Postagens

Discoteca Básica; 'Expresso 2222', Gilberto Gil (1972)

Imagem
Discoteca Básica; 'Expresso 2222', Gilberto Gil (1972)   Quando começou a circular o Expresso 2222 , em 72, a luz no fim do túnel era a locomotiva da ditadura vindo em sentido contrário. Como Caetano, Gilberto Gil voltava de um exílio de dois anos em Londres, após uma prisão arbitrária, e recomeçava a carreira a todo o vapor unindo as duas pontas básicas do ideário tropicalista. De um lado, o regionalismo fundador da tosca & revolucionária Banda De Pífanos De Caruaru ("Pipoca Moderna"). De outro, uma canção do exílio universalista, "Back In Bahia", que ao invés de palmeiras e sabiás, planta Celly Campelo e um velho baú de prata. Entre os extremos dessa arqueologia há espaço para o nordeste agreste de João do Vale (mais Ayres Viana e Alventino Cavalcanti), turbinado por guitarras em "O Canto Da Ema" e a parábola da contaminação cultural, do repertório de Jackson do Pandeiro, "Chiclete Com Banana". A que fala em samba/r

Shows Completos; Bruce Springsteen & The E-Street Band, Ao Vivo no Parc De La Courneuve, Paris, França - 29-06-1985

Imagem
Shows Completos; Bruce Springsteen & The E-Street Band, Ao Vivo no Parc De La Courneuve, Paris, França - 29-06-1985; Em 2013, finalmente Bruce Springsteen e sua E-Street Band vieram ao Brasil para dois shows que vão ficar na memória até de quem só ouviu falar. Porém, ele nunca teve um público grande no país. E depois das apresentações, muitos 'não-convertidos', se viram obrigados a dar o braço a torcer e reverenciá-lo incondicionalmente. Este show de 1985, faz parte da turnê do álbum 'Born In The USA', que foi tocado no Rio de Janeiro na íntegra. São três (?!?!) horas de um set list absurdamente feliz, que além de vários clássicos pessoais, ainda, como sempre, inclui covers de Elvis  e uma 'Twist & Shout' para deixar um sorriso de orelha a orelha. Confira; Set List: Born In The USA Badlands Out In The Street Johnny 99 Atlantic City Shut Out The Light The River Working On The Highway Trapped Darlington County Glory Days The

Música para Sentir; 'All Is Love', Karen O. & The Kidz (2009)

Imagem
Música para Sentir; 'All Is Love', Karen O. & The Kidz (2009) Comecei a me entender melhor. Uma historia infantil  para adultos. Um garoto. Sua vida se dividia em brincar sozinho montando um exército imaginário onde descontava suas injúrias proporcionadas pela solidão contra a necessidade de atenção da  mãe quando estava com ele. Não era diferente. Na verdade ele é como a maioria das crianças carentes e solitárias. Filhos criados por avós ou babas ou pior pelos irmãos mais velhos, pensamos quando criança em ser adultos e quando somos adultos queremos voltar a ser criança, confuso né? A verdade é uma só, sempre procuramos respostas de como conduzir a vida, e esquecemos que não temos respostas concretas para seguir em frente. E com Max não foi diferente... A adolescência apresenta um egocentrismo que se não cuidarmos podem virar sérios problemas na vida adulta. Uma viagem alucinante para um país habitado por monstros que viviam deb

Discoteca Básica; 'The Best of Blondie', Blondie (1981)

Imagem
Discoteca Básica; 'The Best of Blondie', Blondie (1981) Mais que um dos pioneiros da cena punk nova-iorquina, o Blondie poderia ser lembrado como o grupo "da" Blondie, aquela loira - falsa - que construiu um mito maior que muitas das originais: Debbie Harry. Seria injusto não ressaltar o trabalho de seu companheiro, guitarrista e diretor musical do sexteto, Chris Stein, bem como o do tecladista Jimmy Destri e do baterista Clem Burke, mas a coisa sempre girou em torno do carisma de Debbie. Nascida Deborah Ann em Miami, de pais desconhecidos, ela foi adotada pelo casal Harry e cresceu em Nova Jersey. Em 66, aos 21 anos, estrearia com a banda Tri Angels e um ano depois teve a confirmação espiritual definitiva de sua tendência para o palco ao assistir à expiação musical de Janis Joplin no teatro Anderson, de Nova York. Chegou a gravar um álbum em 68, com o grupo de folk rock Wind In The Willows, mas precisou diversificar suas atividades - foi garçonete d

Descostruindo o Pop! Playlist # 24; 'Don't Try To Wake Me In The Morning...'

