Música + Cinema : T2 Trainspotting (2017) (+ Soundtrack)




Música + Cinema : T2 Trainspotting (2017) (Torrent Download + Soundtrack)

Em 1996, Trainspotting falava diretamente com uma juventude desiludida, disposta a “queimar de uma vez para não apagar aos poucos”. Passados mais de 20 anos, T2: Trainspotting conversa com quem sobreviveu e agora lida com os desenganos da existência. As consequências de “escolher a vida”.

Não se trata apenas de uma continuação, restrita à sombra do seu predecessor. Danny Boyle e o roteirista John Hodge, baseados nos livros de Irvine Welsh (Trainspotting e Porno), confrontam personagens e a própria trama em busca de respostas, mas sem a pretensão de repetir os feitos do primeiro filme. Uma visita ao passado sincera e bem humorada, nostálgica para o fã do original, mas que independe dessa sensação para justificar a sua existência.

O olhar “publicitário” de Boyle expressa perfeitamente as desventuras do grupo que se definia por sua recusa a um slogan - “Choose Life” - e ironizava o consumismo como alimento dos pobres mortais. Uma montagem não linear garante o ritmo da narrativa, enquanto grafismos e outras intervenções dão a urgência necessária para evitar as armadilhas da autocontemplação excessiva. A trilha sonora continua integral à história, ainda entre o artificial do eletrônico e o cru do punk rock, mas com toques de hip hop e pop.


As drogas deixam o centro da trama, mas a dependência física/psicológica continua como um tema essencial. “Você é um viciado, apenas vicie-se em outra coisa”, aconselha Renton (Ewan McGregor) para Spud (Ewen Bremner). Mais prático e menos romântico, T2: Trainspotting entende a necessidade mundana de preencher vazios ao invés de questioná-los, seja com drogas, redes sociais, atividades criminosas, dinheiro ou outras pessoas. Amadurecer é tirar o melhor proveito disso: admitir, aceitar e lidar com as próprias falhas. “O mundo muda, mesmo que você continue o mesmo”, conclui Begbie (Robert Carlyle) em outro momento.

São reflexões existenciais, piadas e frases de efeito que ganham consistência por meio de um elenco disposto e sintonizado com a linguagem do seu diretor. Cada um - McGregor, Bremner, Carlyle e Jonny Lee Miller (Simon/Sick Boy) - tem o mesmo espaço para reencontrar seu personagem e aproveita a jornada não apenas como uma terapia artística, mas como um passeio turístico pela juventude.

A ideia não é repetir sensações, como o viciado que busca a mesma euforia a cada pico, mas criar novas em cima do conhecimento adquirido ao longo dos anos, no clássico espiríto de “se eu soubesse naquela época o que sei hoje”. É o que evita que T2: Trainspotting seja uma paródia do seu original e o deixa acima da discussão de ser ou não uma continuação necessária. Danny Boyle, John Hodge e seu elenco acenam para o passado, sem querer voltar para lá.






A trilha sonora;

1. Iggy Pop – ‘Lust for Life’ (The Prodigy Remix)
2. High Contrast – ‘Shotgun Mouthwash’
3. Wolf Alice – ‘Silk’
4. Young Fathers – ‘Get Up’
5. Frankie Goes to Hollywood – ‘Relax’
6. Underworld /Ewen Bremner – ‘Eventually But (Spud’s Letter to Gail)’
7. Young Fathers – ‘Only God Knows’
8. The Rubberbandits – ‘Dad’s Best Friend’
9. Blondie – ‘Dreaming’
10. Queen – ‘Radio Ga Ga’
11. Run D.M.C. vs. Jason Nevis – ‘It’s Like That’
12. The Clash – ‘(White Man) In Hammersmith Palais’
13. Young Fathers – ‘Rain or Shine’
14. Fat White Family – ‘Whitest Boy on the Beach’
15. Underworld – ‘Slow Slippy’


Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski