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Músicas para salvar a sua vida; 'A Change Is Gonna Come', Sam Cooke (1964)

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Músicas para salvar a sua vida; 'A Change Is Gonna Come', Sam Cooke (1964) Faixa 1 do lado B do álbum 'Ain't That Good News'. Lançado em 22 de dezembro de 1964. Composta por Sam Cooke. Produzida por Hugo Perretti e Luigi Creatore. Em  1963, Sam Cooke, o primeiro grande nome da Soul Music americana, ouviu uma música que o inspirou e o perturbou profundamente ao mesmo tempo; 'Blowin' In The Wind', de Bob Dylan. O que chamou a atenção de Cooke, um então bem-sucedido artista pop, foi o desafio implícito no hino social de Dylan; 'Como um branco escreve uma coisa dessas sobre o que o povo negro passa?', indagou. Sua resposta foi 'A Change Is Gonna Come', gravada em janeiro de 1964, com um suntuoso arranjo de orquestra. Escrita em primeira pessoa, a faixa se tornaria a mais pessoal de toda a sua carreira, retratando as experiências que precederam sua criação; O ocorrido em outubro do ano anterior, Cooke e sua equip

Discoteca Básica; 'Doolittle', Pixies (1989)

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Discoteca Básica; 'Doolittle', Pixies (1989) A confissão de Kurt Cobain bate com o depoimento de outro monstro sagrado. David Bowie: "Fiquei puto quando escutei Nevermind pela primeira vez. A dinâmica das músicas era totalmente roubada dos Pixies!" Essa genial brincadeira não é invenção do cantor e guitarrista Charles Michael Kitteridge Thompson IV. Indubitavelmente, porém, foi o quarteto que ele fundou em Boston, há onze anos, que a elevou ao status de arte pop. Filho de pentecostais, Charles - ou Black Francis, como assinava na época - era um gordinho esquisito que amava Hüsker Dü (outra influência decisiva do Nirvana), ficção científica e a língua espanhola (fez intercâmbio em Porto Rico). Quando se juntou ao guitarrista Joey Santiago (filipino de nascimento), à baixista Kim Deal e ao baterista David Lovering para formar o Pixies, finalmente conseguiu botar pra fora a confusão reprimida que insistia em gargalhar além de seu subconsciente.  Há q

Shows Completos; R.E.M., Ao vivo no Rockpalast Festivival, Zeche, Bochum, Alemanha - 02/10/1985

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Shows Completos; R.E.M., Ao vivo no Rockpalast Festivival, Zeche, Bochum, Alemanha -  02/10/1985 Set list; 0:01:22  - Feeling Gravitys Pull 0:06:07  - Harborcoat 0:10:00  - Sitting Still 0:13:20  - Maps and Legends 0:16:47  - Fall On Me 0:19:46  - Green Grow the Rushes 0:23:44  - Driver 8 0:27:34  - Hyena 0:30:36  - So.Central Rain 0:34:42  - Have You Ever Seen the Rain? 0:37:30  - Can't Get There From Here 0:41:30  - King of the Road 0:42:49  - Seven Chinese Brothers 0:47:05  - Auctioneer (Another Engine) 0:50:17  - Old Man Kensey 0:54:25  - Little America (Big Little USA) 0:57:15  - Pretty Persuasion

Desconstruindo o Pop! Playlist 26; 'The thoughts of a fool's kind of careless I'm just a fool waiting on the wrong block'

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Desconstruindo o Pop! Playlist # 26; 'The thoughts of a fool's kind of careless I'm just a fool waiting on the wrong block'

O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Heroes', David Bowie (1977)

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 O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Heroes', David Bowie  Design e Fotografia por Masayoshi Sukita Tanto musicalmente quanto visualmente , este segundo álbum da famosa 'trilogia de Berlim' de David Bowie mostra claramente a influência do Krautrock e da música eletrônica alemã ( incluindo até mesmo uma faixa intitulada " V-2 Schneider " como um tributo ao Kraftwerk de Florian Schneider) . Sabe- se que foi inspirada pela pintura do artista alemão Erich Heckel (intitulado " Roquairol ").   A pose estranha e mecânica de Bowie na capa se encaixa perfeitamente no clima do álbum : Sugere uma dialética entre o coração e a mente, e nquanto os olhos do artista evocam os de um robô. Ainda na parte visual, o vídeo feito para a faixa-título é um dos mais simples e intensos já feitos. Como se a foto toma-se vida, um alienígena direto do espaço canta sobre o amor em tempos frios. No s

Disco da Semana; 'Sonic Highways', Foo Fighters (2014)

