Música + Cinema; 'Procurando por Sugar Man' (2012)


Música + Cinema; Download; Procurando por Sugar Man (2012) 

A sessão 'Música + Cinema' não vai só comentar os filmes com trilhas sonoras fantásticas, ou que abordam o universo da música, vai também disponibilizar links para download encontrados da internet. E começamos com este 'Procurando por Sugar Man', documentário lançado em 2012.

Quanto menos se souber sobre o filme e Sixto Rodriguez, melhor. O documentário que ganhou o Oscar neste ano é construído com artifícios característicos de filmes ficcionais. Instrumentos narrativos que o diretor sueco Malik Bendjelloul sabe aproveitar com propriedade. Seu longa, sua estreia como cineasta, é um exercício de construção de personagem. Um filme que ganha a forma de uma deliciosa caçada pelo fascinante universo em torno de seu protagonista. Um filme que sabe distribuir em pequenas porções as informações sobre sua vida.

Tudo o que se precisa saber sobre Rodriguez, até para despertar o interesse pelo longa, é que o músico, no início dos anos 70, lançou dois discos repletos de melodias folk e letras de forte cunho político – no melhor estilo de Bob Dylan -, mas passou completamente despercebido por crítica e, principalmente, pelo público. O documentário remonta esta história, tentando resgatar um dos maiores talentos da música engajada da época, descobrindo que, no ocaso, o compositor teria protagonizado uma das mortes mais bizarras da história do rock’n'roll.


O filme cruza o Atlântico para mostrar que, ironia do destino, apesar do completo anonimato de Rodriguez nos Estados Unidos, o homem virou uma lenda em outro país, em outro continente, em outra realidade. A pequena obra do homem se transformou talvez na principal voz da resistência num lugar conhecido pela segregação entre brancos e negros. Um lugar – e uma realidade – que ele nunca conheceu. Aliás…


Ao recuperar a história de Rodriguez, Bendjelloul parece lançar um debate, ou pelo menos algumas anotações, sobre como o rock se ergue sobre lendas e mitos. A própria opção por adotar um esquema narrativo ficcional para o documentário conversa com o objeto. No rock’n'roll, a mística em torno de alguns personagens cumpre tanto o papel de verdade quanto os fatos literalmente reais na biografia dos grandes ídolos. No caso de
Procurando Sugar Man, fica claro que esta prática não se restringe apenas aos “grandes”, nem aos ídolos. Ainda bem.

(http://filmesdochico.uol.com.br/procurando-sugar-man/)


O trailer





 
A Trilha;

Tracklist;

01 "Sugar Man" (3:50)
02 "Crucify Your Mind" (2:32)
03 "Cause" (5:29)
04 "I Wonder" (2:34)
05 "Like Janis" (2:37)
06 "This Is Not a Song, It's an Outburst: Or, the Establishment Blues" (2:07)
07 "Can't Get Away" (3:56)
08 "I Think of You" (3:26)
09 "Inner City Blues" (3:27)
10 "Sandrevan Lullaby – Lifestyles" (6:39)
11 "Street Boy" (3:47)
12 "A Most Disgusting Song" (4:48)
13 "I'll Slip Away" (2:51)
14 "Jane S. Piddy" (3:00)

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)