Música + Cinema; 'God Help the Girl', de Stuart Murdoch (2014)


Música + Cinema; 'God Help the Girl', de Stuart Murdoch (2014)
Depois de quase uma década alimentando o sonho de fazer um musical ambientado na sua Glasgow natal, Stuart Murdoch, líder da banda escocesa Belle & Sebastian, viu seu primeiro filme como diretor, God Help The Girl, ser recepcionado com aplausos calorosos no Festival de Berlim. A história de três jovens perdidos que são unidos pelo desejo de viver de música abriu a sessão Generation da Berlinale, dedicada para filmes de temática jovem.
God Help The Girl parece uma história não muito incomum a muitos adolescentes de hoje: Eve (Emily Browning) é uma linda e deprimida menina que conhece James (Olly Alexander), tímido, magrelo e sensível, em um show. Os dois ficam amigos, ele se apaixona pela voz e a intensidade da menina recém-saída de uma clínica de reabilitação para tratamento de anorexia. James, obviamente, não é o único admirador da bela cantora e, com o tempo, acaba relegado à temida friendzone. Sem se dar conta dos sentimentos, eles sonham em formar uma banda juntos e são posteriormente acompanhados por Cassie (Hannah Murray), uma menina rica e um tanto excêntrica.
O trio vive dias despreocupados cantarolando sobre suas experiências durante o verão de Glasgow. A música interpretada por Eve, James e Cassie leva a narrativa do filme adiante e tem o mesmo teor de indie rock fofinho do Belle & Sebastian. Os atores (e cantores) principais apresentam uma performance cativante, e fica impossível não se apaixonar por Eve - com seu rosto de boneca e visual de brechó - e seus amigos. Pela atuação, inclusive, eles receberam o prêmio de melhor elenco no Festival de Sundance em janeiro.
God Help The Girl é previsivel e dramático como todas as intensas paixonites da adolescência, mas tem uma trilha sonora contagiante e um belo visual - em algumas cenas, rolam até uns filtros estilo Instagram. Se dá pra traçar uma ambição do filme, é se transformar em uma espécie deGrease indie da atual geração; Murdoch, inclusive, confessou que o musical de 1978 é uma inspiração na vida dele. Isso fica bem claro em uma das cenas mais bacanas do longa, quando a banda tem um de seus primeiros shows em uma festa, momentos antes de James descobrir que Eve está saindo com um bonitão.
No longa, Eve, James e Cassie vivem um verão inebriante e eufórico preenchido pelo desejo de um futuro brilhante em forma de música. A própria ideia do filme surgiu no meio de uma das turnês do Belle & Sebastian, e o longa tem várias experiências do próprio músico como base. Experiências simples do tipo que, cedo ou tarde, todo mundo tem ou vai ter na vida, como aquela sensação de perda da inocência após a primeira desilusão amorosa.
Na plateia de Berlim, formada majoritariamente por jovens, a questão causou um pouco de inquietação: mas como um rapaz que faz tudo pela garota consegue lidar com esse drama? Murdoch, que subiu ao palco no fim da exibição para conversar com o público, tinha a dura resposta na ponta da língua: "Você já se apaixonou alguma vez? As mulheres têm esse poder: elas podem te botar para cima e também para baixo. Especialmente as muitos bonitas".
O Trailer;



Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)