Discoteca Básica; 'From Nowhere', The Troggs (1966)



Discoteca Básica; 'From Nowhere', The Troggs (1966)

Com essa onda de dinossauros familiares e jurássicos, nada mais oportuno que lembrarmos um grupo inglês troglodita até no nome: eles mesmos, os Troggs, que começaram em 1965 - pois é, estão para completar 30 milhões de anos de bons serviços ao rock'n'roll - e sempre fazendo os Sex Pistols parecerem o Yes. 

O nome Troggs ("troglodytes") não poderia ser melhor: nenhum outro grupo reuniu tão bem a simplicidade primal, a garra e a espontaneidade, nem apresentou uma trilha sonora tão eficiente para a satisfação dos (usando outra expressão em voga por aí) "básicos instintos". Reg Presley, vocalista e principal compositor dos Troggs (além de ex-baixista e pedreiro!), sempre manifestou em relação às melhores a filosofia de Baby Sauro: se não é a mamãe, precisa me amar! Só que o sexismo de Reg soa de uma pureza bem diferente do machismo cego de Jagger, Lennon no início ou Zappa no final. Quando Reg elogia uma garota abaixando as calças e deixando entrever os quadris, demonstra muito interesse numa prima ou lamenta ter transformado sua futura esposa em mãe solteira (só para citar exemplos de 1967 - 68!). É sempre de sacanagem, mas nunca é por mal. "Somos mundanos, mas não sujos", disse Reg uma vez. "O que mais um pedreiro da cidade de Andover poderia ser?" 

Sim, Reg é sacana sem maldade, apesar de cantar "sou mau!" no clássico do r&b "Evil", em From Nowhere The Troggs, primeiro LP do grupo. Nesta faixa, reg Presley e seus amigos - Chris Britton (guitarra), Pete Staples (baixo) e Ronnie Bond (bateria) - demonstram que o rock consegue influenciar mais seriamente quando menos se leva a sério 

"From Nowhere The Troggs" começa com nada menos que "Wild Thing", pinçada de uma demo do compositor americano Chip Taylor (de quem os troggs gravariam muitas outras músicas) e um clássico entre os clássicos do rock, regravado por todo mundo, de Hendrix e 2 Live Crew a Robertinho de Recife. Mas a gravação dos Troggs é ainda a mais influente e insólita, com a introdução de feedback de guitarra e um solo de ocarina (daquelas de barro mesmo), com um efeito ainda mais "punk medieval"do que a obra de Lou Reed segundo ele mesmo. 

Entre as composições de Reg para este disco, temos "From Home", ancestral do heavy metal, e "Jingle Jangle", uma das muitas e ótimas "baladas punk" do grupo (e enquanto eles caprichavam no playback, com uma ajuda do maestro Colin Fletcher no cravo, Reg rabiscou a letra na cabine de gravação da voz). Completam o LP bons covers de Chuck Berry ("Jaguar and the Thunderbird") e do megaclássico do rock que inspirou "Wild Thing", "Louie Louie". Além disso, os Troggs provam sua admiração pelo mestre do r&b Lee Dorsey, regravando os dois lados de um compacto dele, "Ride your Pony"/"The Kitty Cat Song". E, só para ninguém esquece que os troggs são britânicos da gema, não falta um cover de rock-vaudebille, "Hi Hi Hazel", pegando a onda de "Puppet on a String", "Winchester Cathedral"e outros hits bonitinhos e açucarados do estilo.

A saga dos Troggs mereceria um artigo dos mais longos, cheio de peripécias, como a da briga após um show em que Reg quase levou uma facada na garganta, Chris Britton fora do grupo por dez anos e mantendo um bar em (ora, pois!) Portugal, a morte de Ronnie Bond e o disco gravado em dupla com os caras do REM. Mas esse "From Nowhere The Troggs" é o suficiente para provar não ser à toa o REM, Ozzy Osbourne e Billy Idol, entre outros, vivem declarando ser fãs do grupo (sem falar no bubblegum do Ohio Express, que imitam os Troggs direitinho - pode reparar). 

Arthur Mugnaini Jr. (Revista Bizz, Edição 101,Dezembro de 1993) 

Tracklist;

1 Wild Thing
2 The Kitty Cat Song

3 Ride Your Pony
4 Hi Hi Hazel
5 I Just Sing
6 Evil
7 Our Love Will Still Be There
8 Louie Louie
9 Jingle Jangle
10 When I'm With You
11 From Home
12 Jaguar And Thunderbird
13 I Can Only Give You Everything.

Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski