Discoteca Básica; 'Uncut Funk: The Bomb - Parliament's Greatest Hits', Parliment (1987)


Discoteca Básica; 'Uncut Funk: The Bomb - Parliament's Greatest Hits', Parliment (1987)

Os primeiros passos do funk, esboçados nos anos 60 por James Brown e Sly Stone, tomariam diversos rumos ao longo de duas décadas. Associaram-se ao rock, passaram pela disco music, por Prince e deixaram rastros indeléveis num vasto terreno musica - do rap à dance music contemporânea. No entanto, todas estas trilhas teriam que confluir inevitavelmente para a encruzilhada marcada pelo conglomerado Parliament/Funkadelic, as duas criações supremas do produtor/compositor/arranjador George Clinton, também conhecido pela alcunha de Dr. Funkstein, ou Maggot Overlord, ou Uncle Jam, ou Star Child, ou...



As origens musicais de Clinton remetem ao grupo doo wop The Parliaments, que fundara ainda adolescente em New Jersey. Posteriormente ele iria para Detroit, onde começou a compor para o staff da Motown, conseguindo em 67 emplacar o primeiro hit de seu próprio grupo: a balada "(I Just Wanna) Testify" ao estilo dos inúmeros conjuntos vocais de soul da época. Mas ao mesmo tempo em que era impedido legalmente de usar o nome The Parliaments, Clinton foi se aproximando do som psicodélico e da emergente cena do rock local (MC 5, Stooges). Da fusão destes delírios elétricos com sua formação de soul music, Clinton criou o Funkadelic. Uma vez vencida a disputa judicial pelo antigo nome, ele também o retomaria no singular (Parliament), embora comandando quase a mesma troupe de músicos sob ambos.



A princípio, cabia ao Funkadelic a vertente mais experimental das idéias de Clinton, ficando o Parliament com seu lado mais puro de soul/funk. Mas à medida que ambos os trabalhos foram se desenvolvendo, esta diferença desapareceu diante de sua criatividade desvairada. E de um fantástico rol de colaboradores que incluía o tecladista Bernie Worrell, os guitarristas Gary Shider, Eddie Hazel e três ex-membros da banda de James Brown: Fred Wesley e Maceo Parker nos metais e - claro - o braço direito de Clinton, o baixista William "Bootsy" Collins (dono de um suingue e uma técnica de slap inconfundíveis).

Mas, além de surpreender no campo musical, a "Parliafunkadelicment Thang" transformou a própria concepção dos shows de black music. Em vez de elegância e coreografias ensaiadas, Clinton & Cia. traziam para o palco um bizarro espetáculo, com um bando de freaks circulando em fraldas, meias de nylon, roupas de heróis espaciais ou monstros e outras excentricidades, enquanto as letras flutuavam entre images apocalípticas, a ficção científica e cenas meramente escatológicas.

Esta insólita miscelânea tornou-se a mais justa medida de valor do funk nos anos 70, e um dos lados de tão valiosa moeda foi devidamente compilado na antologia em questão. Compreendendo a fase áurea do Parliament (74/79), o disco reuniu dez das melhores canções do grupo: desde seu primeiro sucesso massivo, "Up For The Down Stroke", até os devaneios disco de "Aqua Boogie (A Psychoalphadiscobetabioaquadooloop)" e "Theme From The Black Hole". A seleção apresenta ainda faixas essenciais como "Chocolate City" (com suas inflexões de rap), "Flash Light" (precursora do baixo sintetizado, fartamente usado pela new wave) e o balanço arrasa-quarteirão da notória "Give Up The Funk (Tear The Roof Off The Sucker)".

Durante a década de 80, Clinton não só continuou à frente dos "P.Funk All-Stars" como também expandiu suas atividades como produtor (Red Hot Chilli Peppers, Thomas Dolby) e, acima de tudo, continuou ousando - a música "Loopzilla" (82) foi a primeira a registrar o uso de samples. Aliás, a ousadia parece ter sido sempre a principal missão da funky music intergalática de George Clinton. P.Funk: uncut funk... THE BOMB! 

Celso Pucci (Revista Bizz, Edição 63,Outubro de 1990)



Tracklist;



1. Up For The Down Stroke [03:24]
2. Chocolate City [05:39]
3. P Funk (Wants To Get Funked Up) [07:36]
4. Mothership Connection [03:11]
5. Give Up The Funk [05:45]
6. Do That Stuff [03:41]
7. Bop Gun [08:30]
8. Flashlight [04:30]
9. Aqua Boogie (A Psychoalphadiscobetabioaquadoloop)[04:29]
10. Theme From The Black Hole [04:37]





Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Desconstruindo o Pop! 10 artistas que você deveria conhecer

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski