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Música + Livros; 'Como a Música Ficou Grátis', de Stephen Witt

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Música + Livros; 'Como a Música Ficou Grátis', de Stephen Witt  Para qualquer devoto da música, os últimos 15 anos tiveram uma influência única. Se antes era preciso garimpar sebos e lojas em geral atrás daquele disco, seja em vinil ou CD, a última década e meia instituiu uma liberdade incrível. Com apenas alguns cliques, em casa mesmo, não se tinha mais um ou dois álbuns, mas a discografia completa de quem você quisesse. E tudo isso sem consumir preciosos espaço em armários e estantes. Mais do que uma revolução de mídia – que passou a ser irrelevante com o surgimento do MP3 -, a “geração do download” viveu uma mudança de paradigma no consumo de cultura. Em  “Como a Música Ficou Grátis” ,  Stephen Witt  traz três personagens cujas histórias acontecem paralelas, mas que se encontram contextualmente ao longo da leitura.  A primeira é de  Karlheinz Brandeburg , criador do MP3; A segunda é de  Bennie Glover , funcionário da fábrica de CDs da PolyGram  em Kings Mountain,

Disco da semana; 'Blue Lines', Massive Attack (1991)

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Disco da semana; 'Blue Lines', Massive Attack (1991) No começo dos anos noventa, vivíamos tempos medíocres em relação a música. Era rock farofa de um lado, divas gospel do outro e muito embrião pra pouco óvulo aparecendo. A primeira cria eterna, o primeiro grande disco da década passada foi justamente um que ia contra tudo que viria nos próximos cinco anos. Os ingleses do Massive Attack inventaram sua música.Criaram algo que foi copiado, e atravessaram uma década prevendo o que iria acontecer antes. Uma década que a  homogeneidade  seria o mote. Foram eletrônicos quando todos ouviam grunge. Foram climáticos quando todos queriam dançar. Foram épicos quando todos queria melodia. E agora, colocam peso quando todos querem calma para o novo milênio. Ouvir 'Blue Lines' hoje não parece uma volta no tempo. E sim, uma previsão do futuro... E deles próprios. Tracklist; 1 .  Safe From Harm  2 .  One Love  3 .  Blue Lines  4 .  Be Thankful For What You&#

Discoteca Básica; 'The Gilded Palace of Sin', The Flying Burrito Brothers (1969)

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Discoteca Básica; 'The Gilded Palace of Sin', The Flying Burrito Brothers (1969) Na Los Angeles dos anos 60, o quente era ser hippie e curtir as viagens da efervescente cena psicodélica. Uma de suas expressões máximas era o space rock (rock "espacial") do grupo The Byrds, capitaneado pelo guitarrista Roger McGuinn. A banda se utilizava de elementos da música folk, mas quase sempre em um contexto lisérgico. Até então, a country music da costa oeste americana era dominada pela "caipirice", reacionária e com padrões adequados ao gosto do público matuto. Mas um músico uniu esses dois universos, concebendo a gênese do country rock. Seu nome: Gram Parsons. Filho de uma família abastada da Flórida, Parsons chegou à Califórnia para cursar a universidade de Harvard. Mas abandonou os estudos para se dedicar integralmente à sua International Submarine Band, na verdade o primeiro grupo de cabeludos a tocar no circuito de country tradicional. Esta postura in

Desconstruindo o Pop! Playlist # 23; 'Some people say forgive and forget. Nah, I don't know. I say forget about forgiving and just accept...'

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Desconstruindo o Pop! Playlist # 23; 'Some people say forgive and forget. Nah, I don't know. I say forget about forgiving and just accept...'

Discoteca Básica; 'Acabou Chorare', Os Novos Baianos (1972)

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Discoteca Básica; 'Acabou Chorare', Os Novos Baianos (1972) A década de 60 acabou seis meses antes, nas noites de 20 e 21 de julho, no Teatro Castro Alves, em Salvador, no show de despedida de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Na platéia, do poeta Augusto de Campos a inúmeros órfãos. No palco, Gil, Caetano e o grupo Os Liefos (Pepeu, Lico, Carlinhos e Jorginho). O show-réquiem dava o sinal: a Navilouca antropófago-tropicalista devia seguir. Os Novos Baianos surgem, num batismo de fogo, nestas noites negras. O cantor, compositor e violonista Moraes Moreira, o poeta-agrônomo Galvão, o crooner de baile Paulinho Boca de Cantor e a cantora Baby Consuelo, inicialmente acompanhados dos LiefÕs, seguem transformando cinzas em melodias. Desclassificação em festival, shows-happenings, um LP e dois compactos serviriam de ensaio geral. Em 1972, já ocupando um apart-tribo no Rio, os NB gestavam um manifesto. Uma ilustre visita daria o toque final, a do mago João G

