O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Power, Corruption and Lies', New Order (1983)




O Mundo Maravilhoso das Capas de Discos; 'Power, Corruption and Lies', New Order

Design de Peter Saville

O designer Peter Saville foi a National Portrait Gallery em Londres pensando em se basear em alguma pintura renassentista que mostra-se algum príncipe maquiavélico para combinar com o tema do título do álbum. Sem encontrar nada que lhe agrada-se, resolveu ir embora, quando parou na loja da galeria e comprou um cartão postal do quadro 'Cesta de Rosas', do artista francês Henri Fantin-Latour por acidente. Sua namorada ao ver o postal, que a havia sido comprado para a mãe de Peter disse, 'Nossa... Flores? Você não está pensando em usar isso para a capa, não é?'.

Eureca! 

'As flores são o meio pelos quais o poder, a corrupção e a mentira se infiltram nas nossas vidas', disse. 'Elas são sedutoras!'

Inicialmente, Tony Wilson, dono da gravadora Factory teve de entrar em contato com o museu para saber se poderia usá-la. Recebendo uma negativa, procurou saber quem realmente era a dona do quadro e recebeu a resposta; 'O povo inglês', já que a mesma fazia parte do acervo próprio da instituição. 'Nesse caso', disse Wilsom, 'O povo quer vê-la na capa'.

Depois dessa, mandar flores para alguém nunca mais será a mesma coisa;



Curiosidades; O código de cores no canto superior direito da capa representam os integrantes e o nome do disco

Originalmente, a banda utilizaria a frase 'How Does It Feel?', da faixa 'Blue Monday', como título do álbum. Curiosamente, a faixa não está no álbum. Só foi lançada como single em 1982.



Mais informações

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski