Discoteca Básica; 'Tapestry', Carole King (1971)


Discoteca Básica; 'Tapestry', Carole King (1971)

Num ano - 1971 - em que os Rolling Stones lançaram Sticky Fingers e o Led Zeppelin botou na rua o IV (Four Symbols), quem dominou a parada americana foi Carole King. Inteiramente composto e interpretado por King, Tapestry foi o campeão absoluto em vendas e execuções nas rádios naquele ano, tornando-se o disco mais vendido da história até então, superando inclusive os Beatles, que haviam implodido no ano anterior.

Dentre as faixas mais famosas, destaca-se "You´ve Got A Friend", o perfeito hino à amizade que, dizia-se, teria sido inspirado em James Taylor, grande amigo e incentivador da carreira de Carole King. Anos mais tarde, ela explicou que não pensava em James quando se sentou ao piano para compor. Ela jura que a canção "veio de algum lugar, como acontecia freqüentemente". Místico, não? 

Desde os 18 anos Carole King escrevia músicas para outros artistas cantarem, no esquema que ficou conhecido como "o grupo de Brill Building". Essa turma, baseada em Nova York, tinha entre seus compositores gente como Burt Bacharach e Paul Simon. Nascida no Brooklyn, em Nova York, Carole casou-se cedo com Gerry Goffin, ex-colega de colégio que se tornou seu parceiro. Juntos tiveram várias canções no topo das paradas. Vozes como a de Aretha Franklin e grupos como The Byrds, The Drifters e The Animals imortalizaram o trabalho da dupla. 

No fim dos anos 60, a vida de Carole deu uma guinada. Separada de Goffin, recém-casada com o baixista Charles Larkey, ela estava pronta para se arriscar a fazer um disco-solo no qual interpretasse composições próprias. Em 1970 lançou Writer, que não foi bem na parada de sucessos. Em 1971 estourou com Tapestry. 

O estilo de King emTapestry é poeticamente refinado e musicalmente simples, com refrões que grudam como chiclete. As letras falam de amor, amizade e uma vida mais tranqüila. Além de "You´ve Got A Friend", o disco possui outros clássicos, como "So Far Away", "It´s Too Late", "Will You Love Tomorrow?" e "You Make Me Feel Like A Natural Woman". 

A sensibilidade e a inteligência implícitas em cada música fazem de Tapestry um disco fácil de ouvir, o que talvez explique parte do seu estrondoso - e incontestável - sucesso. Numa época em que o conflito de gerações fervia, Carole King conseguiu falar tanto aos jovens que buscavam expressar seus sentimentos quanto aos mais velhos que valorizavam a excelência musical e poética. 

Felipe Zobaran (Revista Bizz, Edição 162, Janeiro de 1999) 

Tracklist;
01. I Feel The Earth Move 02. So Far Away 03. It's Too Late 04. Home Again 05. Beautiful 06. Way Over Yonder 07. You've Got A Friend 08. Where You Lead 09. Will You Love Me Tomorrow? 10. Smackwater Jack 11. Tapestry 12. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman




Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)