Discoteca Básica; 'The Who Sell Out', The Who (1967)
Discoteca Básica; 'The Who Sell Out', The Who (1967)
Na definição de Pete Townshend, eles eram no começo "meramente caras com
narizes grandes e genitais pequenos tentando estar nas manchetes". OK,
mas eram mods, com suas roupas impecáveis e ar invocado, membros de um
grupo da juventude britânica que afirmava sua personalidade através de
um modo estilizado de se vestir, de um comportamento intempestivo, das
gírias e, é claro, das preferências musicais - o soul da Motown e Stax.
Foi nesse ambiente onde circulavam no final de 63, ainda com o nome
The High Numbers, que foram descobertos pelos então cineastas Kit
Lambert e Chris Stamp. A dupla decidiu empresariá-los e, para isso,
trocou seu nome pelo que usavam anteriormente - The Who. O próximo passo
foi realçar a aura da rebeldia e violência que impregnava suas
apresentações. Assim, Townshend - que já impressionava por suas
incríveis peripécias no palco - passou a deixar um rastro de guitarras
destruídas por onde o grupo tocava, assim como Keith Moon literalmente
demolia o seu kit de bateria após cada show. O complemento ideal era
garantido pela técnica calculada do baixista John Entwistle e a presença
e voz potente de Roger Daltrey.
Ao longo de 65, surgiriam os primeiros compactos da banda, clássicas
composições de Townshend, como "I Can't Explain", "Anyway, Anyhow,
Anywhere" e "My Generation", que, ao lado do álbum de estréia - My
Generation -, os consolidaria como uma das sensações do rock britânico.
No ano seguinte, uma nova sucessão de compactos, o segundo LP - A Quick
One - e uma arrasadora tour pelos EUA projetaram definitivamente o nome
daquele bando de malucos que tocavam incrivelmente alto, detonando os
equipamentos e mesmo os hotéis por onde passavam. Eles estavam nas
manchetes.
De volta à Inglaterra, o Who começou a preparar o terceiro LP, com a principal preocupação de abordar o relacionamento entre sua música e os meios de divulgação e consumo a ela associados. O resultado foi The Who Sell Out, que já revelava suas intenções a partir da capa: os quatro membros do grupo em anúncios (Pete com um desodorante, Roger mergulhado em feijão enlatada, Keith com um creme antiacne e John promovendo um curso de musculação). A banda assumia que era só mais um produto à venda.
Musicalmente, o LP foi concebido como se fosse um dos programas das
rádios piratas que na época proliferavam em solo inglês, com as canções
intercaladas por jingles e anúncios diversos. Desde a abertura, com o
psicodelismo de "Armenia City In The Sky" (composta por Speedy Keen) até
a longa canção final, "Rael (1 and 2)" - que prenunciava as óperas-rock
que se seguiriam -, ficava claro que Townshend direcionava o Who para
outras aventuras sonoras, além de suas obsessões mod. Músicas como
"Tattoo", "I Can See For Miles" e, especialmente, a etérea "Our Love
Was, Is" mostravam uma natural expansão da musicalidade do grupo, sem
nunca perder contato com suas raízes.
Esse processo alcançaria a consagração popular com Tommy (68) - um fantasma que iria acompanhar a banda pelo resto de seus dias - e resultaria em mais dois álbuns essenciais: WhoÕs Next (71) e Quadrophenia (73), este um derradeiro tributo à geração mod. A partir daí, apenas mais dois LPs menos expressivos até a morte de Keith, em 78. Os discos e comebacks realizados desde então só serviram como um triste e interminável epitáfio para uma carreira tão gloriosa. Uma pena.
Celso Pucci (Revista Bizz Edição 60, Julho de 1990)
Curiosidade; O disco foi aclamado dos dois lados do atlântico. Em um texto recente de Jann Wenner, o álbum é chamado de "fantástico e requintado", principalmente em seu humor e musicalidade. Robert Christgau, escrevendo na revista Esquire, que o álbum estabelece a banda como 'a terceira maior banda do mundo', em referência aos Beatles e aos Stones, e citou "Tattoo", como a melhor canção Townshend já escreveu
Tracklist;
01. Armenia City in the Skies
02. Heinz Baked Beans
03. Mary Anne with the Shaky Hands
04. Odorono
05. Tattoo
06. Our Love Was, Is
07. I Can See For Miles
08. I Can't Reach You
09. Medac
10. Relax
11. Silas Stingy
12. Sunrise
13. Rael (1 And 2)
Mais informações;
Comentários
Postar um comentário