O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Debut', Björk (1993)


O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Debut', Björk (1993)

Foto e Design por Jean-Baptiste Mondino

Apesar de uma pessoa naturalmente estranha, corajosa e estilosa, Björk não titubeou em se colocar de maneira extremamente pessoal na sua estréia solo, 'Debut', de 1993, após deixar o grupo Sugarcubes no início daquela década. Ela se preocupou, principalmente, com o estilo da foto. Por isso, chamou a fashion designer número um de Londres na época, Judy Blame, e o fotógrafo de moda mais badalado da década, Jean-Baptiste Mondino, para definitivamente sair da gelada Islândia, sua terra natal, e abraçar a cultura da música eletrônica da época. 

O álbum, que teve a produção hipercontemporânea do produor Nellee Hooper, que trabalhava com o Massive Attack na época, tinha participação de quase todo mundo que importava no universo musical da época. Ela, definitivamente, queria deixar de ser a eterna menininha islandesa. Pra quem não sabe, Björk era uma estrela mirim na infância.


Não havia na época artista mais conectada com o mundo da moda e que, no caminho inverso, inspirava os designers por toda a Europa. Eram dela a maioria das trilhas de desfiles de gente como Alexander McQueen, entre outros.

Os reflexos deste primeiro álbum foram imediatos em sua carreira; Madonna encomendou um música que acabou sendo o título de seu álbum, 'Bedtime Stories' e Björk foi convidada pelo U2 a abrir alguns shows da monstruosa turnê 'Zoo TV', em 1993

Após essa fase, Björk enveredou cada vez mais ao experimentalismo eletrônico e ainda hoje é uma artista única na fauna dos bons sons.


Curiosidade; Na graphic novel 'O Reino do Amanhã', escrita por Mark Waid e desenhada pelo mago dos quadrinhos ultrarealistas Alex Ross, Björk faz duas pequenas participações que envolvem seu álbum de estréia e, principalmente, sua arte gráfica; Fã declarado da islandesa, o desenhista a cantora em duas cenas da história; Primeiro, a capa do disco está escondida no fundo como poster em uma parede (página 21, quadro 3), e em outro momento, vemos o rosto de Björk como uma das pessoas maravilhadas com o reaparecimento do Superman (página 41, quadros 1 e 4). Para saber mais sobre essa clássica HQ, clique aqui.




Mais informações;

Postagens mais visitadas deste blog

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST MP3 Download)

As Favoritas de... Eddie Vedder (Pearl Jam)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)