Descostruindo o Pop! 10 artistas que você deveria conhecer


Evvol (Berlin, Alemanha)

Evvol eram, até recentemente, conhecido como Kool Thing, e  lançaram um álbum e saíram turnê com Grimes e Austra e Peaches. Homenagens ao Sonic Youth a parte, o trio é formado pela francesa Julie Chance nos vocais e sintetizadores,  o guitarrista australiano Jon escuro a baterista alemã Valentin Plessy. O trio viaja por sons etéres, camas eletrônicas e experimentalismo Pop. É soturno e noturno. Melodiosamente Noir. Um zumbido dançante. Alguns os chamam de 'Abba from Hell'. Faz sentido.

A sensação que fica é a de um grupo pop filtrado pelo experimentalismo germânico do Krautrock setentista.

Confira a faixa 'Your Love'



Mais informações;



The Baggios (São Cristovão, Sergipe)

Formada na cidade histórica de São Cristóvão, Sergipe, o The Baggios completou 10 anos de carreira, colecionando críticas positivas com seus álbuns e shows pelo mundo. Embebidos nas águas turvas e viciadas da música negra, os acordes envenenados do duo misturam ritmos que vão do blues primitivo ao rock, não deixando de ser notada as influências regionais, sotaque forte e letras enraizadas com as questões de sua época e de sua gente, falando diretamente ao público.
Com três EPs e dois álbuns lançados, a banda é tratada pela mídia como uma das principais bandas da música brasileira. Já se apresentaram em mais de 35 cidades, acumula no seu currículo sete turnês nacionais, apresentações em grandes festivais (como a Virada Cultural de São Paulo) e já abriram shows para Paralamas do Sucesso, O Rappa, Marcerlo D2, Otto e Mano Chao.
Seu álbum de estreia recebeu dezenas de críticas nacionais e internacionais, como o Jornal “O Globo” e “The Guardian”, além de marcar presença em várias listas de ‘Melhores Lançamentos do Ano”. Tiveram três clipes veiculados nos canais VH1, MTV, Multishow, BIS, e concorreram ao Prêmio Dynamite na categoria “Melhor Álbum Rock”.
(Fonte; Press Release oficial da banda)
Confira o vídeo de 'O Azar me Consome'
 
Mais informações;
http://thebaggios.com.br/



Elvis Depressedly (Asheville, USA)

'Lo-Fi Pop para as massas'; É assim que o Elvis Depressedly se classifica. Formada por Mat Cothran, Delaney Mills e Michael Roberts, o trio acabou de lançar seu álbum oficial de estréia, 'New Alhambra', depois de alguns singles e EP's sem muito impacto. Com influências confessas de Prefab Sprout e Elliot Smith, a banda viaja pela melancolia com um pé no Pop fácil e assobiável. 

Confira o playlist da banda no Soudcloud;


Mais informações;


Jair Naves (São Paulo, SP)
Considerado um dos maiores talentos de sua geração, Jair Naves lança em 2015 o segundo álbum da carreira solo, Trovões a Me Atingir.
Gravada nos estúdios El Rocha e Kalundu, em São Paulo, por meio de um projeto de financiamento coletivo, a obra reúne participações especiais dos cantores e compositores Bárbara EugeniaBeto Mejia (Móveis Coloniais de Acaju) e Camila Zamith (Sexy Fi), bem como de Guizado (trompete), Raphael Evangelista (violoncelo) e Caio e Igor Bologna (percussão).
"Um dos maiores diferenciais desse disco para o anterior está no elenco de convidados. São talentosos músicos de quem tive a oportunidade de me aproximar nos últimos anos e que enriqueceram consideravelmente esse registro. Foi uma alegria imensa poder trazê-los para o universo dessas canções. Todos, sem exceção, são artistas de características diferentes das minhas, que habitam outros cenários musicais. Essas parcerias me possibilitaram alcançar nuances, texturas e interpretações até então inéditas nos meus trabalhos", Jair comenta.
Com produção do músico e da banda que o acompanha nos palcos (Renato Ribeiro no violão e guitarra, Felipe Faraco no teclado e sintetizador, Rafael Findans no baixo e Thiago Babalu na bateria), o álbum é sucessor de E Você Se Sente Numa Cela Escura, Planejando a Sua Fuga, Cavando o Chão Com as Próprias Unhas (2012) — Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria "revelação" e um dos títulos mais mencionados em listas de melhores álbuns brasileiros do ano.
Ex-líder do Ludovic, cultuado nome da cena alternativa nacional, Jair soma mais de uma década de estrada, que teve início no grupo punk Okotô quando ele tinha 17 anos. O debute solo veio em 2010: o elogiado EP Araguari é inspirado no trágico caso dos irmãos Naves, um dos maiores erros judiciais da história do Brasil.
Mergulhado em novas referências musicais — pós-punk, música popular brasileira e pop/rock experimental dividem espaço —, mas sem perder a intensidade característica dos discos (e shows) do artista, Trovões a Me Atingir tem projeto gráfico do designer Jaime Silveira e mixagem de Fernando Sanches Takara
Sobre a temática, Jair explica: "É um disco sobre paixões, transformações, percalços, provações, renascimento. Sobre as mudanças impostas pela passagem do tempo, pela vivência, pela sucessão de experiências. Uma imagem onírica que permaneceu viva na minha cabeça no período de composição e gravação dessas músicas, de que eu não consigo dissociá-las".
(Fonte; Press release oficial)
Confira o último álbum na íntegra;
Tracklist;
00:00 Resvala03:45 5/4 (Trovões vêm me atingir)
08:50 Incêndios (O clarão de bombas a explodir)
14:39 B.
19:50 Prece Atendida
25:28 Em concreto
29:54 Deixe/Force
34:12 No meu encalço
39:43 Um trem descarrilhado


