Favoritos da Casa; Alabama Shakes (Athens, Alabama, USA)


Favoritos da Casa; Alabama Shakes (Athens, Alabama, USA)


Ouvir músicas nos últimos anos tem sido uma experiência initerrupta de deja vú; Tudo é muito algo que já foi muito antes. Antigamente, a cada dez anos, tinhamos as referências sendo voltadas para vinte anos antes. Duvida? É só pegar a década de sessenta e o seu revival do blues e country dos anos 40, os anos 70 copiando o glamour visual dos anos 50. Os anos 80 com seu pop-chiclete diretamente tirado da década de 60, os 90 e sua reverência ao Hard Rock e ao Punk dos 70 e, finalmente, os anos 2000, moldados pelos 80. Mas nesta nova década, tem sido difícil estabelecer alguma conexão, até porque, mantendo a lógica, voltaríamos aos 90. Neo Grunge? Lo-Fi? Eletronico? Mas, ao invés disso, o que temos visto é uma volta ao todo, como se todas as décadas passadas tivessem seu lugar nesse imenso mundo de músicas de barreiras quebradas. É fácil achar referências aos 50 (Laine Lane), 60 (Stripes), 70 (Black Keys), 80 (Horrors, Franz Ferdinand) e 90 (Yuck), tudo misturado em novos rótulos criados pra tentar colocar ordem nessa zorra toda chamada música pop do novo milênio. E nessa nova série, vou tentar falar de tudo um pouco; Novo e velho. Nunca foram tão misturados e concisos ao mesmo tempo. Se você realmente gosta de música, e não de uma época, nunca foi tão legal conhecer coisas novas, nem que elas tenham 60 anos de idade.

Hoje, vou falar de uma banda relativamente nova.  mas que cheira a mofo. Mas mofo bom, gutural, divertido, doce... Rock setenta encontrando soul e blues sessenta... Há quanto tempo não aparece nada assim? Quem lembra (ou conheçe) Otis Redding, Janis Joplin, Grand Funk Railroad, Led Zeppelin, James Brown, Allmann Brothers Band? Então... Misture tudo e você tem o Alabama Shakes...

Formados em 2009 em Athens, mas não o da Geórgia (mesmo lugar de onde R.E.M. e Neutral Milk Hotel vem), e sim, do Alabama. Uma minúscula cidadezinha de mais ou menos vinte e dois mil habitantes. A banda nasceu da união de baixo e voz, ou melhor, Brittany Howard e Zack Cockrell. Juntos na Universidade da cidade, se juntavam depois da aula pra jams de Roots Rock. Chamaram então o baterista Steve Johnson e o guitarrista Heath Fogg e pronto; Demo gravada, shows em pés-sujos e nascia algo especial.


Desde então, foi natural a entrada no mainstream pela porta dos fundos. É impossível sair ileso de um show da banda; Divertida e coesa... Cheia de suor e lágrimas. Cortesia, principalmente, da vocalista Brittany Howard, uma gordinha com cara de atendente de repartição pública com o coração na garganta. Um monstro sob o palco. Ouvi-la cantar é como lembrar de algo que você sabe que é bom, mas não ouvia há muito tempo.

Muitos á comparam com o alcance vocal de Adele, queridinha pop do momento, mas não se engane; Se Adele canta Soul com técnica e apuro e não tem 'negritude' no som, Brittany é como conhecemos. O Soul com swing verdadeiro e, mesmo que óbvio, alma.

Já no primeiro álbum, "Boys & Girls", de 2012, e já são chamados de "New Old Soul". Tsc. Bobagem. São uma banda divertida, de ótimas canções e uma grande vocalista.

Talvez não vire 'grande' porque acho difícil a molecada nova se engajar em algo tão, digamos, adulto. Mas é lindo ver a onda que está criando. Bem na esteira de uma moda que começou há alguns anos, com Amy Winehouse.
Já no segundo álbum, 'Sound and Color', de 2015, tudo se sofisticou. Harmonias, melodias... E, com tudo isso, veio o reconhecimento do mainstream, em uma época tão carente de artistas talentosos, Brittany Howard é um alento.

Não deixe passar... 

(Por Márcio Guariba) 

Confira um show da banda na Austrália em 2013, que funciona não só como uma amostra, pois a banda toca praticamente todas as músicas do seu último álbum, além de 'Always Alright', trilha do filme 'O Lado Bom da Vida', algumas covers e faixas inéditas do vindouro álbum de 2014. Fora que dá pra se ter uma idéia do que Brittany Howard faz ao vivo. Caia de cabeça!

Set List;
  1. 'Goin' To The Party'
  2. 'I Found You'
  3. 'Hang Loose'
  4. 'Hold On'
  5. (Interlude)
  6. 'Always Alright'
  7. 'Rise To The Sun'
  8. 'Heartbreaker'
  9. 'Worryin' Blues'
  10. 'I Ain't The Same'
  11. 'Mama'
  12. 'Makin' Me Itch'
  13. 'You Ain't Alone'
  14. 'Boys and Girls'
  15. 'Be Mine'
  16. (Interlude 2)
  17. 'Heavy Chevy'
  18. (Encore)
  19. 'Gospel Song'
  20. 'On Your Way'
  21. 'Heat Lightning' 

 


Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)