Discoteca Básica; 'Low Life', New Order (1985)
Discoteca Básica; 'Low Life', New Order (1985)
Qual a sua melhor lembrança dos anos 80? Existe aquela grudada no inconsciente de todo adolescente da época: a tardia chegada da new wave ao Brasil, a temporada de camisetas verde-limão e a onipresença de bandas como Duran Duran e Culture Club, que temperavam suas (boas) canções pop com roupas que pareciam saídas da Beija-Flor.
Mas não são poucos os que associam a década de 80 com o lançamento do single "Blue Monday", do New Order, em 1983. Ali foi o princípio de tudo: das bases da dance music tal qual ela é conhecida hoje até a exploração pop dos teclados que transformou o Pet Shop Boys numa das bandas mais populares do planeta - num documentário sobre o New Order, Neil Tennant confessa ter sonhado com a batida do hit dias antes de ele ser lançado na Inglaterra.
"Blue Monday" foi um passo importante na carreira do New Order. A banda lúgubre que saiu das cinzas do Joy Division mostrou seu poder nas pistas e transformou a dance em algo acessível. "Eu ouvia bastante Street Hassle (Lou Reed) quando me interessei por Giorgio Moroder, Donna Summer... Achei que aquela seria a direção certa", confessou Bernard Sumner à revista inglesa Mojo.
O sucesso de "Blue Monday" abriu as portas para Low-Life, o disco definitivo do New Order. Ainda que o anterior, Power, Corruption & Lies, também tenha sido importante na ruptura de alguns dogmas da era Joy Division - adotando a bateria eletrônica combinada a ritmos humanos.
Algumas canções foram aprovadas em turnê. "The Perfect Kiss" - batizada inicialmente como "I’ve Got A Cock Like The M1" - foi o primeiro single. E ficou tão boa que acabou entrando em Low-Life. Contrariou um hábito da banda de não incluir seus singles em álbuns de carreira. Trata-se de uma gema, com o baixo de Peter Hook ditando o ritmo para Gillian Gilbert e Stephen Morris programando nos espaços da banda. As múltiplas passagens e mudanças de ritmo não entediam.
Mas seria injusto resumir Low-Life ao sucesso de "The Perfect Kiss". O álbum abriga uma excelente coleção de singles, melhor até do que muita compilação desse quarteto de Manchester. Tem "Love Vigilantes", e que o baixão galopante de Hook dialoga com a escaleta de Bernard Sumner. A letra é de uma simplicidade só, o lamento de um soldado que, ao voltar à sua terra natal, descobre que foi dado como morto.
Low-Life ainda tem "This Time Of Night", com sua letra sobre solidão; "Sunrise", prova cabal de que o New Order ainda sabia lidar com instrumentos "humanos". A instrumental "Elegia", cuja melodia é composta apenas de guitarra, baixo e teclados, e "Sub-Culture", com sua influência de Kraftwerk.
Depois de Low-Life o New Order ainda soltou álbuns legais (Brotherhood, Technique), mas o estrago já estava feito. Que o digam Prodigy, Chemical Brothers...
Sérgio Martins (Revista Bizz, Edição 148, Novembro de 1997)
Tracklist
1-1. Love Vigilantes
1-2. The Perfect Kiss 1-3. This Time Of Night
1-4. Sunrise
1-5. Elegia
1-6. Sooner Than You Think
1-7. Sub-culture
1-8. Face Up
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