O Mundo Maravilhoso das Capas de Disco; 'London Calling', The Clash (1979)


O Mundo Maravilhoso das Capas de Disco; 'London Calling', The Clash (1979)

Certamente uma das imagens mais icônicas capas da história do rock. Nada mal para uma foto fora de foco! Este álbum duplo do Clash foi o seu terceiro,, após o fracasso retumbante de "Give 'Em Enough Rope". "London Calling" não só se tornou um enorme sucesso, apesar de seu tamanho, mas também um marco que determinou o fim do período de Punk, abrindo uma fase mais, digamos, 'social' da banda.

Em um ponto de vista de design gráfico, a primeira coisa a dizer é que antes de se tornar uma capa seminal, esta obra começou como uma homenagem da banda para Elvis Presley: eles queriam prestar tributo ao rei, e o fizeram parodiando a capa de seu álbum de estréia, de 1956.


As duas imagens se conectam na energia da sinceridade; Enquanto uma mostra alguém perdido na sua música de maneira romântica e idealizada, a segunda mostra alguém quebrando esse paradigma. Destruindo algo bonito. Como uma pedrada. A violência do ato de quebrar seu instrumento mostra exatamente a proposta do álbum; Quebrar barreiras impostas pelo sistema.

O lay-out é trabalho do famoso cartunista Ray Lowry e a foto foi tirada por Pennie Smith, no dia 21 de setembro de 1979, durante um show no Palladium, em Nova York. No começo, ela pensou que a imagem era muito fora de foco para uma possível capa, mas Ray Lowry e  o vocalista/guitarraista Joe Strummer insistiram em usá-la. A imagem mostra o baixista Tim Simonon quebrando sua Fender Precision Bass no palco. Pennie Smith mais tarde lembrou que, após o fim do show, ela sentiu Tim estava se aquecendo, e que algo estava para acontecer. o que aconteceu foi o melhor foto da história do Rock em todos os tempos, segundo os leitores da  Q Magazine em eleição promovida em 2002.


O resto do lay-out é menos interessante: o álbum veio como uma capa dupla que se espalha adentro através das letras e dos créditos, tudo desenhado a mão e acompanhado por algumas fotos da banda.

Apesar de ter sido adotada pelo establishment do rock bem cedo, vale lembrar que a imagem representava justamente o oposto, indo de contra ao espírito purista que regia o rock at é o surgimento do Punk Rock no meio dos anos setenta. 


Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)