Música + Cinema; 'Velvet Goldmine' (1998)

 

'Velvet Goldmine'



Dirigido Por Todd Haynes

purpurina é o sal do rock. Sem ela, estaríamos até hoje escravos dos dinossauros progressivos da década de setenta. E essa ruptura se passou no meio dos anos setenta. Comandados por artistas como Marc Bolan, Lou Reed e Roxy Music, o chamado Glam Rock, só escancarou de vez o batom com David Bowie, e seu projeto com a banda Spiders from mars. Ali, mais uma vez, o underground encontrava o mainstream. Cocaína e homossexualismo demais fizeram Bowie vetar suas músicas no filme, que não conseguiu usar os nomes reais, criando um universo fictício, porém nítido, da década de setenta inglesa.
E realmente, Bowie, interpretádo por Jonh Rhys Meyers, abusa da trindade 'sexo/drogas/rock' que guiou e minou carreiras durante o período. O mais engraçado é que mesmo não tendo nenhuma de suas músicas executadas no filme, os clássicos não fazem a miníma falta! Ponto para o diretor.
O maior motivo da briga entre a produção e Bowie, foi como o envolvimento entre ele e Iggy Pop foi mostrado. Aqui rebatizado de Kurt Wyld e interpretado monstruosamente bem por Ewan McGregor, no seu último filme antes do estrelato de 'Star Wars'. O problema para Bowie, é que impossível desassociar as imagens que vemos na tela e o que aconteceu na verdade.
Guiado por uma trilha felicíssima, que incluí Thom Yorke e Johnny Greenwood, do Radiohead, músicos do Teenage Fanclub, Roxy Music e Shudder To Think, o filme flui como um musical psicodélico e sarcástico. E sem nenhum pudor...
Trailer; 
 

Curiosidades;
Elvis ou Bowie?: O ator Johnathan Rhys-Meyrs, que aqui faz uma versão exagerada de David Bowie, acabou mais adiante interpretando outro icone do Rock; Elvis Presley, no telefilme 'Elvis', de 2005 (mais informações aqui).
Homenagem secreta; O título original do filme seria 'Glitter Kids', porém, quando Bowie proibiu qualquer menção ao seu nome, o título foi alterado para 'Velvet Goldmine', que é uma de sua canções. Assim, a conexão de alguma forma seria mantida. 
A Trilha;
1. Brian Eno - Needle in the Camel's Eye
2. Shudder To Think - Hot Ones
3. Placebo - 20th Century Boy
4. The Venus In Furs - 2HB
5. Wylde Ratttz - T.V Eye
6. Shudder to Think - Ballad of Maxwell Demon
7. Grant Lee Buffalo - The Whole Shebang
8. The Venus In Furs - Ladytron
9. Pulp - We Are The Boys
10. Roxy Music - Virginia Plain
11. Teenage Fanclub & Donna Matthews - Personality Crisis
12. Lou Reed - Satellite Of Love
13. T-Rex - Diamond Meadows
14. Pual Kimble & Andy Mackay - Bitter's End
15. The Venus In Furs - Baby's On Fire
16. The Venus In Furs - Bitter-Sweet
17. Carter Burwell - Velvet Spacetime
18. The Venus In Furs - Tumbling Down
19. Steve Harley - Make Me Smile (Come Up and See Me)
Mais Informações; 
 
http://www.imdb.com/title/tt0120879/

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

As Favoritas de... Black Francis (Pixies)