Discoteca Básica: "Modern Sounds in Country and Western Music", Ray Charles (1962)




Discoteca Básica: "Modern Sounds in Country and Western Music", Ray Charles (1962)


Quando Ray Charles resolveu cantar country music, foi desaconselhado por Sam Clark, presidente da gravadora ABC. "Você faz muito sucesso. Se gravar country vai perder parte do seu público." Mas Ray decidiu levar a idéia adiante. "Se isso acontecesse", disse ele, anos depois, "por outro lado ganharia novos fãs". E o homem fez o tal álbum.

Modern Sounds In Country And Western Music, lançado em 1962, foi o primeiro disco country a alcançar o topo da parada pop nos EUA mantendo-se ali por 14 semanas consecutivas. A concepção era bem simples: clássicos country adequados à estética do rhythm & blues de Ray Charles, com arranjos (dos maestros Gerald Wilson, Marty Paich e Gil Fuller) baseados em cordas, naipe de sopros e nos vocais das Raelettes, grupo que acompanhava o cantor. E tudo isso emoldurado pela voz iluminada de Ray, então no seu auge.

O resultado é um dos mais belos discos produzidos até hoje. A seleção de repertório foi feita a partir de um lote de 150 canções. "Escolhi as músicas independentemente de quem as havia gravado originalmente", esclareceu Ray à época. De fato, Modem Sounds... tem canções que vão dos anos 30 ao início dos 60, de nomes tão variados quanto Hank Williams, Don Gibson e os Everly Brothers.

O primeiro single, "I Can't Stop Lovin' You", ficou por cinco semanas no topo das paradas country e pop da revista Billboard. E Ray era contra o lançamento de singles! "Achava que a gravadora deveria trabalhar o disco por inteiro, mas eles resolveram lançar 'I Can't Stop Lovin' You' em single e deu certo. Percebi que meu negócio era fazer música e deixar o marketing para quem entendia do assunto." Na verdade, o compacto foi lançado porque, logo após o álbum ter chegado às lojas, o ator e cantor Tab Hunter gravou a canção com arranjo idêntico e começou a fazer sucesso. A ABC então contra-atacou com a versão matadora de Ray: a gravação de Hunter foi simplesmente banida das rádios.

Além de "I Can't Stop Lovin' You", de Don Gibson, o disco traz outras pérolas, como "Hey, Good Lookin" (de Hank Williams), "Bye Bye, Love" (dos Everly Brothers, em arranjo suingadíssimo), "You Don't Know Me" (Eddy Arnold) e "Worried Mind" (do cantor e compositor Jimmy Davis, que depois foi governador do Estado de Louisiana). Modero Sounds In Country And Western Music é um álbum exemplar, principalmente no que diz respeito à fusão de estilos.

Toninho Spessoto (Revista Bizz, Edição 174, Janeiro de 2000)

Comentários

Popular Posts

Desconstruindo o Pop! 10 artistas que você deveria conhecer

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski