O Mundo Maravilhoso das Capas de Disco; 'War', U2 (1983)



O Mundo Maravilhoso das Capas de Disco; 'War', U2 (1983)

Design de Steve Averill, foto de Anton Corbjin

Em seu terceiro álbum, o U2 decolou não só em termos musicais, mas também na preocupação na arte de suas capas. Em especial, dois álbuns resumiam iconograficamente, o espírito inocente e rebelde de sua música.

O design da capa foi de Steve Averill, enquanto as fotos da banda são do famoso fotógrafo Anton Corbijn. E em ambas, a estrela era Peter Rowen, irmão mais novo de um dos amigos de Bono

Em 'War', o contraste entre o título e a mistura de orgulho e inocência que o rapaz estava mostrando na imagem tornou completamente diferente, e muito mais relevante ...
Por mais que a força do tratamento em preto e branco (ligeiramente mais contrastado do que em seu primeiro álbum, "Boy", de 1980), o enquadramento foi também fazendo a sua parte: a colheita apertada estava focando a atenção sobre o intenso contato com os olhos. 

O toque final foi trazido pela tipografia ousada jornal-como, a sua cor (vermelho sangue ) e seu arranjo que transmitia uma sensação de urgência, sutilmente reforçada pelas linhas vermelhas.



Com este álbum, a banda tinha atenuado as influências religiosas (flagrantes em seu segundo álbum "October", que tinha uma arte de capa terrivelmente chata).  

O tom era abertamente político: a canção como "Sunday Bloody Sunday" ou  o hino  "New Year's Day", foram dando o tom para todo o álbum: mostrando o estado de guerra que Bono sentiu na época da composição do material, em 1982, e expressando os seus efeitos sobre as almas e os espíritos das pessoas.

Perguntado sobre o racional por trás dessa capa, ele explicou: "Em vez de colocar tanques e armas na capa, nós colocamos um rosto de criança. Guerra também pode ser uma coisa mental, uma coisa emocional entre amores. Ela não é necessariamente uma coisa física. Como o amor." 


Mais informações;


Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)