Músicas para Salvar sua Vida; 'Walking on Sunshine', Katrina & The Waves (1985)



Músicas para Salvar sua Vida; 'Walking on Sunshine', Katrina & The Waves (1985)

Em uma matéria para o site britânico The Guardian, a vocalista Katrina Leskanich comentou sobre seu único grande hit; 

'Eu estava em uma banda chamada de Mama Cookin ', tocando em bases da força aérea dos EUA na Grã-Bretanha. Era um circuito que eu conhecia porque o meu pai, que estava no exército dos Estados Unidos, estava estacionado em Norfolk. Eu ligava pros contatos que ele me passava e dizia "Eu sou uma cantora norte-americana", e isso nos arrajou alguns shows. Faziamso sets de quarenta e cinco minutos enquanto os soldados gritavam pedindo por  Lynyrd Skynyrd. Tocávamos Heart, ZZ Top e, ao final, tudo que eles nos pediam. E eu até lavava alguns pratos na cantina pra levantar uma grana'.

'Alex Cooper, nosso baterista, formava o The Waves junto com o guitarrista Kimberly Rew, tocando covers por aí. E como era o que eu fazia, acabei entrando pra banda.  Um dia, nos ensaios, Kim me mostrou a base e a melodia de Walking on Sunshine. Eu pensei que não era realmente para nós. Vince de la Cruz, nosso baixista, achou-a bem irritante. Eu estava passando por uma fase de Velvet Underground e Nico, meio gótica e tudo mais, e ele me vinha com essa batida Motown, com vocais felizes sobre a luz do sol. Depois de algumas conversas, deixamos ela para lá.

Começamos a fazer o nosso próprio som, deixando as covers de lado. Mas ainda éramos reticentes com 'Walkin'...'. Bancamos um 1000 cópias de um EP e caímos nas mãos do DJ Richard Skinner, da BBC. E depois, as Bangles (outra banda de um hit só, Walk Like an Egyptian) os deram uma força e fomos contratados pela Capitol.

Durante as gravações, retomamos a canção e nosso produtor insistiu que a gravássemos, porém, sugeriu para adicionarmos um naipe de metais. Boom! Foi instantâneo. A gravadora, obviamente, a quis como single e todas as rádios foram extremamente bacanas com a canção. Foi um hit perfeito pro verão de 85, tenho que admitir. 

Hoje a adoro... Nos chamaram de novos Monkees e eu era Chryssie Hynde com um sorriso... Até Dolly Parton a gravou! O que me deixa extremamente honrada'

Já o guitarrista Kim Dew comenta sobre sua composição; 

'Eu amo a canção. Amo como ela se conecta com eventos da minha vida e na de outras pessoas. Nós não parecíamos muito alegres na época. De repente, quatro branquelos e aquele som estilo Motown dos anos sessenta. Foi a música certa na época certa, creio eu.' 



Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski