Discoteca Básica; 'Natty Dread', Bob Marley & The Wailers (1974)


Discoteca Básica; 'Natty Dread', Bob Marley & The Wailers (1974)

O pop negro contemporâneo, em raros e intensos momentos, cometeu o pecado mais temido por qualquer religião: destruir a fronteira existente entre o sagrado e o profano. Durante toda a primeira metade do século XX, as culturas afro-americanas pareciam distinguir claramente a música divina da música demoníaca. Tanto que vários cantores de blues, no final de suas vidas, se transformaram em reverendos protestantes e passaram a cantar spirituals. Nunca vice-versa. 

O soul modifica esta situação. Ray Charles, Sam Cooke e James Brown uniram o gospel ao rhythm and blues, sem cerimônias. Na Jamaica, final dos anos 60, aparece outra combinação explosiva: os cânticos da religião Rastafari se unem aos ritmos sedutores do Ska e do Rocksteady produzindo o Reggae. Bob Marley foi o principal artífice e divulgador desta nova música. Devoção ou sacrilégio? 

"Natty Dread" é um disco decisivo na carreira de Bob Marley, seu primeiro passo "solo" em direção ao megaestrelato. Inicialmente, os Wailers foram um trio vocal composto por Marley, Bunny Wailer e Peter Tosh. Com esta formação, mais a famosa seção rítmica dos irmãos Barrett (Aston, no baixo, e Carlton, na bateria), eles chegaram a lançar dois LPs internacionais, já pela Island, extremamente bem recebidos pela crítica e pelos músicos de rock (como Eric Clapton, que gravou "I Shot the Sheriff"). Mas, em 74, tanto Peter Tosh quanto Bunny Wailer abandonaram o grupo, falando em divergências ou religiosas, ou políticas, ou profissionais. Bob Marley assume a liderança do que restou dos Wailers (os irmãos Barrett) e começa imediatamente a gravar o álbum "Natty Dread", com a participação dos teclados de Bernard "Touter" Harvey, da guitarra do americano Al Anderson, um naipe de metais e o vocal das I-Threes.



Político e religião, diversão e militantismo convivem problematicamente nos discos reggae. A tensão entre esses opostos é fonte de toda a riqueza musical de Bob Marley. O rastafarianismo tem aspectos interessantes (a reinterpretação subversiva dos textos bíblicos, o combate a todas as formas de opressão, o abandono da esperança no paraíso celeste), mas também possui facetas ingênuas e até mesmo ridículas (maniqueísmo - a Babilônia é a origem de todo mal, milenarismo político, culto a Hailé Selassié). Marley não escapa destas contradições. "Natty Dread" é a melhor prova: seu disco mais brilhante, mais furioso, mais sincero. Ao mesmo tempo, seu disco mais frágil e mais poderoso.


Vários clássicos de Bob Marley estão aqui presentes: a conhecidíssima "No Woman No Cry", a incandescente "Lively up Yourself", o hino rasta "Natty Dread". "Lively up Yourself" e "Bend Down Low" são regravações de hits jamaicanos dos anos 60. "Rebel Music (3 OÕClock Road Block)" é um ataque direto contra os abusos policiais: poderia ser um retrato fiel das favelas brasileiras. "Them Belly Full (But We Hungry)" poderia ser mais uma ressentida denúncia da desigualdade social. Mas Bob Marley dá a volta por cima com versos surpreendentes para quem pensa que reggae é exaltação do sofrimento ou puro lamento: "Esqueça seus problemas/ Esqueça sua tristeza/ E dance."

Instrumentalmente, "Natty Dread" é um disco límpido, cristalino. Muitas das inovações produzidas pelo reggae posterior, do dub à utilização de baterias eletrônicas, já estão anunciadas em suas faixas. Foi através de suas ousadias rítmicas e instrumentais, e não pela filosofia rastafari, que o reggae influenciou todo o cenário pop dos anos 70/80. Mas isto na verdade não é tão importante. Bob Marley, em discos como "Natty Dread", transcendia as limitações do rastafarianismo e o dogmatismo reggae.

Bob Marley fez músicas excelentes. Isto basta. 

Hermano Vianna (Revista Bizz número 14, Setembro de 1986) 


Curiosidades; 'Natty Dread' foi o primeiro lançamento sob a alcunha de 'Bob Marley & The Wailers'. Os anteriores, ainda traziam somente o nome da banda e Marley como um dos membros. Devido a essa mudança, dois dos fundadores do grupo, Peter Tosh e Bunny Wailer, saíram da banda, justamente por não concordarem com a maior exposição que o vocalista principal vinha conseguindo com suas canções. 


Tracklist

1.Lively Up Yourself 
2.No Woman, No Cry 
3.Them Belly Full (But We Hungry) 
4.Rebel Music (3 o'clock Roadblock)
5.So Jah Seh' 
6.Natty Dread 
7.Bend Down Low 
8.Talkin' Blues 
9.Revolution 
10.Am-A-Do 



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