Música + Cinema; 'A Balada de um Homem Comum' ('Inside Llewyn Davis', 2013)


Música + Cinema; 'A Balada de um Homem Comum' ('Inside Llewyn Davis', 2013) 

Dirigido por Ethan & Joel Cohen
Com Oscar Isaac, Carey Mullinganm e Justin Timberlake.
Duração; 104 minutos
O enorme subtítulo nacional dado ao novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis: A Balada de Um Homem Comum, é quase um resume em algumas palavras deste primeiro musical dos irmãos diretores e roteiristas; que utilizam mais uma vez a história de um protagonista fracassado agora para retratar a história do folk nos anos 60 nos EUA.
A história acompanha Llewyn Davis (Oscar Isaac, de Sucker Punch) um músico de folk fracassado que tenta alcançar o sucesso depois de perder o amigo com que fazia dupla. Llewyn mesmo sem ganhar dinheiro com a música não quer largá-la, porque a vida de um trabalhador normal é para outras pessoas e não para ele; então Llewyn passa seus dias passando frio sem um casaco, passando as noites de sofá em sofá na casa de seus poucos amigos em Nova York. Os irmãos Coen basearem o roteiro levemente nas histórias contadas por Dave Von Ronk; um músico de folk que viveu sua vida inteira em Nova York e que conheceu e até influenciou grandes nomes do cenário como o próprio Bob Dylan, Joan Baez, Tom Paxton, entre outros. Os Coen apenas utilizam levemente as memórias do músico para visualizar o cenário da época da música folk e através de seus personagens retratar os traços deste estilo. 

Os irmãos Coen sempre tiveram uma predileção para protagonistas fracassados e atípicos ao padrão do cinema popular; Llewyn Davis é mais um deles; Um homem que não quer assumir as suas responsabilidades. 




Um casal de músicos Jim (Justin Timberlake) e Jean (Carey Mulligan); estes personagens essenciais para entender toda a complexa alma de Llewyn apaixonado por Jean e sabe que ela seria a garota perfeita e mesmo assim a trata como as outras que já passaram pela sua vida e Jim é tudo que ele queria ser como músico, mais criativo, um rosto agradável de se ver e que não liga de ser vender totalmente para uma gravadora. O longa ainda conta com marcantes participações de John Goodman e Garrett Hedlund, respectivamente como um homem que assim como o protagonista não vê a sua própria decadência e seu calado motorista. A cena onde os dois mais Llewys pegam a estrada rumo a Chicago é que mais tem as conhecidas características dos Coen; com seu humor altamente sarcástico.
Uma estrutura narrativa que parece uma jornada do herói ao avesso ao ter um personagem principal com nenhum talento para ser um salvador nem dos outros e muito menos de si mesmo; Llewyn acaba criando um círculo vicioso de sua própria vida onde o começo e o fim se misturam. Os irmãos Coen criam cenários minimalistas com corredores apertados e apartamentos minúsculos dando a sensação de estar preso assim como seu protagonista está em seus próprios fracassos. Um filme musical obviamente precisa de canções e os Coen são sensíveis o bastante para saberem quais músicas se encaixam melhor na sua história e em qual momento devem ser cantadas; Llwyen sempre acompanhado de seu violão apresenta clássicos da música folk; começando de forma brutal com “Hang, Oh Hang Me; canção sobre estar preparado para a sua própria morte. Como um disco que acaba na última música e volta para a primeira Llewyn Davis é uma repetição de si mesmo em uma jornada que nunca tem um objetivo final e o músico cada vez mais parece preso a sua querida Nova York.

O filme merecia muito mais reconhecimento da Academia, sendo um dos maiores injustiçados no Oscar desse ano.

Curiosidades; O personagem Llewyn Davis é vagamente inspirado em Dave Van Ronk, que no passado fez amizade com vários músicos conhecidos, como Bob Dylan, mas jamais atingiu o estrelato.
Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski