Música + Cinema; 'Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool', de Ian Softley (1994)



Música + Cinema; 'Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool', de Ian Softley (1994)

Filme de estréia de Iain Softley como diretor, "Os Cinco Rapazes de Liverpool" mostra os Beatles em 1960, antes da fama em sua viagem em busca do sucesso. É focado no baixista Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff), o "quinto beatle", melhor amigo de Lennon, e artista plástico de talento, que é convencido por John a comprar um contra-baixo para entrar na banda. Ao irem para a Alemanha, Stuart se envolve e se apaixona pela bela e estilosa Astrid (Sheryl Lee) que vive uma estranha relação com Klaus Voormann (Kai Wiesinger).

Após Klaus assistir uma das apresentações, ele fica entusiasmado com a banda, e convence a fotógrafa Astrid (Sheryl Lee), a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais do grupo, a ponto de faltar ao convite para gravarem seu primeiro disco como banda de apoio de Tony Sheridan, aonde Paul assumiu o baixo. Stuart vive um verdadeiro dilema: ser pintor e ficar com a amada Astrid ou continuar com a futura maior banda do mundo.


Em Hamburgo eram obrigados a se apresentarem seis ou sete horas por noite durante sete dias por semana, e usavam bebidas e drogas para se manterem acordados e conseguirem tocar com energia. O repertório era de covers de rock'n'roll dos anos 1950, de feras como Carl Perkins, Little Richard, Chuck Berry, Eddie Cochran e Bo Diddley. Os atores dublavam as gravações feitas por uma verdadeira "All Star Band" formada por Dave Grohl na bateria (Foo Fighters / Nirvana), David Pirner nos vocais (Soul Asylum), Mike Mills no baixo e vocais(R.E.M.), Don Fleming na guitarra-solo e backing vocais (Velvet Monkeys), Thurston Moore na guitarra (Sonic Youth), e Dave Pirner nos vocais(Soul Asylum).



Outra coisa bacana é que os atores se parecem com seus personagens, a caracterização, figurino e direção de arte são muito bons, e somado às excelentes atuações faz com que acreditemos que estamos diantes dos jovens John Lennon (Ian Hart), Paul McCartney (Gary Bakewell), George Harrison (Chris O'Neill) e o baterista original Pete Best(Paul Duckworth).

A história relatada é bem fiel a realidade, mostrando um Lennon super talentoso, meio arrogante com sua certeza e predestinação pelo sucesso, fortemente ligado à amizade de Stuart Sutcliffe. Já Paul aparece no filme num papel secundário, e em alguns momentos de atrito com John por opiniões divergentes, principalmente em relação as deficiências técnicas de Stuart como músico, e ao seu pouco envolvimento e interesse demostrado pela banda.

Muitas curiosidades são mostradas como a deportação dos Beatles na primeira viagem a Hamburgo porque Harrison ainda era menor de idade; a rápida aparição de Ringo Starr, que só entraria na banda em 62. A latante importância de Astrid no visual dos Beatles é documentada. Ela realizou o primeiro ensaio fotográfico do grupo. A fotógrafa Astrid Kirchherr foi a responsável pela mudança do corte de cabelo, dos originais topetes às franjinhas penteadas para baixo, no famoso corte em forma de cuia que se tornaria uma das marcas registradas do Fabfour a partir 1962. O artista plástico e músico Klaus Voormann também tem importante papel na história dos Beatles, fazendo a capa do excelente LP "Revolver", e tocando baixo nas gravações dos dois discos solos de Lennon, o de estréia e o famosíssimo "Imagine".


Paul McCartney comentou que o filme tem alguns erros, como por exemplo o fato de Lennon nunca ter cantado "Long Tall Sally", o que não chega a comprometer.







Curiosidades;

- É o filme de estréia de Iain Sofltey como diretor.
- Iain Softley decidiu por levar a história para o cinema após conhecer a verdadeira Astrid Kirchherr, que lhe contou sobre seu relacionamento com o "5º Beatle" e com John Lennon.
- Os cinco intérpretes dos Beatles tiveram ensaios com Malcolm Ross para que parecessem em cena com uma banda de verdade, apesar de serem dublados na trilha sonora.
- A trilha sonora não possui nenhuma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney.
- Chris O'Neill, intérprete de George Harrison, é músico profissional.
- As filmagens ocorreram em Liverpool, Londres e Hamburgo, sendo que vários dos bares em que os Beatles tocaram no início de carreira foram recriados em sets de filmagens.



A trilha;

Tracklist;

1. "Money (That's What I Want)"
2. "Long Tall Sally 

3. "Bad Boy"
4. "Twist and Shout"
5. "Please Mr. Postman"
6. "C'mon Everybody"
7. "Rock & Roll Music"
8. "Slow Down"
9. "Roadrunner"
10. "Carol"
11. "Good Golly Miss Molly"
12. "Twenty Flight Rock"




A Backbeat Band, banda formada exclusivamente para a gravação da trilha era formada por; Dave Pirner, do Soul Asylum, nos vocais; Greg Dulli, do Afghan Whigs, também nos vocais; Thurston Moore, do Sonic Youth, na guitarra; Don Fleming do Gumball, também na guitarra; Mike Mills, do R.E.M., no baixo e vocais e Dave Ghroll, do Nirvana, na bateria.

A banda se reuniu apenas uma vez ao vivo, no MTV Movie Awards de 1994, onde tocaram duas músicas da trilha.
Mais Informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)