Discoteca Básica; 'My Blue Heaven : The Best of Fats Domino', Fats Domino (1990)




Discoteca Básica; 'My Blue Heaven : The Best of Fats Domino', Fats Domino (1990)

"Bem, vocês chamam isso de rock'n'roll. 

Tenho tocado isso lá em Nova Orleans por cerca de dez anos e sempre disse que isso era rhythm'n'blues." 
Assim respondeu Fats Domino ao ser perguntado como surgiu o rock'n'roll, O cantor, compositor e pianista foi um dos principais responsáveis pela tremenda transfomação da música negra no novo ritmo consumido pela juventude. 

Em termos de consumo, Fats Domino era mestre: o gordão foi simplesmente o terceiro maior artista em vendas na era de ouro do rock'n'roll, Só perdeu para Elvis Presley e Pat Boone, respectivamente em primeiro e segundo lugares, Entre 49 e 60, Fats chegou a lançar 23 singles, os quais conseguiram ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas, O cara era um campeão,Antoine "Fats" Domino nasceu em 10 de maio de 1929, em Nova Orleans. Ele logo cedo aprendeu a tocar piano e daí começou a fazer o circuito de clubes da cidade, onde se projetou rapidamente pelo seu balanço inconfundível.
Em meados da década de 40, veio a conhecer o band leader, trompetista e também produtor Dave Bartholomew, com quem passou a ter uma parceria vitoriosa. Bartholomew conseguiu um contrato com a gravadora Imperial e passou a co-escrever e a arranjar todos os discos de Domino.

 Em 55, tudo estava preparado para o surgimento do rock'n'roll e Fats entrou com tudo, lançando a imortal canção "Ain't That A Shame", O pianista teve que enfrentar uma dura competição contra uma oportunista versão da mesma canção feita pelo crooner Pat Boone, um artista especializado em fazer covers de músicas de artistas negros.

Sem dúvida, 56 foi o grande ano para Fats. Emplacou nas paradas músicas do calibre de ''I'm Not In Love Again", "When My Dreamboat Comes Home" e - principalmente - "Blueberry Hill", um standard que já tinha sido sucesso com o cantor Gene Autry. Mas a versão que Domino fez para a canção tomou-se a definitiva e a mais conhecida, sem a menor dúvida.

Seu sucesso já era grande e continuou nos discos que ele gravou, em shows e no também no cinema, Domino chegou a aparecer em vários filmes, tais como The Girl Can't Help It! (no Brasil. Sabes O Que Quero, 56), The Big Beat (56), Shake, Rattle And Roll (56) e outros.

Os Beatles foram os responsáveis pelo resgate de Fats Domino ao lançar, em 68, "Lady Madonna", paródia assumida do estilo do pianista. Com isso, Domino passou a ser figura sempre constante e idolatrada nos espetáculos de revival do rock'n'roll e até hoje atrai as multidões fascinadas pelo charme dos seus velhos e imbatíveis clássicos.
 
Paulo Cavalcanti (Revista Bizz Edição 115, Fevereiro de 1995)

Tracklist

01. My Blue Heaven
02. The Fat Man
03. Please Don't Leave Me
04. Ain't It A Shame
05. I'm In Love Again
06. When My Dreamboat Comes Home
07. Blueberry Hill
08. Blue Monday
09. I'm Walkin'
10. Valley Of Tears
11. The Big Beat
12. Yes, My Darling
13. Whole Lotta Loving
14. I'm Ready
15. I'm Gonna Be A Wheel Someday
16. I Want To Walk You Home
17. Be My Guest
18. Walking To New Orleans
19. Let The Four Winds Blow
20. What A Party


Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)