choramos muito, quando lembrávamos do Sião/ Porque os vilões nos trouxeram aprisionados/ Pedindo de nós uma canção/ Mas como podemos cantar uma canção nossa numa terra estranha?"

Toots & The Maytals, caras pesados na era do ska, do rock steady e do reggae (atribuem a eles o uso pioneiro do termo "reggay", em 1968) contribuem com "Sweet And Dandy" e "Pressure Drop". elos perdidos da transição rock steady/reggae, entre 1969 e 70. "Johnny Too Bad", com os Slickers, canta as desventuras dos rudeboys, que tiveram exemplo máximo e violento em Rhygin´. Outra dignade festa é "Shanty Town", com Desmond Dekker. Rolam apelos à coragem do detetive 007 e à camaradagem cantada por Sinatra, Sammy Davis Jr. e Dean Martin em "Rat Pack" (Ocean 11).

Para quem se iniciou no reggae ouvindo Pato Banton, Shabba Ranks, Maxi Priest e Big Mountain. este disco pode parecer estranho. Mas ninguém que queira de fato entender qual é a do reggae pode se dar ao luxo de evitá-lo. Básico é pouco. 



Otávio Rodrigues (Revista Bizz, Edição 139, Fevereiro de 1997) 

Tracklist;

1 –Jimmy Cliff You Can Get It If You Really Want
2 –Scotty (2) Draw Your Brakes
Producer – Derrick Harriot*
3 –Melodians, The Rivers Of Babylon
4 –Jimmy Cliff Many Rivers To Cross
5 –Maytals, The Sweet And Dandy
6 –Jimmy Cliff The Harder They Come
7 –Slickers, The Johnny Too Bad
8 –Desmond Dekker 007 (Shanty Town)
9 –Maytals, The Pressure Drop
10 –Jimmy Cliff Sitting In Limbo
11 –Jimmy Cliff You Can Get It If You Really Want
12 –Jimmy Cliff The Harder They Come
13 –Desmond Dekker & The Aces Israelites
14 –The Uniques My Conversation
15 –Maytals, The Do The Reggay
16 –Jimmy Cliff Viet Nam
17 –Johnny Nash I Can See Clearly Now
18 –The Ethiopians Reggae Hit The Town
19 –Dave & Ansel Collins Double Barrel
20 –Desmond Dekker & The Aces It Mek
21 –Melodians, The Sweet Sensation
22 –Jimmy Cliff Let Your Yeah Be Yeah
23 –Eric Donaldson Cherry Oh Baby
24 –Dave & Ansel Collins Monkey Spanner
25 –Maytals, The 54-46 (That's My Number)
26 –Melodians, The It's My Delight
27 –Jimmy Cliff Wonderful World, Beautiful People
28 –Maytals, The Pomp & Pride
29 –Johnny Nash Guava Jelly
30 –Jimmy Cliff The Bigger They Come, The Harder They Fall



Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

Disco da Semana: 'Achtung Baby : 20th Anniversary Super Deluxe Edition' (2011)