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Disco da Semana; 'Sonic Highways', Foo Fighters (2014) Após o maior êxito da carreira do Foo Fighters, seria natural que o grupo, que nunca escondeu suas grandes aspirações no cenário mundial, trabalhasse com um passo adiante no lançamento seguinte. "Sonic Highways", que chegou ao público nesta segunda-feira (10) em todo o mundo, não escondeu essa pretensão. O disco, conceitual, contém oito músicas, cada uma gravada em uma cidade diferente dos Estados Unidos: Chicago, Washington D.C., Nashville, Austin, Los Angeles, New Orleans, Seattle e Nova Iorque. O álbum é acompanhado de um documentário em série, "Foo Fighters: Sonic Highways", que mostra todo o processo de gravação. Em um trabalho praticamente antropológico, Grohl e companhia pesquisaram a história de cada município e tentaram imprimir um pouco dos locais nas composições - mais nas letras, menos nas melodias. "Sonic Highways" mostra o momento mais sofisticado do Foo

Discoteca Básica; 'The Queen Is Dead', The Smiths (1986)

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Discoteca Básica; 'The Queen Is Dead', The Smiths (1986) TaIvez ainda seja cedo demais para avaliar o verdadeiro impacto dos Smiths na história do rock' n 'roIl e da cultura pop. Poucas vezes foi tão rápido e fácil conquistar a adulação simultânea de público e crítica, pelo menos na velha Grã-Bretanha. E as primeiras manifestações mágicas da parceria Morrissey/Marr - singles preciosos como "Hand In Glove" e "What Difference Does It Make?" - já chegaram com sabor de clássicos instantâneos. Por outro lado, não é nada fácil encontrar traços de suas influências na atual geração de bandas ... Os Smiths foram o último suspiro de originalidade no rock britânico, a última banda relevante da explosão indie e  o último legado da linhagem de Manchester que havia dado Buzzcocks e Joy Division. Seus verdadeiros trunfos estavam em suas excentricidades: conseguiram soar ao mesmo tempo extremamente punk e pop, sem contar o homoerotismo celibatári

MÚSICA + CINEMA; 'Control - A História de Ian Curtis' ('Control', 2007)

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Música + Cinema; 'Control - A História de Ian Curtis' ('Control', 2007)  Dirigido por Anton Corbijn Os últimos anos da vida de Ian Curtis (Sam Riley), vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos. O cinema adora alguém que possa transformar em mártir. De heróis da história antiga a revolucionários contemporâneos, essas figuras são recorrentes. Melhor ainda se forem artistas, atormentados e morreram jovens. De Sylvia Plath a Kurt Cobain todos já ganharam sua cinebiografia. Por isso é de se estranhar a demora para surgir uma ficção sobre Ian Curtis, líder da banda Joy Division, que se matou aos 23 anos em 1980, pouco

Discoteca Básica; 'Pérola Negra', Luiz Melodia (1973)

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Discoteca Básica; 'Pérola Negra', Luiz Melodia (1973) Algumas vidas se revelam como nota de rodapé, a sombra, o apêndice de um único gesto da juventude. Por mais que um artista queira se subtrair do estigma, este se impõe contra a vontade do criador, como letra marcada a feno. Aos 46 anos de idade, o compositor e cantor carioca Luiz Melodia tenta esquecer em que ano estamos - exatamente como nos versos de "Pérola Negra". a faixa-título do seu primeiro LR de 1973. Houvesse ele abandonado a carreira para virar contrabandista na África, como o poeta Arthur Rimbaud (outro maldito pelos feitos juvenis), ainda assim seria lembrado por causa de Pérola Negra. Estacou ali, aos 23 anos, num ano que todo mundo já esqueceu, salvo ele. Melodia extraiu material do Estácio, bairro-berço do samba clássico, cuja forma foi fixada em 1931 pelos bambas do local, como Ismael Silva. Bide, Balaco e Brancura. Seu pai, o violonista Osvaldo Melodia, freqüentava a roda de bambas, e

Disco da Semana; 'The Hope Six Demolition Project', PJ Harvey (2016)

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Disco da Semana; 'The Hope Six Demolition Project', PJ Harvey (2016) Em seus primeiros álbuns, Polly Jean Harvey queria nos passar uma sensação autobiográfica, o som de uma jovem mulher derrubando portas portas para assumir o patriarcado, demarcando sua visão pessoal sobre o feminismo, e expressando uma desaprovação furiosa das expectativas quanto a como uma mulher tem  que agir, pensar e sentir. Ultimamente, seus álbuns têm se expandido para fora, para contar histórias. Ou 'a' história. Visões e estudos sobre violência, guerra e pobreza. Seu álbum anterior, "Let England Shake", explorou a carnificina psíquica que a primeira guerra mundial proporcionou a sua Inglaterra natal. Já o novo álbum, 'The Hope Six Demolition Project', é praticamente um documentário poético jornalístico sobre relatos  e experiências sobre três lugares específicos;  Kosovo, Afeganistão e Washington, DC. E o que ela conseguiu foi um dos melhores discos de prote