Música + Cinema; 'O Lixo e a Fúria - Um Filme sobre os Sex Pistols', de Julian Temple (2000)


Música + Cinema; 'O Lixo e a Fúria - Um Filme sobre os Sex Pistols', de Julian Temple (2000) (Documentário Online, Legendado)


Tá certo. Todo mundo sabe quem foram os Sex Pistols. E muito já foi falado sobre o documentário O Lixo e a FúriaEntão, por que apesar de tudo isso, o documentário do cineasta Julien Temple  é um programa obrigatório pra quem viu, não viu, conhece, não conhece, tem ideia ou não tá nem aí pra quem foram aqueles quatro trombadinhas nascidos na classe operária londrina? Exatamente porque, melhor que muito filmeco em cartaz, conta no seu enredo com quatro moleques (cinco com a entrada de um tal de Sid Vicious), com a alta estima lá em baixo, desprovidos de qualquer perspectiva - empurrados mais pro buraco por um estado caótico, desgastado, de miseráveis desempregados -, que subitamente, de forma bem simples, revolucionaram o mercado musical da época e catapultaram a palavra punk para todo o planeta.

O Lixo e A Fúria desfere seus primeiros embates com um pequeno preâmbulo do estado em que se encontrava a Inglaterra em pleno governo trabalhista: greves, caos, tumultos, desemprego em massa, racismo e tudo de pior que você possa imaginar. Um cenário perfeito para Johnny RottenSteve JonesPaul Cook e Glen Matlock catarem seus instrumentos roubados e iniciarem, com o empurrãozinho do falastrão empresário e estilista de plantão Malcon McLaren, a banda que conseguiu juntar música, marketing pessoal e uma baita atitude.



Com imagens fantásticas, tomadas inéditas, entrevistas recentes, colagens e edição bem ágil, o filme é um deleite para os amantes da banda. A hilária participação do Pistols no programa inglês de grande audiência Today, em que Steve Jones, sem saber aonde estava de tão bêbado, quase parte pra porrada com o apresentador - isso depois de proferir palavrões à vontade -, o famoso show no rio Tâmisa no dia do Jubileu da Rainha, quando God Save the Queen foi vomitada pela primeira vez ao vivo, os vai e vens com as gravadoras (com direito a grande comitivas à frente do palácio de Buckingham), até a turnê final pela América do Norte, que culminou com um último show em que Joãozinho Podre, cansado de tudo e todos, decide cantar uma só música (não por acaso No Fun) são algumas das mais excitantes passagens da história do rock.

Não bastasse, imagens raríssimas de uma entrevista com Sid Vicious em que o figura, caindo de sono, loucura e levando a tira colo sua Courtney Love da época, Nancy Spurgen, não consegue concatenar uma frase se quer. Assistir a O Lixo e a Fúria provocará o mesmo efeito que escutar pela enésima vez Never Mind The Bollocks, o clássico álbum dos Pistols. Impossível não se empolgar com aqueles acordes toscos, sabidos de cor, mas que sempre fazem do mundo, um lugar mais legal pra se viver.

O Trailer;


Curiosidade; Julian Temple dirigiu outros dois filmes sobre os pistols. O primeiro foi ainda em 79, no auge do final do Punk Rock, com 'The Great Rock'n'Roll Swindle', e o segundo em 2008, 'There'll Always Been An England'. 



A Trilha;

Tracklist;



  1. "God Save the Queen (Symphony)" - The Sex Pistols
  2. "Shang-A-Lang" – Bay City Rollers
  3. "Pictures of Lily" – The Who
  4. "Virginia Plain" – Roxy Music
  5. "School's Out" – Alice Cooper
  6. "Skinhead Moonstomp" – Symarip
  7. "Glass of Champagne" – Sailor
  8. "Through My Eyes" – The Creation
  9. "The Jean Genie" – David Bowie
  10. "I'm Eighteen" – Alice Cooper
  11. "Submission" - The Sex Pistols
  12. "Don't Gimme No Lip Child" - Dave Berry
  13. "What'cha Gonna Do About It" - Dorys Troy
  14. "Road Runner" (Live) - Jonathan Richman & The Modern Lovers
  15. "Substitute" - The Who
  16. "Seventeen" - The Sex Pistols
  17. "Way Over In Dub" - Tapper Zukie
  18. "Looking For a Kiss" - The New York Dolls
  19. "No Fun" - The Stooges



Mais informações;


http://en.wikipedia.org/wiki/The_Filth_and_the_Fury#Soundtrack

This entry was posted on 12 de jan de 2017 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply