Postagens

Favoritos da Casa; Garbage (Madison, US)

Imagem
Favoritos da Casa; Garbage (Madison, US) Bem antes do início do Garbage, os quatro integrantes da banda já tinham uma vasta experiência na música. Butch Vig, o baterista, foi o que obteve a maior notoriedade, como produtor de alguns dos maiores clássicos da década de 90 (Nevermind do Nirvana, Siamese Dream do Smashing Pumpkins e Dirty do Sonic Youth, para citar apenas três). Steve Marker e Duke Erikson também eram produtores e a escocesa Shirley Manson era vocalista da banda Angelfish. No fim da década de 80, os amigos de longa data Butch e Duke, que moravam em Madison (Wiscousin), montaram um pequeno estúdio onde produziam bandas de rock alternativo e hardcore. No tempo livre entre as gravações eles trabalham em suas próprias músicas na banda Spooner (Butch na bateria e Duke na guitarra). Marker estudava na University of Wiscousin, onde conheceu Butch e se tornou um fã do Spooner. Mais tarde, ele também se tornou um produtor musical. Após o final do Spooner, Duke, B

Disco(s) da Semana; 'Da Lama Ao Caos' (1994) e 'Afrociberdelia' (1996), Chico Science & Nação Zumbi

Imagem
Disco(s) da Semana; 'Da Lama Ao Caos' (1994) e 'Afrociberdelia' (1996), Chico Science & Nação Zumbi: A banda iniciou, ao lado do Mundo Livre S/A, o chamado 'Movimento Mangue Bit', em Recife em meados de 93. E entre cervejas e viagens sobre cultura pop, o primeiro rebento do manifesto veio com uma série de textos, de idéias meio Willian Burroughs, meio Beatnik, uma viagem misturando eletrônica e barro, antenas parabólicas e feiras populares. Mas, isso era motivo para tanto alarde? Bom, se você olhar para o outro ponto zero do chamado movimento, o disco 'Samba Esquema Noise', do Mundo Livre, 'Da Lama Ao Caos' é menos pop, mais contemporâneo, modernoso e preocupado em ser uma novidade. Enquanto Fred 04 formatavam seu som numa mistura de MPB, de Jorge Ben, com rock e ritmos nordestinos, A Nação já nasceu do mundo; Os vocais de embolada remetem ao hip hop e as batidas de maracatu ao transe do drum n' bass. Mesmo com alguma preocu

Desconstruindo o Pop! Playlist # 18 : 'Dancing Like a Robot From 1984'

Imagem
Descobstruindo o Pop! Playlist # 18 : 'Dancing Like a Robot From 1984'

Música para sentir; 'I Want You', Marvin Gaye (1976)

Imagem
  Música para sentir; 'I Want You', Marvin Gaye (1979) Estar solitariamente acompanhado. A solidão é a mais perfeita demonstração da busca sem resultado. Explico; Busca-se companhia num sábado á noite, mas o que se consegue, é uma mesa cheia de gente que, nem sempre, entende o que você diz. Busca-se  entretenimento  social (banda, amigos para ir no cinema,  vícios  em comum com alguém), e o que encontramos, é compaixão pelos necessitados  psicologicamente . Busca-se sexo, não, carinho... NÃAAO... toque, e o que se consegue é o constrangimento por termos tentado... "Nossa, mas esse cara deve ser feio pra caramba... Chato, mala, que ninguém aguenta... Sem assunto, duro e sem perspectiva de melhora...". Não diria tudo isso, mas só de pensar á respeito, me torna sensível a coisas que passam despercebido pelos outros. Por quanto tempo você aguenta ouvir uma mulher falando? Sim, porque ou você já não aguenta mais as abobrinhas, ou está apaixonado por el

As Favoritas de... Kurt Cobain (Nirvana)