Mais informações;

http://www.jairnaves.com.br/
https://www.facebook.com/jairnavesoficial



U.S. Girls (Toronto, Canada)

Bem falada no circuito Indie canadense, Meg Reimy, a mulher por trás do projeto U.S. Girls, está prestes a sair do anonimato e trilhar um caminho que, provavelmente, será comparado ao Grimes, Tune Yards e St. Vincent.


Ela assinou com a icônica gravadora 4AD (Pixies, My Bloody Valentine) e vai destilar seu som estranho e angustiante.

Vamos com 'Damn That Valley' , faixa de estréia pelo selo.



Mais informações;



Kagoule (Nottingham, Inglaterra)

O trio formado em Nottingham, Inglaterra, conseguiu chamar a atenção do produtor Ross Orton, que trabalhou com Arctic Monkeys, The Fall e M.I.A. Com esse empurrão, a banda começou uma turnê pelo Reino Unido e tudo isso levou ao álbum de estréia, 'Urth'

A banda contrasta o sombrio pós-punk com o som sujo dos anos noventa, com baixo distorcido e backing vocais angelicais.

Confira o primeiro single, 'Glue'


 
Mais informações;




https://www.facebook.com/KagouleUK


FingerFingerrr (São Paulo, Brasil)

Em algum lugar entre o esporro e o senso estético apurado, está o FingerFingerrr. A dupla faz um som sujo e lindo. Visualmente impecáveis (no pior sentido) e com dois anos de bagagem, eles já realizaram algumas rondas pela América, incluindo ai o SxSW – maior festival de musica independente do mundo, realizado em Austin, Texas.
Para 2015, o FingerFingerrr planeja mais uma turnê pelos EUA, com passagem por diversas cidades, além de gravar seu disco de estreia.

Foto por Daniela Ometto (https://www.facebook.com/Daniela-Ometto-Fotografia-241286915936258/)

Confira 'Buck You';

 

Mais informações;


https://www.facebook.com/fingerfingerrr
https://soundcloud.com/fingerfingerrr



Sea Moya (Berlim, Alemanha)

Elias Foerster (Vocais, guitarras e sintetizadores), Iven Niklas Jansen (baixo e sintetizadores), David Schnitzler (bateria) fazem um som que consegue combinar, ao mesmo tempo, ritmo dançante e ambientação experimental vinda diretamente do krautrock germânico dos anos setenta. 


Espacial e monocórdico. Sim, lembra Can (banda alemã seminal do estilo), mas também vai agradar hipsters de plantão.



Confira a página da banda no Soundcloud.


 
Mais informações;




https://www.facebook.com/seamoyaband?_rdr


Autobahn (Leeds, Inglaterra)

O nome dá uma dica, mas não entrega o jogo; O quinteto de Leeds formado por Craig Johnson (vocais), Gavin Cobb (guitarrra), Michael Pedel (guitarra), Daniel Sleight (baixo), Liam Hilton (bateria) tem sim influências do krautrock alemão dos anos setenta. Porém, é muito mais fácil identificá-los em  bandas que também foram influenciadas pelo estilo, principalmente no início dos anos oitenta, como Sisters of Mercy, Mission, Bauhaus e, claro, Joy Division.

A banda acabou de lançar seu primeiro álbum, 'Dissemble', pela Tough Love Records e seguem em turnê pelo Reino Unido.

Confira a faixa 'Impressionist'.


Mais informações;

https://soundcloud.com/tough-love/autobahn-seizure-1

Bixiga 70 (São Paulo, Brasil)

Som leve e dançante. Pronto. Essa é a melhor definição do Bixiga 70, que vem desde sem homônimo álbum de estreia, em idos de 2011, buscando um som cada vez mais acessível e, ao mesmo tempo, sofisticado. 

A banda é formada por Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes e Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

Um dos principais destaques é a utilização de ritmos nacionais, mesmo que palatinalmente. Não é rock. Não é brasileiro. Não é do mundo. É algo divertido e multicultural. E vale cada minuto. E cada passo de dança dado.

A banda está lançando 'Bixiga 70 III', com download gratuito no site, onde você também encontra os outros álbuns. Confira;

 


Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)