Favoritas da Casa; Top 20 Lados 1, faixas 1 (Parte 1)



Favoritas da Casa; Top 20 Lados 1, faixas 1 (Parte 1)


Inspirado por essa cena do filme "Alta Fidelidade", de 2000, resolvi montar o meu Top 20 com as melhores músicas de abertura de discos. Ou melhor; Lados A, Faixas 1. Sim, da época que ainda se ouvia discos por inteiro... Vamos a primeira parte; 

  


20. “Break On Through (To The Other Side)” The Doors

Lançada em 1 de Janeiro de 1967. Faixa 1 de "The Doors", 1967.

Referências; “What I’d Say” by Ray Charles; “Shake Your Money Maker” by Paul Butterfield (Elmore James Cover); “Mellow Down Ease” by Little Walter

Curiosidade; Em 1993, durante a cerimônica do Rock'N'Roll Hall Of Fame, os Doors remanescentes se uniram a Eddie Vedder, do Pearl Jam, para celebrarem a sua indução ao museu. Após esta oportunidade, a banda resolveu continuar com as turnês caça níqueis, só que com gente como Scott Weiland (ex-Stone Temple Pilots e Velvet Revolver) e Ian Astbury (ex- The Cult) nos vocais. 




19. “1969” The Stooges
Lançado em 5 de agosto de 1969, Faixa 1 de "The Stooges", 1969.


Referências: “Bo Diddley” by Bo Diddley

Curiosidade: Em 1988, o U2 compôs "Desire", faixa claramente inspirada em Bo diddley, inspirador da faixa dos Stooges. Cansado das comparações, Bono resolveu citar "1969" durante as performances ao vivo da canção, durante a "Lovetown Tour", de 1989.




18. “Dirty Boots” Sonic Youth
Lançado em 25 de abril de 1991, Faixa 1 de "Goo", 1990

Referências: “I’m Waiting For The Man” by The Velvet Underground, “Boss Hoss” by The Sonics

Curiosidade; O Sonic Youth foi um dos grandes incentivadores no início da carreira do Nirvana, os convidando para abrir os shows da turnê deste disco. Reparem na camiseta do Nirvana da garota do vídeo. Detalhe; Meses antes do estouro de "Nevermind", em setembro de 1991.




17. “Chain Of Fools” Aretha Franklin

Lançado em 14 de janeiro de 1968, Faixa 1 de "Lady Soul", 1968.

Referências: “Shortening Bread Rock” by Etta James, “Chain Of Fools” by Don Covay (Original Recording)

Curiosidade; Don Covay, o compositor original de "Chain Of Fools", nunca obteve o sucesso que suas canções conseguiram. Além desta e de "See Saw", também famosa na voz de Aretha, é dele também "Mercy Mercy", famosa com os Rolling Stones.





16. “Angel” Massive Attack Featuring Horace Andy
Lançada em 20 de abril de 1998, Faixa 1 de "Mezzanine", 1998.

Referencias: “You Are My Angel” by Horace Andy

Curiosidade; Esta, apesar de poucos saberem, é uma faixa inspirada em outra originalmente gravada pelo cantor de dub Horace Andy, que faz os vocais nesta. Originalmente gravada na década de 60, "You Are My Angel" é um reggae climático e cadenciado que inspirou o trio de Bristol nesta canção.





15. “Block Rockin’ Beats” The Chemical Brothers
Lançada em 24 de março de 1997, Faixa 1 de "Dig Your Own Hole", 1997.

Referências:
“Them Changes” Bernard Purdie, “Gucci Again” Schooly D, “Coup” 23 Skidoo 

Curiosidade; Esta faixa nada mais é do que um amontoado de samples de outras faixas picotadas e reeditas ao ponto de se tornarem novas. A grande sacada do movimento de música eletrônica durante os anos noventa era justamente esse; Tudo seria reciclado e reinventado.




14. “The Cutter” Echo & The Bunnymen
Lançado em 14 de Janeiro de 1983, Faixa 1 de "Porcupine", 1983.

Referência;
“Soul Kitchen”, The Doors 

Curiosidade; Pode não parecer muito, mas o Echo tem muito dos Doors em suas composições. Reparem no andamento das duas faixas. Durante os anos noventa, a banda chegou inclusive a gravar uma versão dela.




13. "Let's Stay Together", Al GreenLançado em 23 de dezembro de 1971. Faixa 1 de "Let's Stay Together", 1972. 

Referencias: “Cupid", Sam Cooke 

Curiosidade; Al Green possui uma das vozes mais doces e fortes do R&B. Ídolo de gente como Lou Reed (ex- Velvet Underground), Brian Eno e Bryan Ferry (ex-Roxy Music) e Bono do U2. Aliás, basta ouvir "In a Little While", faixa de 2000 da banda para notar a semelhança. Inclusive, o U2 chegou a escrever uma "The First Time" para Green, que acabou não sendo utilizada por ele. A banda reescreveu a canção e a utilizou no álbum "Zooropa", de 1993.



12. "Debaser", Pixies 
Lançado em 22 de setembro de 1989. Faixa 1 de "Doolittle", 1989. 

Referencias: “Damaged Goods", Gang Of Four 

Curiosidade; Segundo o vocalista Black Francis (atual Frank Black), a faixa é inspirada no filme "Un Chien Andalou", que contou com a colaboração do pintor e artista surrealista
Salvador Dalí




11. “Lust For Life” Iggy Pop
Lançada em 29 de agosto de 1977, Faixa 1 de "Lust For Life", 1977.

Referências
: “You Can’t Hurry Love” The Supremes, “I’m Ready For Love” Martha & The Vandellas. 

Curiosidade: Apesar das óbvias similaridades com as duas canções citadas acima, essa faixa acabou inspirando duas outras lançadas anos depois; “Are You Gonna Be My Girl?”, dos australianos do Jet e “Selfish Jean” dos escoceses do Travis.

(Semana que vem, a parte 2)

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)