Discoteca Básica; 'Trout Mask Replica', Captain Beefheart & His Magic Band (1969)
Discoteca Básica; 'Trout Mask Replica', Captain Beefheart & His Magic Band (1969)
"O Capitão Coração-de-Boi" - nome verdadeiro: Don van Vliet - nasceu em Glendale, Califórnia (em 1941) e formou sua primeira Magic Band em 64. Sua música é única e de importância histórica já reconhecida. Na lista de "100 melhores LPs de todos os tempos" - publicada no New Musical Express, em 85 -, Beefheart recebeu votos para oito de seus discos, perdendo apenas para os Beatles (com onze) e Bob Marley (dez).
O Trout Mask Replica, "Réplica de Máscara de Truta" - um álbum duplo e seu terceiro lançamento - partiu de um convite de Frank Zappa, o produtor, para que Beefheart gravasse em seu selo Straight. O Capitão recebeu controle artístico total e tempo de estúdio praticamente ilimitado. Muita gente o considera a conquista mais importante na música desde que o homem primitivo bateu, pela primeira vez, duas pedras uma na outra.
As principais influências e a inspiração de Beefheart foram os blues e o jazz de vanguarda - evidentes em toda a sua obra. Os resultados que atinge, porém, a partir desta matéria-prima são tão ricos e soltos - e, ainda assim, contagiantemente rítmicos - que desafiam qualquer descrição.
Beefheart nunca foi um músico formal. Ele apresenta as diferentes partes a seus músicos de vários jeitos - entre eles o assobio - e trabalha diretamente com eles até obter exatamente o som desejado. O resultado é um trabalho em conjunto altamente organizado que soa como se estivesse sendo composto ali, no ato.
O fluxo criativo de Beefheart é espontâneo: tudo o que ele tem a fazer é abrir uma torneira interna para vir jorrando. Consta que compôs todas as 28 faixas deste disco em oito horas e meia, utilizando um piano e um gravador. Ele diria, depois, que só demorou tanto porque tinha apenas um conhecimento superficial do teclado! Levou, então, os músicos ao isolamento quase total de sua casa no deserto de Mojave e instruiu-os ali por oito meses, antes de entrarem no estúdio. O efeito final é galvanizante.
A formação básica consistia em Antennae Jimmy Semens (Jeff Cotton) na guitarra e Drumbo (John French) na bateria - ambos de formações anteriores da Magic Band - com Zoot Horn Rollo (Bill Harkleroad) na segunda guitarra e Rockette Morton (Mark Boston) no baixo. Estes dois eram, nessa época, desconhecidos que tocavam em bares. Beefheart os chamou porque queria gente sem idéias preconcebidas, a quem pudesse ensinar desde a estaca zero. Seu primo, The Mascara Snake, tocava clarineta barítono, assim como o próprio Capitão, também nos sax tenor e soprano.
Beefheart foi abençoado com a voz de Howlin' Wolf, meio Nelson Cavaquinho - com o alcance de uma multi-oitava. Algumas faixas são cantadas sem nenhum acompanhamento e permanecem entre suas canções mais populares. Ele canta em cima de dissonâncias ou ritmos pulsantes - na maioria das vezes, ambos simultaneamente intervêm com os mais lúcidos solos de sax free imagináveis.
Trout Mask... não envelheceu quase nada, tanto que muita gente ainda está tentando assimilá-lo. Nenhum instrumento ocupa um papel secundário. Todos os músicos de Beefheart estão sempre solando e sempre tocando tangencialmente. Em torno de um penetrante e profundo som de baixo, o baterista elabora padrões rítmicos complexos de extraordinária fluidez e habilidade. A base do som de guitarra é um toque de slide fantástico - Jimmy Semens e Zoot Horn parecendo dois cachorros loucos brigando - mas, ainda assim, de um lirismo sublime. As letras do Capitão partem de uma livre associação e jogos de palavras alucinatórios: o verbo encarnado entre a loucura total e a lucidez absoluta.
Com a exceção de algumas canções de Ian Anderson e de uma banda londrina chamada Screw, que fazia covers, foi apenas durante o punk que as pessoas realmente começaram a seguir os caminhos musicais mapeados pelo Capitão. O NME chamou 1978 de "O Ano de Captain Beefheart". Os mais afetados foram Pere Ubu, Devo, The Pop Group, Clock DVA e Gang of Four. Peter Murphy e Mick Karn batizaram seu trabalho em conjunto com o título de uma das faixas de Trout Mask..., "DaliÕs Car". Desde então, o "Fator Beefheart" reaparece constantemente - mais recentemente no trabalho dos grupos Stump e World Domination Enterprises.
Peter Price (Revista Bizz, Edição 32, Março de 1988)
Tracklist
Frownland 0:00
The Dust Blows Forward 'N The Dust Blows Back 1:39
Dachau Blues 3:43
Ella Guru 6:04
Hair Pie: Bake 1 8:27
Moonlight On Vermont 13:24
Pachuco Cadaver 17:19
Bill's Corpse 21:56
Sweet Sweet Bulbs 23:43
Neon Meate Dream Of A Octafish 26:00
China Pig 28:25
My Human Gets Me Blues 32:21
Dali's Car 35:03
Hair Pie: Bake 2 36:28
Pena 38:51
Well 41:22
When Big Joan Sets Up 43:27
Fallin' Ditch 48:46
Sugar 'N Spikes 50:49
Ant Man Bee 53:18
Orange Claw Hammer 57:13
Wild Life 60:48
She's Too Much For My Mirror 63:55
Hobo Chang Ba 65:37
The Blimp (Mousetrap Replica) 67:38
Steal Softly Thru Snow 69:42
Old Fart At Play 71:55
Veteran's Day Poppy 73:49
Mais informações;
Comentários
Postar um comentário