Música + Cinema; 'Os EUA VS. John Lennon' (The U.S. VS. John Lennon, 2006)



Música + Cinema; 'Os EUA VS. John Lennon' (USA VS. John Lennon, 2006) 

Dirigido por David Leaf e John Scheinfield.

É impossível falar na história da música popular no século XX sem falar em John Lennon (1940-1980) e no legado de sua obra com os Beatles e em carreira solo. Mas este documentário aborda uma outra faceta memorável de John: sua vida como ativista político. Entre as décadas de 1960 e 1970 usou sua influência (e sua arte) para contestar as ações do governo dos Estados Unidos, principalmente no que se referia a Guerra do Vietnã. O músico se aliou a líderes de esquerda, passou a apoiar o Movimento dos Panteras Negras e bateu de frente com o presidente Richard Nixon. Lennon chegou a ser perseguido pelo FBI e expulso dos EUA por quase dois anos, mas se manteve fiel às suas convicções  sem nunca deixar de pedir uma chance para paz.


Os EUA X John Lennon” é um filme essencial para contextualizar um dos fenômenos pop mais importantes do século XX: John Lennon. Nesse filme, em formato de documentário, são elencados os principais fatos históricos e pessoais que promoveram a guinada na trajetória da banda mais popular de todos os tempos, “Os Beatles”, particularmente de um dos líderes John. O documentário dá um sentido para todas as ações perpetradas por John e Yoko, debelando o caráter exótico e alienado que possa ter tido para muitos que, como eu, não vivenciaram toda a efervescência artística e política. As músicas de John ganham um sentido enternecido e coerente. Imperdível.



O Trailer:




Curiosidade; O filme apresenta uma montagem de vários meios. Há vídeos de performances de músicas e entrevistas de Lennon na época, gravações de Yoko Ono do final dos anos 1960 e 1970, bem como uma estrutura de história básica usada para recontar a história das tentativas de John Lennon em espalhar uma mensagem de paz entre os EUA e, em maior escala, todo o mundo ocidental durante a Guerra do Vietnã.

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)