Imagem
Descostruindo o Pop! Playlist # 24; 'Don't Try To Wake Me In The Morning...'

Videodrome; 'The Hardest Button To Button', The White Stripes (2005)

Imagem
Videodrome; 'The Hardest Button To Button', The White Stripes (2005) Dirigido por Michel Gondry Um dos vários vídeos dos White Stripes dirigidos por Michel Gondry (incluindo 'Fell In Love With a Girl', que brincava com a imagem da banda e os brinquedos Lego), "The Hardest Botão para Button" implanta uma forma de animação em stop-motion live-action para transformar os instrumentos da banda em seres semi-autônomos. Clones de Meg e conjuntos de percussão marcham através de Nova Iorque; Jack e seu equipamento replicam-se e se amontoam uns nos outros. O vídeo é artesanato puro, confeccionado a mão. Um casamento perfeito. Mais informações; en. wikipedia .org/ wiki /The_ White _ Stripes en. wikipedia .org/ wiki / Michel _ Gondry

Música para Sentir; 'Cangote', Céu (2010)

Imagem
Música para Sentir; 'Cangote', Céu (2010) Acordei cansado... Olho para o lado e te vejo ali... Deitada... Dormindo enquanto sonha algo lindo. Inexplicável. Um suspiro profundo e vagaroso. Delicioso. Não quero sair daqui. Nem me mudar pra outra casa. Quero venerar o tempero. Respirar o sossego. Fugir pra dentro. Devagar. Quero isso rápido. Não demore pra começar a demorar. Corra pra conseguir me desligar. Minha cabeça nos seus ombros. Minha mão nas suas costas... Minha casa é aqui. Não precisamos explicar. Aonde estarei daqui de dentro, enquanto meu tempo não passa. Seguro por você estar ai fora. Vamos nos espreguiçar juntos. Existe amor maior que esse? E não dói.

Discoteca Básica; 'The Lamb Lies Down on Broadway', Genesis (1974)

Imagem
Discoteca Básica; 'The Lamb Lies Down on Broadway', Genesis (1974) Esta é a terceira vez que um grupo progressivo "clássico" chega à Discoteca Básica. Por mais controversa que seja a posição deste "movimento" dentro da história do rock, ele marcou seus tentos. "The Lamb Lies Down On Broadway" faz parte do score favorável ao time dos dinossauros. Antes de "The Lamb...", o Genesis já havia superado sua imagem de mera college band inglesa dos anos 70 com "Nursery Crime", em que estabeleceu as coordenadas de seu estilo particular a partir da formação mais consistente do grupo - Peter Gabriel (voz, letras), Steve Hackett (guitarra), Phil Collins (bateria), Michael Rutherford (baixo) e Tony Banks (teclados). Este estilo, para quem gosta de etiquetas, carregaria sem problemas a marca de "rock programático", ou seja, uma música de intenções pop inspirada por uma idéia não-musical, uma espécie de descrição de

Favoritos da Casa; Echo & The Bunnymen (Liverpool, Inglaterra)

Imagem
Favoritos da Casa; Echo & The Bunnymen (Liverpool, Inglaterra) 'Eco e os Homens-Coelho' Sem explicação. 'Estúpido como alguns outros sugeridos por um amigo nosso' como atestou o guitarrista Will Sargent. O Echo & The Bunnymen (o 'clássico', á saber, foi; além de Sargent é; Ian McCulloch nos vocais, Pete de Freitas, na bateria e Les Pattison no baixo )é uma das mais importantes bandas surgidas nos 80. Sob a influência de David Bowie, Velvet Underground e The Doors, filtravam o Blues rock e o psicodelismo através do Punk Inglês. Ian McCulloch, vocalista, letrista e 'polemizador' da banda, era uma espécie de precursor dos irmãos Gallagher nos bons tempos do Oasis; Ganhou o apelido de 'Mac The Mouth' ('Mac a Boca') pelas polêmicas declarações, seguindos os passos publicitários de John Lennon. Se auto-proclamavam a maior banda do mundo. Tsc, bobagem. O Echo era, e ainda é, e muito dignamente, uma pu

Música + Cinema; 'Os EUA VS. John Lennon' (The U.S. VS. John Lennon, 2006)

