Eu Estava Lá... Nação Zumbi (Direct TV Hall, 12/12/2003)



Eu Estava Lá... Nação Zumbi (Direct TV Hall, 12/12/2003)

Mais um deja vú aconteceu no Direct TV Hall. da primeira vez, com o Los Hermanos. Dessa vez com a Nação Zumbi. Bom, esse foi o terceiro e, infelizmente, o mais fraco show da banda que eu assisti (sem contar, o clássico lançamento de 'Afrociberdelia', presenciado por mim, de forma gratuita, alguns anos atrás). E justamente esse show, que deveria ser a cereja no bolo, já que a banda usou para a gravação de um DVD comemorativo de dez anos de banda.

As músicas? Bom, na verdade, não há o que falar delas. Todas são ótimas e, agora que estou atualizado com o som da banda, são de meu total conhecimento. É verdade. Eu negligenciei eles durante um bom tempo, e quando assisti ao show do KVA, á uns dois meses, voltei a acompanhar a banda. Aliás, aquele era o show a ser gravado. Num clima de adoração e rave, as músicas pulsavam como um imenso remix. Já aqui, extremamente preocupados com a parte técnica, músicas furiosas como 'Mormaço', 'Quando a maré encher' e 'Know Now' perdem muita, mas muita mesmo, a sua graça. E o público, que só lotava meia casa, talvez em função de um show do Rappa no mesmo dia, agitava, mas nitidamente, sem tesão.

Falta de sorte? Acho que não. Erro de cálculo. na minha opinião, se eles fossem mais espertos e justos, teriam esperado o próximo 'Abril pro Rock' e, jogando em casa, teriam feito um trabalho monstruoso. Tá certo que levar as tranqueiras de filmagem pra lá provavelmente custariam o dobro, mas, mesmo se fosse gravada de forma até menos profissional, o show ganharia tanto em energia que pouco iria se notar.

As únicas músicas, afora os antigos hits, como 'Manguetown', 'Banditismo por uma questão de classe', ''Da lama ao caos', 'Rios, pontes e overdrives' e 'Um satélite na cabeça', que empolgaram, foram a pesada e sensacional 'Meu maracatu pesa uma tonelada' e 'Blunt of Judah'. Pouco, prum repertório que aidna incluiu a genial 'Propaganda', a revolucionária 'Amnésia express' e ao convite ao sexo, no dub 'Prato de Flores', na minha opinião, a melhor do show. E eles continuam cometendo 'Purple Haze', de Hendrix e 'Umabarauma', de Jorge ben. bacanas, mas desnecessárias, mais uma vez...

Tá certo que dessa vez os utensílios ilegais não foram utilizados, e a minha viagem particular foi obrigatoriamente bem menor, mas mesmo assim, é impossível ficar acordado. A banda segue um caminho paralelo ao mainstream com dignidade e sendo mais relevante do que se imagina. mas, apesar da boa intenção que é homenagear o movimento Mangue Bit e ao célebre Chico Science, o DVD vai ficar devendo um pouco. Mas a culpa não é deles, o erro sim. Mas se todos os erros fossem tão bons quanto esse o mundo estaria melhor...

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski