Favoritos da Casa; The Velvet Underground (Nova Iorque, USA)


Favoritos da Casa; The Velvet Underground 

A história do Velvet Underground é uma das mais singulares da música. Banda de Art rock, no início dos anos sessenta, ela foi apadrinhada pelo artista plástico Andy Warhol, que a transformou na sua trilha sonora viva. Vendeu pouco e foi muito pouco reconhecida na época. Porém, que ouviu/assistiu, principalmente os futuros artistas, mudaram sua visão sobre o que faziam. Uma dessas pessoas foi David Bowie, como citado na sua biografia escrita por Mark Spitz, até tremeu ao conhecer Lou Reed, cérebro por trás do VU. 

A banda lançou três discos seminais e puf,  desapareceu. Entre algumas indas e vindas desde os anos setenta, Lou Reed e John Cale desenvolveram carreiras solo sensacionais. A apadrinhada Nico também. Porém, nada se igualou ao que eles produziram juntos nos anos sessenta e setenta.

'The Velvet Underground & Nico', de 67 é um clássico (logo mais, na nossa sessão discoteca básica); 'White Light/White Heat', de 68, influenciou todo mundo que foi alguém no rock britânico dos anos setenta e oitenta. 'The Velvet Underground', de 69; 'Loaded', de 70 e 'Squeeze', de 73 são atemporais. Cada um terá o seu preferido. 




Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)