Discoteca Básica; 'Presenting The Fabulous Ronettes Featuring Veronica', The Ronettes (1964)




Discoteca Básica; 'Presenting The Fabulous Ronettes Featuring Veronica', The Ronettes  (1964)

Fundada em meados de 1961, pelo produtor Phil Spector e seus sócios Helen Noga e Lester Sill, a gravadora Philles Records revolucionou o pop. A sede do selo ficava em Nova York, mas o centro de produção era Los Angeles. Ali, na câmara de eco do estúdio Gold Star, Phil Spector inventou o som que virou sua marca: uma massa sonora wagneriana com guitarras, metais e teclados em camadas, percussões em cascatas, cordas derramadas em arranjos épicos, vocalizações sobrepostas em tramas sofisticadas, tudo mixado com muito eco - o imitado e jamais igualado wall of sound (parede de som). 

As Ronettes chegaram à Philles no início de 1963. O grupo havia sido formado em 1959 por duas irmãs, Ronnie (diminutivo de Veronica) e Estelle Bennett, e uma prima, Nedra Talley; elas estrearam profissionalmente como dançarinas de twist em 1961. No final desse mesmo ano, assinaram com o selo Colpix, para o qual gravaram cinco singles de pouca repercussão e depois participaram anonimamente nos backing vocals dos discos de Del Shannon e Bobby Rydell. 

A empatia entre Ronettes e Spector foi imediata (Ronnie, aliás, logo se tomou Mrs. Spector): em agosto de 1963, já desligadas da Colpix, elas tiveram seu primeiro 45 rpm lançado pela Philles, o clássico "Be My Baby". "De todos os discos já feitos, este é indiscutivelmente o melhor", costuma dizer o beach boy Brian Wilson. Até 1966, ano em que a Philles encerrou suas atividades, o selo lançou ao todo oito compactos e um álbum com as Ronettes. 

Phil Spector era um obcecado: editava somente o melhor, arquivando quilômetros de fitas. Com as Ronettes, seu perfeccionismo atingiu níveis inacreditáveis. São verdadeiras as histórias sobre orquestras encarceradas por 24 horas no Gold Star até que saísse o tal som ideal, os solos de 10 segundos de Steve Douglas ou Tommy Tedesco sendo repetidos centenas de vezes. Mas o exigente Spector deu OK ao primeiro take de Ronnie em "Walking In The Rain". 

No final de 1964 sairia este ...Presenting The Fabulous Ronettes (PHLP 4006), reunindo os lados A dos quatro primeiros singles, os dois lados do quinto compacto, a primeira gravação solo de Ronnie, " So Young", e quatro faixas até então inéditas: "Ghapel Of Love" (das rivais The Chiffons) "When I Say You", "I Wonder" e "What´d I Say", de Ray Charles, ao vivo. É datado, sim, mas absolutamente irresistível.

René Ferri (Revista Bizz, Edição 165, Abril de 1999) 

Tracklist;

01. 'Walking in the Rain'
02. 'Do I Love You?'
03. 'So Young'
04. '(The Best Part of) Breakin' Up'
05. 'I Wonder'
06. 'What I'd Say'
07. 'Be My Baby'
08. 'You, Baby'
09. 'Baby, I Love You'
10. 'How Does It Feel?'
11. 'When I Saw You'
12. 'Chapel of Love'

Comentários

Popular Posts

Música + Cinema; 'Cadillac Records', (2008) (Torrent Download + OST)

Música + Cinema; 'Some Kind of Monster', Metallica (2004) (Download Torrent)

Downloads; 'Live at the Apollo', Arctic Monkeys (2013) (Torrent)