Imagem
Música + Cinema; 'Os EUA VS. John Lennon' (USA VS. John Lennon, 2006)  Dirigido por David Leaf e John Scheinfield. É impossível falar na história da música popular no século XX sem falar em John Lennon (1940-1980) e no legado de sua obra com os Beatles e em carreira solo. Mas este documentário aborda uma outra faceta memorável de John: sua vida como ativista político. Entre as décadas de 1960 e 1970 usou sua influência (e sua arte) para contestar as ações do governo dos Estados Unidos, principalmente no que se referia a Guerra do Vietnã. O músico se aliou a líderes de esquerda, passou a apoiar o Movimento dos Panteras Negras e bateu de frente com o presidente Richard Nixon. Lennon chegou a ser perseguido pelo FBI e expulso dos EUA por quase dois anos, mas se manteve fiel às suas convicções   sem nunca deixar de pedir uma chance para paz. Os EUA X John Lennon” é um filme essencial para contextualizar um dos fenômenos pop mais importantes do século XX: John L

Shows Completos; The Killers, ao vivo no T in the Park 2013 - Escócia, UK

Imagem
Shows Completos; The Killers, ao vivo no T in the Park 2013 - Escócia, UK Umas das bandas mais amadas e ao mesmo tempo odiadas do Pop Rock atual, o Killer é herdeiro direto da sonoridade de bandas grandes, como U2 e Queen Desavergonhadamente, fazem músicas para grandes multidões cantarem em uníssono, alto e intenso. Em 2013, a banda  fez um dos shows mais celebrados do festival T in the Park, na Escócia. Confira o set list e o vídeo com o show completo. Set List (Clique no link para ir direto na faixa) 1.- Somebody told me. 00:00 2.- Spaceman 03:21 3.- The way it was 08:50 4.- Smile like you mean it 15:23 5.- Human (piano) + Bling 20:50 6.- Shadowplay 26:05 7.- Miss Atomic Bomb 30:20 8.- Human 35:21 9.- I think we are alone (cover) 39:21 10.- For reasons unknown 43:10 11.- From here on out 46:46 12.- A dustland fairytale 54:59 13.- Side (Travis cover) 59:26 14.- Read my mind 1:02:18 15.- Runaways 1:06:42 16.- Al these things that i`ve done 1:11:34

Discoteca Básica; 'Lóki', Arnaldo Baptista (1974)

Imagem
Discoteca Básica; 'Lóki', Arnaldo Baptista (1974)  No pop brasileiro, são raros os que driblaram a barreira linguística e edificaram trabalhos fundamentais. Em meio às síndromes progressivas, à invasão da Nordésia e do "rockão pauleira", no início de 74, o LP em questão surgiu não apenas como antídoto a essas tendências, mas também como uma obra única e radical do rock brasileiro. Gravado em terríveis condições emocionais - Arnaldo havia perdido Rita Lee para sempre -, após sua saída dos Mutantes, o disco conta, além da participação de três ex-integrantes (o baterista Dinho, o baixista Liminha e Rita nos backing-vocals), com arranjos de Rogério Duprat. A gravação feita às pressas proporcionou um punch inigualável e, dado seu estado emocional, Loki? acabou por ser o maior tratado existencial do rock brasileiro, algo digno do desespero suicida da nouvelle vague, da dolorosa raiva incontida dos angry young men ingleses e de poetas visionários que enxer

Música + Livros; 'Como a Música Ficou Grátis', de Stephen Witt

Imagem
Música + Livros; 'Como a Música Ficou Grátis', de Stephen Witt  Para qualquer devoto da música, os últimos 15 anos tiveram uma influência única. Se antes era preciso garimpar sebos e lojas em geral atrás daquele disco, seja em vinil ou CD, a última década e meia instituiu uma liberdade incrível. Com apenas alguns cliques, em casa mesmo, não se tinha mais um ou dois álbuns, mas a discografia completa de quem você quisesse. E tudo isso sem consumir preciosos espaço em armários e estantes. Mais do que uma revolução de mídia – que passou a ser irrelevante com o surgimento do MP3 -, a “geração do download” viveu uma mudança de paradigma no consumo de cultura. Em  “Como a Música Ficou Grátis” ,  Stephen Witt  traz três personagens cujas histórias acontecem paralelas, mas que se encontram contextualmente ao longo da leitura.  A primeira é de  Karlheinz Brandeburg , criador do MP3; A segunda é de  Bennie Glover , funcionário da fábrica de CDs da PolyGram  em Kings Mountain,