Shows Completos; R.E.M., Ao Vivo no Rock In Rio 3, Rio De Janeiro, Brasil - 13-01-2001

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Shows Completos; R.E.M., Ao Vivo no Rock In Rio 3, Rio De Janeiro, Brasil - 13-01-2001 Fora as duas primeiras edições do Rock In Rio, que ocorreram quando o Brasil ainda engatinhava na organização de grandes festivais, as outras edições tiveram poucas, porém importantíssimas contribuições para a história da boa música no Brasil; Neil Young, Bruce Springsteen e R.E.M. Nesse, realizado na terceira edição do evento, em 2001, eu tive o privilégio de presenciar e, até hoje, é um dos melhores shows que estive. A banda ainda voltou para mais uma apresentação mais tarde antes de, dez anos depois, encerrar suas atividades, mas este permanece como um dos melhores que esse país já viu. Setlist; 01 'Finest Worksong' 02 'What's the Frequency, Kenneth?' 03 'Fall On Me' 04 'The Wake Up Bomb' 05 'Daysleeper' 06 'The Great Beyond' 07 'She Just Wants to Be' 08 'Stand' 09 'So. Central Rain (I'm Sorry)'

Disco da Semana; 'Welcome To The Monkey House', Dandy Warhols (2002)

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Disco da Semana; 'Welcome To The Monkey House', Dandy Warhols  (2002) No final de 2001, eu entrei na loja HMV de Londres e estava tocando uma música que ficou na minha cabeça até eu voltar pra casa. Um ritmo glam rock, uma melodia sussurrada, pronto, o  D andy Warhols  entrou na minha vida. A música era o hit alternativo  "Bohemian Like You" , e, numa caça  incessante  na internet (aah, audiogalaxy. lembram?),  "13 tales from the urban bohemia"  e  "Dandy Warhols come down"  estavam na minha HD. E a decepção com o resto do disco foi o suficiente para que eu me  desinteressasse  por eles. Porém no terceiro,  "Welcome to the monkey house" , o mais difícil é encontrar aquele som chatinho que me fez desistir deles. O disco exala Glam, Tecnopop, sensualidade, ritmo e diversão. Definições? Talvez, música para ouvir indo pra balada. As vezes durante ela. Música para sexo sacana. Música para se vestir com roupas estranhas. Não sei.

Música + Cinema; 'Sound City' (2013)

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Música + Cinema; 'Sound City' (2013)  Fleetwodd Mac, Rick Springfield, Johnny Cash, Neil Young, Billy Joel, Tom Petty, Cheap Trick, REO Speedwagon, Fear, Dio, Rob Halford, Ratt, Guns And Roses, Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Frank Black and the Catholics, Nine Inch Nails, Queens of the Stone Age, Rage Against the Machine… O que todos estes grupos e artistas têm em comum?   Uma das respostas possíveis é que todos tiveram algum disco registrado no estúdio Sound City. Situado na cidade de Los Angeles, o local funcionou desde o final dos anos 1960 até 2011, quando não aguentou a concorrência gerada pelos modernos equipamentos eletrônicos (que permitem até que você faça um álbum dentro de seu próprio quarto), e acabou fechando definitivamente. O líder do Foo Fighters, o cantor e guitarrista Dave Grohl, também gravou no Sound City. Como baterista do Nirvana, Dave registrou lá o mítico  Nevermind  (1991), álbum que mudaria não só a vida do músico, mas do próprio rock

Músicas Para Salvar Sua Vida; 'Life On Mars?', David Bowie (1971)

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Músicas Para Salvar Sua Vida; 'Life On Mars?', David Bowie (1971) Faixa 4 do lado A do álbum 'Hunky Dory', Lançado em dezembro de 1971 (RCA Records) Lançada como compacto em junho de 1973 Composta por David Bowie e Produzida por Ken Scott A letra de 'Life on Mars?' geralmente é classificada como enigmática e obscura mas, na verdade, é apenas uma coleção de imagens de alienação e confusão que criam uma impressão bem clara do que David Bowie pretendia com ela; A sensação de se estar á deriva no mundo moderno, saturado pela mídia. Isso ainda em 1971! Porém, há outra referência escondida na letra. 'A garota de cabelos sem vida' mencionada era Hermione Farthingale, com quem Bowie, ainda então David Jones, se relacionou no início de sua carreira e que o acompanhou durante sua primeira transmutação, em 1969, quando ele participou de um filme de vanguarda feito para divulgar suas canções. Nesse filme, está a primeira versão de 'Space Od