Discoteca Básica; 'Warehouse: Songs and Stories', Hüsker Dü (1990)




Discoteca Básica; 'Warehouse: Songs and Stories', Hüsker Dü (1990)


Uma grande banda que acaba antes da decadência e ainda faz uma obra-prima no último disco.Sonho de roqueiro obsessivo? Não,existiu o Hüsker Dü. Warehouse: Songs And Histories saiu em 1987. O Dü foi para turnê, o empresário (David Savoy, um daqueles caras que colocam a tranqueira no furgão) se matou, o trio de Saint Paul (Estados Unidos) descobriu que não se topava mais e o óbito chegou. Mas em Warehouse, eles mandam bala naquilo que, os Pixies souberam trabalhar depois - e que o Nirvana incorporou para se tornar a maior banda do mundo(em 1991,Bob Mould recusou o convite do então verdinho Kurt Cobain para produzir nevermind.Sobrou para Butch Vig).

Desde 1979, o Dü capitaneava a legião “vamos-lá-na-raça" do rock, independente.Os primeiros discos do trio formado por Bob Mould (guitarra, vocais), Grant Hart (bateria, vocais) e Greg Norton (baixo) não passavam de coices hardcore - em Land Speed Record (1981), seu álbum de estréia, eles executam dezessete canções em meros 26 minutos. Um dia o trio estalou que podia juntar barulho com sacada pop, coisa que outros nem sabiam (por preconceito, rebeldia ou falta de talento) que era possível. E acabou por entrar definitivamente na história do punk rock americano

O Hüsker Dü foi uma das primeiras bandas pós-punk americanas dos anos 80 a assinar com uma grande gravadora - o império Warner o capturou em 1986. Depois de soltarem o belo (e surpreendentemente otimista) Candy Apple Grey, Mould e Hart, abriram o registro para jorrar Warehouse.

  O som do LP, segundo álbum duplo da carreira do Hüsker Dü (o primeiro foi a obra de barulheira conceitual Zen Arcade), é de chorar, Paredes de guitarra mouldiana como reboco da cozinha firme de Norton e Hart, vocais humanos (de urros a sussurros) com harmonias bastardas dos Beatles. E coloridos de ritmo em que convivem valsa-punk ("She Floated Away"), 1-2-3-4 ramonesístico (a suprema "Could Vou Be The One") e rockabilly desnorteado (" Actual Condiction").

As letras seguram ainda mais. O Dü montou um mosaico da vida corriqueira: ansiedades, paixões em desenvolvimento e/ou mal resolvidas ("Could Vou Be The One", "Standing In The Rain", "Ice Cold Ice"), responsabilidades assumidas ("Charity, Chastity, Prudence And Hope"; desmoronamentos emocionais ("She Floated Away"), pequenas alegrias ("These Important Years"). 

Mould, homossexual discreto que se recusa a levantar bandeiras, tem sensibilidade para escrever feridas abertas que se aplicam a heteros, homos e pessoas que assistem a comerciais de facas Ginsu de madrugada. Basta prestar atenção no cenário descrito em "Standing In The Rain", que narra o fora levado por Mould num encontro - quem não passou por uma situação dessas? Hart não fica atrás. Com compositores desses, como a banda acabou?

Como? Não sei. Acabou. Mould formou e separou o Sugar no meio de sua carreira solo. Hart montou uma banda, Nova Mob, que entrou em parafuso e está só também. O bigodudo Greg Norton hoje é um mero chefe de cozinha depois que o Hüsker Dü passou a ter começo, meio e fim. 

Marcelo Orozco (Revista Bizz, (Edição 144,Julho de 1997) 

Tracklist;

1."These Important Years"
2."Charity, Chastity, Prudence, and Hope" 

3."Standing in the Rain" 
4."Back from Somewhere" 
5."Ice Cold Ice"
6."You're a Soldier"
7."Could You Be the One?"
8."Too Much Spice"
9."Friend, You've Got to Fall"
10."Visionary"
11."She Floated Away"
12."Bed of Nails"

13."Tell You Why Tomorrow"
14."It's Not Peculiar"
15."Actual Condition"
16."No Reservations"
17."Turn It Around"
18."She's a Woman (And Now He Is a Man)"
19."Up in the Air"
20."You Can Live at Home"


Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)