Imagem
As Favoritas de... Kurt Cobain (Nirvana) Há alguns anos foi publicado um livro com os diários de Kurt Cobain chamado 'Journals', nele, ele listou seus cinquenta álbums preferidos. Vamos a lista; Iggy & the Stooges - Raw Power (1973) Pixies - Surfer Rosa (1988) The Breeders - Pod (1990) The Vaselines - Dying for It (1988) The Shaggs - Philosophy of the World (1969) Fang - Landshark (1982) MDC - Millions of Dead Cops (1981) Scratch Acid - Scratch Acid (1984) Saccharine Trust - Paganicons (1981) Butthole Surfers - Pee Pee the Sailor (1983) Black Flag - My War (1984) Bad Brains - Rock for Light (1983) Gang of Four - Entertainment! (1979) Sex Pistols - Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols (1977) The Frogs - It's Only Right and Natural (1989) PJ Harvey - Dry (1992) Sonic Youth - Daydream Nation (1988) The Knack - Get the Knack (1979) The Saints - Know Your Product (1978) K

Discoteca Básica; 'Nuggets: Original Artyfacts From the First Psychedelic Era 1965–1968' (1972)

Imagem
Discoteca Básica; 'Nuggets: Original Artyfacts From the First Psychedelic Era 1965–1968' (1972)   Não é costume uma coletânea constar desta seção. Só que Nuggets... é uma honrosa exceção. O disco, compilado e idealizado por Lenny Kaye (crítico de rock e ex-marido e guitarrista do grupo de Patti Smith), virou sinônimo de determinado tipo de música e atitude, chamando a atenção para um importante extrato da cultura pop americana do anos 60 - as bandas de garagem. Kaye foi audacioso ao lançar o disco. Em 72, frescura e pretensão alcançavam o ponto máximo no rock. Então, por que "levantar a bola" de grupos imitadores, barulhentos, cujas canções mal chegaram às paradas? Bom, aí estava a graça. Desde seu começo, o rock foi anti-social e espontâneo. Ninguém fez isso melhor do que estas bandas. E ponto final. No meio do anos 60, qualquer bando de garotos suburbanos americanos achava que poderia competir com a "invasão britânica". Deixavam os

Discotéca Básica; 'Superfly', Curtis Mayfield (1972)

Imagem
Discotéca Básica; 'Superfly', Curtis Mayfield (1972) No início dos anos 70, cantar soul music nos dream teams da Motown, da Atlantic ou da Stax (gravadoras que, na época, dominavam o filão do pop negro) já garantia cinquento por cento de chances de se fazer sucesso. Curtis Mayfield não tinha contrato com nenhuma delas, mas não estava nem aí. Depois de passar 13 anos com o grupo vocal The Impressions, compondo hits como "People Get Ready" e "Keep On Pushin"', o soulman de Chicago achou que já era tempo de apostar no próprio taco. Fundou um selo, o Curtom Records. e largou o velho grupo. Em fevereiro de 197 chegava às lojas Curtis, seu primeiro álbum solo. O público respondeu bem, abrindo caminho para Curtis Live.' (1971) e Roots (1972), álbuns que solidificaram a alternativa de Mayfield ao já estabelecido padrão sonoro da Motown. Suas letras, recheadas de temas ainda polêmicos, como racismo, paz e ecologia, produziam um contraste pe

Músicas para salvar a sua vida; 'She's Leaving Home', The Beatles (1967)

Imagem
Músicas para salvar a sua vida; 'She's Leaving Home', The Beatles (1967) No dia 7 de dezembro de 1963, os Beatles participaram como jurados do “Juke Box Jury”, um programa de discos realizado pela BBC TV. Num dos quadros, 4 garotas imitavam e dublavam a cantora Brenda Lee. Paul ficou encarregado de escolher a melhor e optou pela número 4. Três anos depois, Paul McCartney leu um artigo no Jornal londrino “Daily Mirror” sobre uma menina de 17 anos que havia fugido de casa e como ele sempre tivera um bom relacionamento com seus pais, a estória o tocou. À procura de sociedades alternativas, jovens deixando o lar e abandonando uma educação formal eram relativamente comuns a partir de 1967. Da frase “I can’t imagine why she should run away, she has everything here.” proferida pelo pai da menina no artigo, Paul escreveu “we gave her everything money could buy”. A menina se chamava Melanie Coe. A maior distinção entre sua historia pessoal e a da canção, é que e