Desconstruindo o Pop! 10 artistas que você deveria conhecer




Boogarins (Goiânia, Brasil)

'Ah, eu não gosto de bandas novas... Brasileiras então? Nem pensar!'

Se esse é seu pensamento, pare de ler agora.

'Ah, não gosto de bandas que cantam em português'.

Pensa assim também, vá embora bem rápido então.

Uma das coisas que está matando a criatividade e a música não é a internet, ou o preço das coisas ou o Ed Motta. O que está matando a música é a preguiça intelectual da maioria e, no Brasil, isso é básico. Brasileiro que ver e ouvir as mesmas coisas o tempo todo. 

Não vou me alongar, até porque jornalistas de verdade já escreveram ótimos textos recentes sobre o assunto. O negócio aqui é falar dos goianos do Boogarins.

Tá bom, tá bom... Já não podemos chamar uma banda que já lançou discos lá fora e tocou em alguns dos mais respeitados festivais nos EUA de 'banda nova', mas, citando o início do texto, eles passam totalmente despercebidos por rádios e TV. Ah, que saudades da MTV dos anos noventa...

Formada em 2012, a banda hoje conta com Dinho AlmeidaBenke Ferraz,Raphael VazYnaiã Benthroldo. O som é rock psicodélico absurdamente bom e sacado. Gosta dos hypados do Tame Impala? Flaming Lips? Então... 

Tocaram no último Lollapalooza e foram a banda que mais chamou atenção da musa-freak St. Vincent...

E você ai reclamando da vida...

Veja o clipe da sensacional 'Lucifernandis'

 

Mais informações;




Gengahr (Londres, Inglaterra)

Quanto tempo faz desde que nós tivemos um novo guitarrista realmente emocionante pela frente? 

Como qualquer um que já tenha visto Gengahr irá atestar, o guitarrista John Victor é algo de especial em seu instrumento. Eles apareceram seis meses atrás, com 'Fill My Gums With Blood', uma sanguinolenta faixa que poe medo nos fãs de Alt-J - Mas são só quatro moleques com língua afiada. Um ótimo primeiro single. E agora temos 'Powder', que é ainda melhor. A canção empurra a guitarra de Victor para a frente, o que a torna irremediavelmente urgente.

Confira o vídeo.


Mais informações;

https://www.facebook.com/gengahrband


Hippo Campus (Minneapolis, USA)

Um dos perigos da juventude é que você não sabe o que você não sabe, mas o quarteto Hippo Campus (nome interessante, aliás) tem um argumento convincente de que a ingenuidade também pode ser um ativo altamente subestimado. "Souls", a primeira faixa do EP de estréia usa a ignorância como um distintivo de honra. Tem um quê de arrogância a lá Oasis, mas a sonoridade reflete ao Pós-Punk, New Wave modernizado por bandas como Vampire Weekend, Alt-J e Bombay Bicycle Club. Confira a página da banda no Soundcloud e ouça as quatro faixas disponíveis.


Mais informações; 

http://instagram.com/thehalocline


Trust Punks (Auckland, Nova Zelândia)

Da pacata Nova Zelândia, surgiu uma pequena cena de Punk Rock interessante, e das cinzas de algumas bandas locais, nasceu o Trust Punks, com sua sonoridade que trafega pelo Punk novaiorquino de Television e as bandas de post-rock, como Mogwai. A banda é formada por Paul Brown, Alexander Coker Grant, Lliam Powell, Joseph Thomas e Maté Vella e lançou seu primeiro álbum esse ano. confira no player abaixo.

 

Mais informações;


https://www.facebook.com/trustpunks
https://soundcloud.com/trust-punks


Spectres (Bristol, Inglaterra)

A banda nova desta semana vem de Bristol, Inglaterra; O Spectres tem uma sonoridade Shoegazer tirada diretamente dos anos noventa, de bandas como Ride e My Bloody Valentine, mas com um espírito Grunge, bem do início, dos primeiros EP's de Screaming Trees e Soundgarden, que pra quem não sabe, faziam um som bem diferente de quando estouraram no mainstream.

Confira a enigmática e poderosa 'Where Flies Sleep';



Mais informações;

https://www.facebook.com/wearespectres


Yak (Londres, Inglaterra)

Não confunda os nomes. O som desse Yak é garageiro e psicodélico. O power-trio londrino faz um som dançante e sujo. O original era uma prog-band também britânica, do início dos anos oitenta.

A banda é tão nova, que há pouca informação sobre os caras online, e essa é a única faixa deles, e saiu em novembro passado.

Confira 'Hungry Heart



Mais informações;



Spring King (Manchester, Inglaterra)

O Spring King, originário de Manchester lançou um novo EP, 'They're Coming After You', o segundo após a estréia de 2014,  'Demons', e está em turnê no Reino Unido.  - next week and it shows a new side to the group. O novo trabalho abre com duas faixas divertidíssimas e frenéticas, com um Indie-Punk muito influênciado pelo Grunge de Seattle, mas com alma britânica.

Confira o EP na íntegra;



Mais informações;

Riddles (Londres, Inglaterra)

A New Musical Express chamou os caras de 'Motörhead on Acid'. E agora, com o single (em vinil!) 'Psychedelic Power Engine Iron Claw Thunder Mistress', o nível de Stoner Rock a lá Kyuss e seus filhotes, chega ao máximo. Punk na essência, metal na incosequência... 

Confira a faixa.



Mais informações;

https://soundcloud.com/theriddles


Sunflower Bean (Brooklyn, Nova Iorque)

O Sunflower Bean faz um som calcado no indiepop psicodélico, na linha de bandas como Tame Impala (título de uma canção-tributo, aliás), mas com um pé nos anos noventa. Navegando um pouco pelo lo-fi noise shoegaze noventista, ouvimos algumas guitarras decolando de vez em quando, com riffs poderosos. É que contraste que torna bom. Por-do-sol entre as nuvens.

A banda é composta por  Jacob Faber (bateria), Julia Cumming (vocal e baixo) e Nick Kivlen (vocal e guitarra). 

Confira '2013'


Mais informações;


https://sunflowerbean.bandcamp.com/



J. Fernandez (Chicago, EUA)

Justin (J) Fernandez está criando um barulho interessante no underground americano. Alguns o estão chamando de 'novo som real da América'. Hmm... Um pouco demais. Ele é um cruzamento cool de Elliot Smith e Evan Dando, com um tom de sinceridade fria.

Seu novo álbum, gravado em seu apartamento, tem um ar Beatle ensolarado. Clássico e psicodélico ao mesmo tempo.

Confira 'Between the Channels';



Mais informações;



https://jfernandez.bandcamp.com/

Comentários

Popular Posts

Desconstruindo o Pop! 10 artistas que você deveria conhecer

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski